Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122 |
Resumo: | Esta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil. |
id |
UDESC-0_6e3c96f2c4f040eeb38529977e137e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6439 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-culturalEsta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 122 - 1431984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122/pdf_68Cotonhoto, Larissy AlvesVictor, Sonia Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6439Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
title |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
spellingShingle |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural Cotonhoto, Larissy Alves |
title_short |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
title_full |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
title_fullStr |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
title_sort |
Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural |
author |
Cotonhoto, Larissy Alves |
author_facet |
Cotonhoto, Larissy Alves Victor, Sonia Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Victor, Sonia Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotonhoto, Larissy Alves Victor, Sonia Lopes |
description |
Esta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122/pdf_68 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 16 n. 31 (2015): Educação Especial e Políticas de Inclusão: escolarização em debate; 122 - 143 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408700608512 |