Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313 |
Resumo: | A pesquisa na qual o trabalho se baseia, focaliza o agrupamento vertical, que consiste em um programa de educação para crianças de diferentes idades, na pré-escola na mesma sala de aula. O agrupamento vertical precisava ser observado á luz de estudos que fundamentassem sua prática e que pudessem referendar os aspectos contributivos para o desenvolvimento da criança, na faixa etária de dois a cinco anos. O referencial teórico do agrupamento vertical é fundamentado na Escola Nova, apresentando indicativos que apontavam para a educação como vida, como ação integrante do cotidiano da criança. Assim, o contato com a escola seria prazeroso, saudável e desenvolvido através do lúdico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o agrupamento vertical tem contribuições a oferecer no trabalho com a criança pré-escolar e que outros aspectos do desenvolvimento infantil precisam ser investigados com mais cautela nesta prática pedagógica.Abstract:The research focuses the inixed-age groups, which consist in na educational program to children from different ages, developed in the sarne pre-shool classroom. The mixed-age groups needed tobe observed by studies able to estabiish the foundations of its practice and also able to prove the contributive aspects to the child’s development, between ages of rtvo and five years. The theoretical referential is based on Escola Nova, presenting indicatives which pointed to education as life, as an existing action in the child’s everyday routine. Therefore, the contact with the school would be pleasant, healthy and developed through funny activities. The research results have shown that the mixed-age groups have contibutions to offer when it comes to the work with the pre-shool child and that other aspects of childre’s developement need to be investigated with more caution in this pedagogic practice. |
id |
UDESC-0_739fe0fcae1170c0e5073bc59fa78ccb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1313 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com EducadoresA pesquisa na qual o trabalho se baseia, focaliza o agrupamento vertical, que consiste em um programa de educação para crianças de diferentes idades, na pré-escola na mesma sala de aula. O agrupamento vertical precisava ser observado á luz de estudos que fundamentassem sua prática e que pudessem referendar os aspectos contributivos para o desenvolvimento da criança, na faixa etária de dois a cinco anos. O referencial teórico do agrupamento vertical é fundamentado na Escola Nova, apresentando indicativos que apontavam para a educação como vida, como ação integrante do cotidiano da criança. Assim, o contato com a escola seria prazeroso, saudável e desenvolvido através do lúdico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o agrupamento vertical tem contribuições a oferecer no trabalho com a criança pré-escolar e que outros aspectos do desenvolvimento infantil precisam ser investigados com mais cautela nesta prática pedagógica.Abstract:The research focuses the inixed-age groups, which consist in na educational program to children from different ages, developed in the sarne pre-shool classroom. The mixed-age groups needed tobe observed by studies able to estabiish the foundations of its practice and also able to prove the contributive aspects to the child’s development, between ages of rtvo and five years. The theoretical referential is based on Escola Nova, presenting indicatives which pointed to education as life, as an existing action in the child’s everyday routine. Therefore, the contact with the school would be pleasant, healthy and developed through funny activities. The research results have shown that the mixed-age groups have contibutions to offer when it comes to the work with the pre-shool child and that other aspects of childre’s developement need to be investigated with more caution in this pedagogic practice.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313Revista Linhas; v. 1 n. 1 (2000)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313/1124Lins Alves da Cunha, Rosanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:53Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1313Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:53Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
title |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
spellingShingle |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores Lins Alves da Cunha, Rosana |
title_short |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
title_full |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
title_fullStr |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
title_full_unstemmed |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
title_sort |
Agrupamento vertical: Uma Discussão com Educadores |
author |
Lins Alves da Cunha, Rosana |
author_facet |
Lins Alves da Cunha, Rosana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins Alves da Cunha, Rosana |
description |
A pesquisa na qual o trabalho se baseia, focaliza o agrupamento vertical, que consiste em um programa de educação para crianças de diferentes idades, na pré-escola na mesma sala de aula. O agrupamento vertical precisava ser observado á luz de estudos que fundamentassem sua prática e que pudessem referendar os aspectos contributivos para o desenvolvimento da criança, na faixa etária de dois a cinco anos. O referencial teórico do agrupamento vertical é fundamentado na Escola Nova, apresentando indicativos que apontavam para a educação como vida, como ação integrante do cotidiano da criança. Assim, o contato com a escola seria prazeroso, saudável e desenvolvido através do lúdico. Os resultados da pesquisa demonstraram que o agrupamento vertical tem contribuições a oferecer no trabalho com a criança pré-escolar e que outros aspectos do desenvolvimento infantil precisam ser investigados com mais cautela nesta prática pedagógica.Abstract:The research focuses the inixed-age groups, which consist in na educational program to children from different ages, developed in the sarne pre-shool classroom. The mixed-age groups needed tobe observed by studies able to estabiish the foundations of its practice and also able to prove the contributive aspects to the child’s development, between ages of rtvo and five years. The theoretical referential is based on Escola Nova, presenting indicatives which pointed to education as life, as an existing action in the child’s everyday routine. Therefore, the contact with the school would be pleasant, healthy and developed through funny activities. The research results have shown that the mixed-age groups have contibutions to offer when it comes to the work with the pre-shool child and that other aspects of childre’s developement need to be investigated with more caution in this pedagogic practice. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1313/1124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 1 n. 1 (2000) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407162347520 |