Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins Alves da Cunha, Rosana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313
Resumo: A pesquisa na qual o trabalho se baseia, focaliza o agrupamento vertical, que consiste em um programa de educação para crianças de diferentes idades, na pré-escola na mesma sala de aula. O agrupamento vertical precisava ser observado á luz de estudos que fundamentassem sua prática e que pudessem referendar os aspectos contributivos para o desenvolvimento da criança, na faixa etária de dois a cinco anos. O referencial teórico do agrupamento vertical é fundamentado na Escola Nova, apresentando indicativos que apontavam para a educação como vida, como ação integrante do cotidiano da criança. Assim, o contato com a escola seria prazeroso, saudável e desenvolvido através do lúdico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o agrupamento vertical tem contribuições a oferecer no trabalho com a criança pré-escolar e que outros aspectos do desenvolvimento infantil precisam ser investigados com mais cautela nesta prática pedagógica.Abstract:The research focuses the inixed-age groups, which consist in na educational program to children from different ages, developed in the sarne pre-shool classroom. The mixed-age groups needed tobe observed by studies able to estabiish the foundations of its practice and also able to prove the contributive aspects to the child’s development, between ages of rtvo and five years. The theoretical referential is based on Escola Nova, presenting indicatives which pointed to education as life, as an existing action in the child’s everyday routine. Therefore, the contact with the school would be pleasant, healthy and developed through funny activities. The research results have shown that the mixed-age groups have contibutions to offer when it comes to the work with the pre-shool child and that other aspects of childre’s developement need to be investigated with more caution in this pedagogic practice.
id UDESC-0_739fe0fcae1170c0e5073bc59fa78ccb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1313
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Agrupamento vertical: Uma Discussão com EducadoresA pesquisa na qual o trabalho se baseia, focaliza o agrupamento vertical, que consiste em um programa de educação para crianças de diferentes idades, na pré-escola na mesma sala de aula. O agrupamento vertical precisava ser observado á luz de estudos que fundamentassem sua prática e que pudessem referendar os aspectos contributivos para o desenvolvimento da criança, na faixa etária de dois a cinco anos. O referencial teórico do agrupamento vertical é fundamentado na Escola Nova, apresentando indicativos que apontavam para a educação como vida, como ação integrante do cotidiano da criança. Assim, o contato com a escola seria prazeroso, saudável e desenvolvido através do lúdico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o agrupamento vertical tem contribuições a oferecer no trabalho com a criança pré-escolar e que outros aspectos do desenvolvimento infantil precisam ser investigados com mais cautela nesta prática pedagógica.Abstract:The research focuses the inixed-age groups, which consist in na educational program to children from different ages, developed in the sarne pre-shool classroom. The mixed-age groups needed tobe observed by studies able to estabiish the foundations of its practice and also able to prove the contributive aspects to the child’s development, between ages of rtvo and five years. The theoretical referential is based on Escola Nova, presenting indicatives which pointed to education as life, as an existing action in the child’s everyday routine. Therefore, the contact with the school would be pleasant, healthy and developed through funny activities. The research results have shown that the mixed-age groups have contibutions to offer when it comes to the work with the pre-shool child and that other aspects of childre’s developement need to be investigated with more caution in this pedagogic practice.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313Revista Linhas; v. 1 n. 1 (2000)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313/1124Lins Alves da Cunha, Rosanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:53Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1313Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:53Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
title Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
spellingShingle Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
Lins Alves da Cunha, Rosana
title_short Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
title_full Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
title_fullStr Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
title_full_unstemmed Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
title_sort Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
author Lins Alves da Cunha, Rosana
author_facet Lins Alves da Cunha, Rosana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins Alves da Cunha, Rosana
description A pesquisa na qual o trabalho se baseia, focaliza o agrupamento vertical, que consiste em um programa de educação para crianças de diferentes idades, na pré-escola na mesma sala de aula. O agrupamento vertical precisava ser observado á luz de estudos que fundamentassem sua prática e que pudessem referendar os aspectos contributivos para o desenvolvimento da criança, na faixa etária de dois a cinco anos. O referencial teórico do agrupamento vertical é fundamentado na Escola Nova, apresentando indicativos que apontavam para a educação como vida, como ação integrante do cotidiano da criança. Assim, o contato com a escola seria prazeroso, saudável e desenvolvido através do lúdico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o agrupamento vertical tem contribuições a oferecer no trabalho com a criança pré-escolar e que outros aspectos do desenvolvimento infantil precisam ser investigados com mais cautela nesta prática pedagógica.Abstract:The research focuses the inixed-age groups, which consist in na educational program to children from different ages, developed in the sarne pre-shool classroom. The mixed-age groups needed tobe observed by studies able to estabiish the foundations of its practice and also able to prove the contributive aspects to the child’s development, between ages of rtvo and five years. The theoretical referential is based on Escola Nova, presenting indicatives which pointed to education as life, as an existing action in the child’s everyday routine. Therefore, the contact with the school would be pleasant, healthy and developed through funny activities. The research results have shown that the mixed-age groups have contibutions to offer when it comes to the work with the pre-shool child and that other aspects of childre’s developement need to be investigated with more caution in this pedagogic practice.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313/1124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 1 n. 1 (2000)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407162347520