Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087 |
Resumo: | No âmbito da inclusão escolar, a política educacional brasileira orienta que a educação de estudantes com deficiência seja realizada no ensino comum. Nesse sentido, torna-se necessário o favorecimento de ambientes acessíveis e com acessibilidade que possibilitem o pleno desenvolvimento dessa população no processo de escolarização, quando o uso de tecnologias, sobretudo da Tecnologia Assistiva (TA) se torna ainda mais evidente. Para tanto, entre suas ações, as escolas comuns devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que vem sendo priorizado por parte do governo federal, nos últimos anos, em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O AEE é definido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aquele que tem por finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para que os estudantes possam participar de todas as atividades, considerando suas necessidades específicas. Este texto tem como objetivo abordar o uso da TA no AEE em SRM para estudantes com deficiência, visando subsidiar um estudo em desenvolvimento sobre a utilização dessa tecnologia na oferta do AEE para essa população em dois municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS).Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar; Tecnologia Assistiva. |
id |
UDESC-0_68289454bf9791629e5768edcb2c970a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7860 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiênciaNo âmbito da inclusão escolar, a política educacional brasileira orienta que a educação de estudantes com deficiência seja realizada no ensino comum. Nesse sentido, torna-se necessário o favorecimento de ambientes acessíveis e com acessibilidade que possibilitem o pleno desenvolvimento dessa população no processo de escolarização, quando o uso de tecnologias, sobretudo da Tecnologia Assistiva (TA) se torna ainda mais evidente. Para tanto, entre suas ações, as escolas comuns devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que vem sendo priorizado por parte do governo federal, nos últimos anos, em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O AEE é definido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aquele que tem por finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para que os estudantes possam participar de todas as atividades, considerando suas necessidades específicas. Este texto tem como objetivo abordar o uso da TA no AEE em SRM para estudantes com deficiência, visando subsidiar um estudo em desenvolvimento sobre a utilização dessa tecnologia na oferta do AEE para essa população em dois municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS).Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar; Tecnologia Assistiva.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 87 - 1011984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087/pdf_152Corrêa, Nesdete MesquitaRodrigues, Ana Paula Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7860Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
title |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência Corrêa, Nesdete Mesquita |
title_short |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
title_full |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
title_sort |
Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes com deficiência |
author |
Corrêa, Nesdete Mesquita |
author_facet |
Corrêa, Nesdete Mesquita Rodrigues, Ana Paula Neves |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Ana Paula Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Nesdete Mesquita Rodrigues, Ana Paula Neves |
description |
No âmbito da inclusão escolar, a política educacional brasileira orienta que a educação de estudantes com deficiência seja realizada no ensino comum. Nesse sentido, torna-se necessário o favorecimento de ambientes acessíveis e com acessibilidade que possibilitem o pleno desenvolvimento dessa população no processo de escolarização, quando o uso de tecnologias, sobretudo da Tecnologia Assistiva (TA) se torna ainda mais evidente. Para tanto, entre suas ações, as escolas comuns devem ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que vem sendo priorizado por parte do governo federal, nos últimos anos, em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). O AEE é definido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aquele que tem por finalidade identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para que os estudantes possam participar de todas as atividades, considerando suas necessidades específicas. Este texto tem como objetivo abordar o uso da TA no AEE em SRM para estudantes com deficiência, visando subsidiar um estudo em desenvolvimento sobre a utilização dessa tecnologia na oferta do AEE para essa população em dois municípios do interior do estado de Mato Grosso do Sul (MS).Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar; Tecnologia Assistiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016087/pdf_152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 87 - 101 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408948072448 |