Práticas de assistência à infância no Brasil: uma abordagem histórica DOI: 10.5965/198472381426201376

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lockmann, Kamila
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mota, Maria Renata Alonso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472381426201376
Resumo: O texto apresenta alguns resultados parciais de duas pesquisas que se vinculam por um tema comum: a assistência à infância. Partindo dessas investigações, o texto objetiva analisar os deslocamentos históricos ocorridos nas práticas de assistência à infância no Brasil e compreender a forma como tais práticas operam sobre a população infantil. Utilizando como ferramenta teórico-metodológica a noção de governamentalidade desenvolvida por Michel Foucault, o texto é desenvolvido em quatro seções. A primeira, trata do entendimento de história que acompanhará este trabalho, mostrando que, ao olhar tanto para a emergência do sentimento de infância quanto para o surgimento de práticas de assistência às crianças, não buscamos uma origem ou um ponto embrionário de onde tudo possa ter evoluído. A segunda seção busca entender como, a partir do processo de visibilidade da infância que se engendra com a Modernidade, as crianças passam a ser alvo de tecnologias de poder. A terceira e a quarta abordam os deslocamentos ocorridos nas práticas de assistência à infância ao longo da história. Estas seções procuram mostrar essas práticas se constituem a partir de determinados regimes de verdade instituídos em cada período histórico estudado. Por fim, na última seção, apresentamos algumas possibilidades de continuidade do estudo a partir de problematizações que nos são colocadas frente ao contexto contemporâneo.
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