Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotonhoto, Larissy Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Victor, Sonia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122
Resumo: Esta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil.
id UDESC-0_6e3c96f2c4f040eeb38529977e137e4c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6439
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-culturalEsta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 122 - 1431984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122/pdf_68Cotonhoto, Larissy AlvesVictor, Sonia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6439Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
title Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
spellingShingle Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
Cotonhoto, Larissy Alves
title_short Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
title_full Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
title_fullStr Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
title_full_unstemmed Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
title_sort Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
author Cotonhoto, Larissy Alves
author_facet Cotonhoto, Larissy Alves
Victor, Sonia Lopes
author_role author
author2 Victor, Sonia Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotonhoto, Larissy Alves
Victor, Sonia Lopes
description Esta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122/pdf_68
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 122 - 143
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408700608512