DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720 |
Resumo: | Na Itália, aconteceu um grande debate a respeito das duas faces de uma medalha. A medalha era o ensino da filosofia; as duas faces diziam respeito a “o que”, ou seja, a história da filosofia ou os problemas pelos quais a filosofia passou. Com o tempo, passamos do "o que" ensinar ao "como" ensinar, e por isso a metodologia se tornou um tema de debate. Deste debate surgiram diversas abordagens metodológicas: ensinar por objetivos, por mapas conceituais ou por meio de pesquisa (conferir o volume de Girotti, Discorso sui metodi). Mas o tema metodológico produziu a pergunta "porque ensinar filosofia?"; e assim nos perguntamos se seria correto nos atermos a uma disciplina isolada das outras (monodisciplinariedade) ou conectá-la ao saber, e como fazê-lo (multidisciplinariedade, pluridiscipli¬nariedade, interdisciplinariedade, transdisciplinariedade). O debate metodológico nos levou, em primeiro plano, além dos conhecimentos (além de tudo, importante base do saber), sobretudo à capacidade e às competências sobre as quais a escola se empenha hoje para determinar quais são elas e para exemplificar como fazer com que os estudantes as absorvam. Uma outra parte do artigo discorre sobre um exemplo de como se possa ensinar por conceitos, a partir da análise do tema: “obrigatoriedade normativa para todos ou autonomia moral do indivíduo?”. Na parte conclusiva o artigo se restringe à consideração do grande problema da avaliação. Palavras-chave: Transdisciplinariedade. Trasversalidade. Competências. Problematizações. |
id |
UDESC-0_b0550dc5ddd5c96bd5e02fa6258a4d65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2720 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL Na Itália, aconteceu um grande debate a respeito das duas faces de uma medalha. A medalha era o ensino da filosofia; as duas faces diziam respeito a “o que”, ou seja, a história da filosofia ou os problemas pelos quais a filosofia passou. Com o tempo, passamos do "o que" ensinar ao "como" ensinar, e por isso a metodologia se tornou um tema de debate. Deste debate surgiram diversas abordagens metodológicas: ensinar por objetivos, por mapas conceituais ou por meio de pesquisa (conferir o volume de Girotti, Discorso sui metodi). Mas o tema metodológico produziu a pergunta "porque ensinar filosofia?"; e assim nos perguntamos se seria correto nos atermos a uma disciplina isolada das outras (monodisciplinariedade) ou conectá-la ao saber, e como fazê-lo (multidisciplinariedade, pluridiscipli¬nariedade, interdisciplinariedade, transdisciplinariedade). O debate metodológico nos levou, em primeiro plano, além dos conhecimentos (além de tudo, importante base do saber), sobretudo à capacidade e às competências sobre as quais a escola se empenha hoje para determinar quais são elas e para exemplificar como fazer com que os estudantes as absorvam. Uma outra parte do artigo discorre sobre um exemplo de como se possa ensinar por conceitos, a partir da análise do tema: “obrigatoriedade normativa para todos ou autonomia moral do indivíduo?”. Na parte conclusiva o artigo se restringe à consideração do grande problema da avaliação. Palavras-chave: Transdisciplinariedade. Trasversalidade. Competências. Problematizações.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2012-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720Revista Linhas; v. 13 n. 1 (2012): Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia; 40 - 721984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720/2054Girotti, Armandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:08Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2720Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:08Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
title |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
spellingShingle |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL Girotti, Armando |
title_short |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
title_full |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
title_fullStr |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
title_full_unstemmed |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
title_sort |
DIDÁTICAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO DIDACTICS, METHODOLOGIES AND EXPERIENCES CONCERNING THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE SECONDARY SCHOOL |
author |
Girotti, Armando |
author_facet |
Girotti, Armando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girotti, Armando |
description |
Na Itália, aconteceu um grande debate a respeito das duas faces de uma medalha. A medalha era o ensino da filosofia; as duas faces diziam respeito a “o que”, ou seja, a história da filosofia ou os problemas pelos quais a filosofia passou. Com o tempo, passamos do "o que" ensinar ao "como" ensinar, e por isso a metodologia se tornou um tema de debate. Deste debate surgiram diversas abordagens metodológicas: ensinar por objetivos, por mapas conceituais ou por meio de pesquisa (conferir o volume de Girotti, Discorso sui metodi). Mas o tema metodológico produziu a pergunta "porque ensinar filosofia?"; e assim nos perguntamos se seria correto nos atermos a uma disciplina isolada das outras (monodisciplinariedade) ou conectá-la ao saber, e como fazê-lo (multidisciplinariedade, pluridiscipli¬nariedade, interdisciplinariedade, transdisciplinariedade). O debate metodológico nos levou, em primeiro plano, além dos conhecimentos (além de tudo, importante base do saber), sobretudo à capacidade e às competências sobre as quais a escola se empenha hoje para determinar quais são elas e para exemplificar como fazer com que os estudantes as absorvam. Uma outra parte do artigo discorre sobre um exemplo de como se possa ensinar por conceitos, a partir da análise do tema: “obrigatoriedade normativa para todos ou autonomia moral do indivíduo?”. Na parte conclusiva o artigo se restringe à consideração do grande problema da avaliação. Palavras-chave: Transdisciplinariedade. Trasversalidade. Competências. Problematizações. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2720/2054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 13 n. 1 (2012): Dossiê: didáticas, metodologias e experiências no Ensino de Filosofia; 40 - 72 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407945633792 |