Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242 |
Resumo: | Este artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária. |
id |
UDESC-0_8206a39cd432767c24481b0ad74e05d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6272 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superiorEste artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 242 - 2651984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242/pdf_131da Rosa, Geraldo AntônioFeldhaus, Kelin Cristianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:16Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6272Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:16Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
title |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
spellingShingle |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior da Rosa, Geraldo Antônio |
title_short |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
title_full |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
title_fullStr |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
title_sort |
Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior |
author |
da Rosa, Geraldo Antônio |
author_facet |
da Rosa, Geraldo Antônio Feldhaus, Kelin Cristiani |
author_role |
author |
author2 |
Feldhaus, Kelin Cristiani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rosa, Geraldo Antônio Feldhaus, Kelin Cristiani |
description |
Este artigo visa abordar a pedagogia universitária e seus enfoques frente à formação dos professores do ensino superior, nos contextos sociais, históricos, culturais e tecnológicos, como essenciais à prática docente, voltada para a transformação social, para além do capital. No decorrer da história, as necessidades, aspirações e valores em torno do ensino superior tiveram mudanças significativas. Desse modo, o mesmo necessita de professores formados num processo continuado e permanente, caso contrário, ficarão lacunas numa educação que prima pela qualidade, para além dos limites do mercado. Direcionamo-nos ao ensino superior como uma possibilidade de desenvolvimento para a transformação social, sendo a universidade uma das instituições mais exigidas desde a formação de qualidade pelo ensino, até a resolução dos problemas sociais pela pesquisa e pela extensão. A proposta de pedagogia universitária encontra-se voltada à discussão sobre a possibilidade de construir desenhos curriculares que articulem diferentes campos de saberes. Nessa perspectiva, devem ser consideradas dimensões políticas, éticas, sociais e técnicas, estando articuladas com a formação profissional, na perspectiva de transcender a lógica tradicional de fragmentação de conteúdos. Esta compreensão volta-se para uma pedagogia universitária que visualiza uma universidade, professores, alunos, ensino, pesquisa e extensão para o século XXI. E que este professor reflita que deve trazer em sua prática pressupostos de uma pedagogia universitária, que possibilite refletir, analisar, comparar, criticar, justificar, argumentar e inferir, assumindo efetivamente o compromisso indissociável entre ensino, pesquisa e extensão.Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Pedagogia universitária. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016242/pdf_131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 242 - 265 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408689074176 |