O desmonte da educação do campo no nordeste brasileiro: diagnóstico, mapeamento e análise do fechamento de escolas do campo no estado do Piauí
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017305 |
Resumo: | Este artigo apresenta um diagnóstico, baseado em mapeamentos e análises estatísticas, a respeito do fechamento de 377 escolas do campo no estado do Piauí, nordeste brasileiro, no ano de 2014, afetando mais de sete mil alunos. Foi encontrada uma forte correlação entre o número de escolas fechadas e o número de alunos afetados em cada município. As regiões mais afetadas pelo fechamento das escolas foram precisamente aquelas com maior proporção da população residente em áreas rurais, ou seja, onde existe maior necessidade da existência destas instituições. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa entre a filiação política de cada prefeito e o número de escolas fechadas, indicando que todos os partidos políticos aderem aos mesmos procedimentos de gestão de políticas públicas em matéria de educação.Palavras-chave: Educação do Campo; Educação e Estado – Brasil, Nordeste; Escolas Rurais – Brasil, Nordeste. |
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O desmonte da educação do campo no nordeste brasileiro: diagnóstico, mapeamento e análise do fechamento de escolas do campo no estado do PiauíEste artigo apresenta um diagnóstico, baseado em mapeamentos e análises estatísticas, a respeito do fechamento de 377 escolas do campo no estado do Piauí, nordeste brasileiro, no ano de 2014, afetando mais de sete mil alunos. Foi encontrada uma forte correlação entre o número de escolas fechadas e o número de alunos afetados em cada município. As regiões mais afetadas pelo fechamento das escolas foram precisamente aquelas com maior proporção da população residente em áreas rurais, ou seja, onde existe maior necessidade da existência destas instituições. Não foi verificada diferença estatisticamente significativa entre a filiação política de cada prefeito e o número de escolas fechadas, indicando que todos os partidos políticos aderem aos mesmos procedimentos de gestão de políticas públicas em matéria de educação.Palavras-chave: Educação do Campo; Educação e Estado – Brasil, Nordeste; Escolas Rurais – Brasil, Nordeste.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017305Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 305 - 3241984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017305/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, David Gonçalves2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6816Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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