Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264 |
Resumo: | Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central. Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação ContínuaThis study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.Key words: Change. Innovation. Continuous Education. |
id |
UDESC-0_35a30d1808dfd06d39b27a49c0afe310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1264 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central. Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação ContínuaThis study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.Key words: Change. Innovation. Continuous Education.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264/1075Maria Martins, AntónioPardal, Luís Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1264Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
title |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
spellingShingle |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study Maria Martins, António |
title_short |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
title_full |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
title_fullStr |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
title_full_unstemmed |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
title_sort |
Mudança, inovação e a formação contínua de professores em Portugal: contributos para uma reflexão a partir de um estudo empíricoChange, Innovation and Continuous Training of Teachers in Portugal: contributions for reflection on an empirical study |
author |
Maria Martins, António |
author_facet |
Maria Martins, António Pardal, Luís António |
author_role |
author |
author2 |
Pardal, Luís António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Martins, António Pardal, Luís António |
description |
Este trabalho aborda a formação contínua de professores, em Portugal, no distrito de Aveiro, no sentido da avaliação do modelo de formação existente e dos limites que apresenta. No estudo, tipificaram-se as necessidades de formação, especialmente às associadas aos desempenhos profissionais, e aos pressupostos da formação que ocorre entre nós com base na recolha de informação junto de uma amostra de 702 formandos. Concluiu-se que a formação, a este nível, não pode ser estandardizada, como tem ocorrido, antes deve ir ao encontro das necessidades individuais (científicas, pedagógicas, de realização pessoal ...), da escola (enquanto processo com alguma autonomia) e das reformas globais e sectoriais emanadas do poder central. Palavras-chave:Mudança. Inovação. Formação ContínuaThis study analyzes the continuous education of teachers in the Aveiro district of Portugal, through an evaluation of the existing training model and its limitations. The study identifies the typical needs for training, especially those associated to professional performance and the purpose of education. The study is based on the collection of information from a sample of 702 undergraduate students. It was concluded that education, at this level, cannot be standardized, as has taken place, before it meets individual needs (scientific, pedagogical and for personal realization etc.) and those of the school ( as a process with some autonomy). It must also consider the global and sectoral reforms emanating from the central government.Key words: Change. Innovation. Continuous Education. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1264/1075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407097335808 |