Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030 |
Resumo: | A presente proposição resulta de nossas experiências (na condição de orientadoras) de ações de iniciação à docência efetivadas em escolas regulares por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e objetiva problematizar a atuação do professor de Educação Especial no contexto da escola regular frente ao aluno com deficiência intelectual. Ao considerarmos a conceituação de deficiência intelectual segundo a qual tal deficiência deve ser analisada a partir de cinco dimensões –habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas de vida diária), participação, interações e papéis sociais, saúde (saúde física, saúde mental, etiologia) e contexto (ambientes, cultura) (AAMR, 2006), em interlocução com documentos oficiais que instituem as diretrizes para a Educação Especial na escola inclusiva, parece-nos produtivo analisar de que modo tais dimensões podem ser utilizadas como ferramentas para a efetivação de práticas no Atendimento Educacional Especializado que ultrapassem o espaço da sala de recursos multifuncional na escola. Tal discussão se faz possível especialmente em função da abordagem teórica sociointeracionista, à qual nos filiamos, e que indica que o sujeito com deficiência intelectual se constitui de forma significativa em função das trocas sociais que estabelece com o meio em que está inserido. Nesse sentido, entendemos que o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência intelectual, na escola regular, deve estar pautado nos apoios necessários para que obtenham satisfatória inserção educacional e social.Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Conceituação; Apoios. |
id |
UDESC-0_c20fec01820cd3a1aeb55db2efc6cf72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7874 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectualA presente proposição resulta de nossas experiências (na condição de orientadoras) de ações de iniciação à docência efetivadas em escolas regulares por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e objetiva problematizar a atuação do professor de Educação Especial no contexto da escola regular frente ao aluno com deficiência intelectual. Ao considerarmos a conceituação de deficiência intelectual segundo a qual tal deficiência deve ser analisada a partir de cinco dimensões –habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas de vida diária), participação, interações e papéis sociais, saúde (saúde física, saúde mental, etiologia) e contexto (ambientes, cultura) (AAMR, 2006), em interlocução com documentos oficiais que instituem as diretrizes para a Educação Especial na escola inclusiva, parece-nos produtivo analisar de que modo tais dimensões podem ser utilizadas como ferramentas para a efetivação de práticas no Atendimento Educacional Especializado que ultrapassem o espaço da sala de recursos multifuncional na escola. Tal discussão se faz possível especialmente em função da abordagem teórica sociointeracionista, à qual nos filiamos, e que indica que o sujeito com deficiência intelectual se constitui de forma significativa em função das trocas sociais que estabelece com o meio em que está inserido. Nesse sentido, entendemos que o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência intelectual, na escola regular, deve estar pautado nos apoios necessários para que obtenham satisfatória inserção educacional e social.Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Conceituação; Apoios.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 30 - 441984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030/pdf_149Menezes, Eliana PereiraCastro, Sabrina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7874Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
title |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual Menezes, Eliana Pereira |
title_short |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
title_full |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
title_sort |
Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual |
author |
Menezes, Eliana Pereira |
author_facet |
Menezes, Eliana Pereira Castro, Sabrina Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Sabrina Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Eliana Pereira Castro, Sabrina Fernandes |
description |
A presente proposição resulta de nossas experiências (na condição de orientadoras) de ações de iniciação à docência efetivadas em escolas regulares por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e objetiva problematizar a atuação do professor de Educação Especial no contexto da escola regular frente ao aluno com deficiência intelectual. Ao considerarmos a conceituação de deficiência intelectual segundo a qual tal deficiência deve ser analisada a partir de cinco dimensões –habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas de vida diária), participação, interações e papéis sociais, saúde (saúde física, saúde mental, etiologia) e contexto (ambientes, cultura) (AAMR, 2006), em interlocução com documentos oficiais que instituem as diretrizes para a Educação Especial na escola inclusiva, parece-nos produtivo analisar de que modo tais dimensões podem ser utilizadas como ferramentas para a efetivação de práticas no Atendimento Educacional Especializado que ultrapassem o espaço da sala de recursos multifuncional na escola. Tal discussão se faz possível especialmente em função da abordagem teórica sociointeracionista, à qual nos filiamos, e que indica que o sujeito com deficiência intelectual se constitui de forma significativa em função das trocas sociais que estabelece com o meio em que está inserido. Nesse sentido, entendemos que o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência intelectual, na escola regular, deve estar pautado nos apoios necessários para que obtenham satisfatória inserção educacional e social.Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Conceituação; Apoios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030/pdf_149 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 30 - 44 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408999452672 |