Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucia Ceccato de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293
Resumo: A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação.
id UDESC-0_90dc0728cb25dd61ab7258dd331fe1f7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2373
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 293 - 3111984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293/2544Lima, Lucia Ceccato deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:02Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2373Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:02Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
title Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
spellingShingle Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
Lima, Lucia Ceccato de
title_short Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
title_full Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
title_fullStr Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
title_full_unstemmed Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
title_sort Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional DOI: 10.5965/1984723814262013293
author Lima, Lucia Ceccato de
author_facet Lima, Lucia Ceccato de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucia Ceccato de
description A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293/2544
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 293 - 311
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407918370816