O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Grabauska, Claiton
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1258
Resumo: Todo processo de formação de professores – inicial e continuada – inclui, necessariamente, componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do que fazer escolar. Entre estes, a prática de ensino. A análise do papel da prática de ensino nos cursos de formação de professores é complexa: diferentes concepções, vozes, posições e conflitos. Exaltada por alguns, obrigatória e desagradável para outros. No entanto, mesmo em meio a uma diversidade de opiniões, a busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica compõe, certamente, a pauta das discussões atuais entre os educadores. É nesta perspectiva que se coloca o presente trabalho, onde se compartilha uma experiência realizada com um grupo de acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, analisando sistematicamente suas práticas pedagógicas,  oferecendo subsídios para o aprofundamento da polêmica atual sobre a categoria da reflexão.Palavras-clave: Formação de professores. Investigação-ação escolar. Reflexão.The entire process of teacher training – initial and continued  - necessarily includes curricular components that involve a systematic treatment of what makes a school. This includes teaching practice. An analysis of the role of the teaching practice in teacher education courses is complex: there are different concepts, voices, positions and conflicts. The process is praised by some and seen as an unpleasant requirement by others. Even amid a diversity of opinions, the search for alternatives to the problems of pedagogic practice is certainly among the issues most discussed by educators. In this light, this paper reports on an experience conducted with a group of undergraduate students in the Pedagogy Course of the Federal University at Santa Maria. The study systematically analyzed their pedagogic practices and offers information that can contribute to the current discussion about the issue.Key words: Teacher education. education research-action reflection.
id UDESC-0_0e88c3a3731c95002f3dea9bb13d72e5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1258
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher educationTodo processo de formação de professores – inicial e continuada – inclui, necessariamente, componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do que fazer escolar. Entre estes, a prática de ensino. A análise do papel da prática de ensino nos cursos de formação de professores é complexa: diferentes concepções, vozes, posições e conflitos. Exaltada por alguns, obrigatória e desagradável para outros. No entanto, mesmo em meio a uma diversidade de opiniões, a busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica compõe, certamente, a pauta das discussões atuais entre os educadores. É nesta perspectiva que se coloca o presente trabalho, onde se compartilha uma experiência realizada com um grupo de acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, analisando sistematicamente suas práticas pedagógicas,  oferecendo subsídios para o aprofundamento da polêmica atual sobre a categoria da reflexão.Palavras-clave: Formação de professores. Investigação-ação escolar. Reflexão.The entire process of teacher training – initial and continued  - necessarily includes curricular components that involve a systematic treatment of what makes a school. This includes teaching practice. An analysis of the role of the teaching practice in teacher education courses is complex: there are different concepts, voices, positions and conflicts. The process is praised by some and seen as an unpleasant requirement by others. Even amid a diversity of opinions, the search for alternatives to the problems of pedagogic practice is certainly among the issues most discussed by educators. In this light, this paper reports on an experience conducted with a group of undergraduate students in the Pedagogy Course of the Federal University at Santa Maria. The study systematically analyzed their pedagogic practices and offers information that can contribute to the current discussion about the issue.Key words: Teacher education. education research-action reflection.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1258Revista Linhas; v. 6 n. 1 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1258/1070José Grabauska, ClaitonTauchen, Gionarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1258Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
title O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
spellingShingle O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
José Grabauska, Claiton
title_short O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
title_full O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
title_fullStr O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
title_full_unstemmed O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
title_sort O potencial formativo da reflexão ativa na formação de professoresThe formative potential of active reflection in teacher education
author José Grabauska, Claiton
author_facet José Grabauska, Claiton
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv José Grabauska, Claiton
Tauchen, Gionara
description Todo processo de formação de professores – inicial e continuada – inclui, necessariamente, componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do que fazer escolar. Entre estes, a prática de ensino. A análise do papel da prática de ensino nos cursos de formação de professores é complexa: diferentes concepções, vozes, posições e conflitos. Exaltada por alguns, obrigatória e desagradável para outros. No entanto, mesmo em meio a uma diversidade de opiniões, a busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica compõe, certamente, a pauta das discussões atuais entre os educadores. É nesta perspectiva que se coloca o presente trabalho, onde se compartilha uma experiência realizada com um grupo de acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, analisando sistematicamente suas práticas pedagógicas,  oferecendo subsídios para o aprofundamento da polêmica atual sobre a categoria da reflexão.Palavras-clave: Formação de professores. Investigação-ação escolar. Reflexão.The entire process of teacher training – initial and continued  - necessarily includes curricular components that involve a systematic treatment of what makes a school. This includes teaching practice. An analysis of the role of the teaching practice in teacher education courses is complex: there are different concepts, voices, positions and conflicts. The process is praised by some and seen as an unpleasant requirement by others. Even amid a diversity of opinions, the search for alternatives to the problems of pedagogic practice is certainly among the issues most discussed by educators. In this light, this paper reports on an experience conducted with a group of undergraduate students in the Pedagogy Course of the Federal University at Santa Maria. The study systematically analyzed their pedagogic practices and offers information that can contribute to the current discussion about the issue.Key words: Teacher education. education research-action reflection.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1258
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1258/1070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 6 n. 1 (2005)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407088947200