Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Alexandre
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cerri, Luis Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171
Resumo: O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional.
id UDESC-0_6a99968f5eeded3200e9561cca81767e
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3088
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 171 - 1981984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171/2538Silva, José AlexandreCerri, Luis Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3088Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
title Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
spellingShingle Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
Silva, José Alexandre
title_short Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
title_full Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
title_fullStr Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
title_full_unstemmed Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
title_sort Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
author Silva, José Alexandre
author_facet Silva, José Alexandre
Cerri, Luis Fernando
author_role author
author2 Cerri, Luis Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Alexandre
Cerri, Luis Fernando
description O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171/2538
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 171 - 198
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408275935233