Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Geraldo Antônio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Feldhaus, Kelin Cristiani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242
Resumo: Este artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária.
id UDESC-0_8206a39cd432767c24481b0ad74e05d0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6272
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superiorEste artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 242 - 2651984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242/pdf_131da Rosa, Geraldo AntônioFeldhaus, Kelin Cristianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6272Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
title Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
spellingShingle Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
da Rosa, Geraldo Antônio
title_short Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
title_full Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
title_fullStr Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
title_full_unstemmed Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
title_sort Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
author da Rosa, Geraldo Antônio
author_facet da Rosa, Geraldo Antônio
Feldhaus, Kelin Cristiani
author_role author
author2 Feldhaus, Kelin Cristiani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Geraldo Antônio
Feldhaus, Kelin Cristiani
description Este artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242/pdf_131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 242 - 265
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408689074176