Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171 |
Resumo: | O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional. |
id |
UDESC-0_6a99968f5eeded3200e9561cca81767e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3088 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 171 - 1981984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171/2538Silva, José AlexandreCerri, Luis Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3088Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
title |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
spellingShingle |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 Silva, José Alexandre |
title_short |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
title_full |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
title_fullStr |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
title_full_unstemmed |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
title_sort |
Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional DOI: 10.5965/1984723814262013171 |
author |
Silva, José Alexandre |
author_facet |
Silva, José Alexandre Cerri, Luis Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Cerri, Luis Fernando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Alexandre Cerri, Luis Fernando |
description |
O texto visa a propor uma reflexão sobre Norbert Elias e Pierre Bourdieu, dois dos principais nomes da sociologia do século XX. O primeiro teve sua obra negligenciada durante boa parte de sua vida, ascendendo tardiamente à carreira universitária; o segundo, desde cedo ocupou posição de destaque no campo acadêmico. As trajetórias desses dois intelectuais, vistas de forma comparada, podem fornecer elementos importantes para que suas teorias sejam mais bem compreendidas, além de ser uma oportunidade para refletir sobre como os dois pensadores, com origens sociais diferentes, foram capazes de inscrever seus nomes no cenário intelectual de forma tão marcante, além de serem autores cada vez mais utilizados na pesquisa educacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013171/2538 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 14 n. 26 (2013): Educação e infância na perspectiva histórica; 171 - 198 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408275935233 |