O fechamento das escolas do campo e a dissonância com a legislação
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23057 |
Resumo: | As escolas do campo são espaços importantes da organização da vida social nas comunidades camponesas. Entretanto, as últimas décadas foram marcadas, de um lado, por um expressivo fechamento dessas escolas e, de outro lado, por um conjunto de ações de resistência e de proposição de diretrizes, normativas e políticas públicas por parte dos movimentos sociais do campo. Este artigo objetiva contrastar os marcos normativos da Educação do Campo com a análise dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do período entre 1998-2021. Em termos metodológicos, os dados quantitativos sobre o fechamento das escolas do campo e urbanas foram tabulados e analisados. Em seguida, estes dados foram analisados à luz de referenciais teóricos que assinalam a importância das escolas do campo e problematizam essa escolha política dos grupos g de poder hegemônicos. As escolas multisseriadas, a pedagogia da alternância e a formação de educadores do campo são destacadas como ações relevantes para enfrentar o problema e propor alternativas. |
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O fechamento das escolas do campo e a dissonância com a legislaçãoThe closure of countryside schools and dissonance with legislation El cierre de las escuelas de campo y la disonancia con la legislaciónfield educationmultigraded classschool closureseducación ruralclases multigradocierres de escuelaseducação do campoclasse multisseriadafechamento das escolasAs escolas do campo são espaços importantes da organização da vida social nas comunidades camponesas. Entretanto, as últimas décadas foram marcadas, de um lado, por um expressivo fechamento dessas escolas e, de outro lado, por um conjunto de ações de resistência e de proposição de diretrizes, normativas e políticas públicas por parte dos movimentos sociais do campo. Este artigo objetiva contrastar os marcos normativos da Educação do Campo com a análise dos dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do período entre 1998-2021. Em termos metodológicos, os dados quantitativos sobre o fechamento das escolas do campo e urbanas foram tabulados e analisados. Em seguida, estes dados foram analisados à luz de referenciais teóricos que assinalam a importância das escolas do campo e problematizam essa escolha política dos grupos g de poder hegemônicos. As escolas multisseriadas, a pedagogia da alternância e a formação de educadores do campo são destacadas como ações relevantes para enfrentar o problema e propor alternativas.Las escuelas rurales son espacios importantes para organizar la vida social en las comunidades campesinas. Sin embargo, las últimas décadas han estado marcadas, por un lado, por un importante cierre de estas escuelas y, por el otro, por un conjunto de acciones de resistencia y propuesta de lineamientos, normativas y políticas públicas por parte de los movimentos sociales rurales. Este artículo tiene como objetivo contrastar los marcos normativos de la Educación Rural com el análisis de datos puestos a disposición por el Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), del período comprendido entre 1998-2021. En términos metodológicos, se tabularon y analizaron datos cuantitativos sobre el cierre de escuelas rurales y urbanas. A continuación, estos datos fueron contrastados con referencias que problematizan esta elección política y resaltan la importancia de las escuelas rurales. Las escuelas multigrado, la pedagogía de la alternancia y la formación de educadores rurales se destacan como acciones relevantes para enfrentar el problema y proponer alternativas.Rural schools are important spaces for organizing social life in peasant communities. However, the last few decades have been marked, on the one hand, by a significant closure of these schools and, on the other hand, by a set o fresistance actions and the proposal of guidelines, regulations and public policies by rural social movements. This article aims to contrast the normative frameworks of Rural Education with the analysis of data made available by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) for the period between 1998-2021. In methodological terms, quantitative data on the closure of rural and urban schools were tabulated and analyzed. In the sequence, these data were contrasted with references that problematize this political choice and highlight the importance of rural schools. Multigrade schools, alternation pedagogy and the training of rural educators are highlighted as relevant actions to face the problem and propose alternatives.Universidade Federal do Maranhão2024-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2305710.18764/2358-4319v17n2.2024.32Revista Educação e Emancipação; v. 17, n. 2, maio/ago. 2024; 337-3552358-4319reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23057/12893Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarral, Beatriz Souza Zanelli, Fabrício Vassalli Souza, Dileno Dustan Lucas de 2024-08-15T19:07:18Zoai:ojs2.periodicoseletronicos.ufma.br:article/23057Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2024-08-15T19:07:18Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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