ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721 |
Resumo: | Nesse texto procuramos reforçar o papel fundamental dos professores de filosofia como um daqueles que, mesmo enfrentando toda uma cultura desfavorável a essa atividade, podem preparar seus alunos para o ingresso no mundo da leitura dos "bons" livros dando a eles a oportunidade de construir sua subjetividade, conhecer outros universos de experiências e problematizar sua realidade explorando todas as suas possibilidades, desde que estejam dispostos e preparados para isso. Contrariando os discursos sobre o fim da leitura - e do leitor de livros - afirmamos a sua centralidade como prática de resistência cultural e política na contemporaneidade. Palavras-chave: Filosofia. Educação. Literatura. Letramento. |
id |
UDESC-0_32e954900bba5ccba3f7145109b739ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2721 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE Nesse texto procuramos reforçar o papel fundamental dos professores de filosofia como um daqueles que, mesmo enfrentando toda uma cultura desfavorável a essa atividade, podem preparar seus alunos para o ingresso no mundo da leitura dos "bons" livros dando a eles a oportunidade de construir sua subjetividade, conhecer outros universos de experiências e problematizar sua realidade explorando todas as suas possibilidades, desde que estejam dispostos e preparados para isso. Contrariando os discursos sobre o fim da leitura - e do leitor de livros - afirmamos a sua centralidade como prática de resistência cultural e política na contemporaneidade. Palavras-chave: Filosofia. Educação. Literatura. Letramento.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721Revista Linhas; v. 13 n. 1 (2012): Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia; 73 - 871984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721/2055Rondon, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2721Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
title |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
spellingShingle |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE Rondon, Roberto |
title_short |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
title_full |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
title_fullStr |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
title_full_unstemmed |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
title_sort |
ENSINAR FILOSOFIA COM OS "BONS LIVROS" COMO PRÁTICA DE RESISTÊNCIA TEACHING PHILOSOPHY WITH THE “GOOD BOOKS” AS A PRACTICE OF RESISTANCE |
author |
Rondon, Roberto |
author_facet |
Rondon, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rondon, Roberto |
description |
Nesse texto procuramos reforçar o papel fundamental dos professores de filosofia como um daqueles que, mesmo enfrentando toda uma cultura desfavorável a essa atividade, podem preparar seus alunos para o ingresso no mundo da leitura dos "bons" livros dando a eles a oportunidade de construir sua subjetividade, conhecer outros universos de experiências e problematizar sua realidade explorando todas as suas possibilidades, desde que estejam dispostos e preparados para isso. Contrariando os discursos sobre o fim da leitura - e do leitor de livros - afirmamos a sua centralidade como prática de resistência cultural e política na contemporaneidade. Palavras-chave: Filosofia. Educação. Literatura. Letramento. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2721/2055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 13 n. 1 (2012): Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia; 73 - 87 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407946682368 |