Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Martins, António
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Pardal, Luís António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264
Resumo: Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central. Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação ContínuaThis study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.Key words: Change. Innovation. Continuous Education.
id UDESC-0_35a30d1808dfd06d39b27a49c0afe310
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1264
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central. Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação ContínuaThis study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.Key words: Change. Innovation. Continuous Education.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264/1075Maria Martins, AntónioPardal, Luís Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1264Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
title Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
spellingShingle Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
Maria Martins, António
title_short Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
title_full Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
title_fullStr Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
title_full_unstemmed Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
title_sort Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
author Maria Martins, António
author_facet Maria Martins, António
Pardal, Luís António
author_role author
author2 Pardal, Luís António
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Martins, António
Pardal, Luís António
description Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central. Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação ContínuaThis study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.Key words: Change. Innovation. Continuous Education.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264/1075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407097335808