DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malusá, Silvana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1924
Resumo: O presente trabalho apresenta e discute os resultados obtidos do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado: "Docência universitária numa perspectiva inclusiva: concepções e práticas no ensino superior". Fazendo um recorte desse projeto maior, trata da participação de 27docentes universitários do curso de Pedagogia, em dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG -, quanto a algumas questões que abarcam a educação inclusiva no ensino superior. Tem como objetivo principal sinalizar: 1) as concepções de deficiência; 2) a formação de professores; e 3) o processo de ensino-aprendizagem destes professores em educação inclusiva. A partir dessas três categorias, construiu-se um questionário com 15 questões, exploradas, estatisticamente, com a utilização do instrumento de análise SPSS 16.0. Deste modo, o artigo apresenta o desenho da pesquisa quanto à sua fundamentação teórica, à metodologia utilizada e à apresentação e discussão dos dados. Conclui-se, do exposto, que, dentre outros fatores, os sujeitos pesquisados evidenciam uma concepção difusa com relação à educação inclusiva. Palavras-chave: Educação Especial. Professor universitário. Inclusão. Abstract This research shows the presentation and discussion of the results obtained from the development of a research project entitled: “University teaching from an inclusive perspective: concepts and practices in higher education.” This project has the participation of 27 university teachers of Pedagogy course of the Federal University of Uberlândia-UFU/MG, on some issues covering inclusive education in higher education. It has as main objective to draw attention to: 1) the concepts of disability; 2) teacher training and 3) the teaching and learning process of those teachers on inclusive education. Within these three categories defined for the research, a questionnaire with 15 questions statistically explored by the use of the analysis tool SPSS 16.0 was conducted. Thus this article presents the research design and its theoretical basis, the methodology used, and data presentation and discussion. In conclusion, we perceive that, among other factors, the respondents have a misconception of inclusive education. Keywords: Special. University teaching. Inclusion. Education.
id UDESC-0_f72a3cc6828b86c4a798ab97f0e0941a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1924
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher educationO presente trabalho apresenta e discute os resultados obtidos do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado: "Docência universitária numa perspectiva inclusiva: concepções e práticas no ensino superior". Fazendo um recorte desse projeto maior, trata da participação de 27docentes universitários do curso de Pedagogia, em dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG -, quanto a algumas questões que abarcam a educação inclusiva no ensino superior. Tem como objetivo principal sinalizar: 1) as concepções de deficiência; 2) a formação de professores; e 3) o processo de ensino-aprendizagem destes professores em educação inclusiva. A partir dessas três categorias, construiu-se um questionário com 15 questões, exploradas, estatisticamente, com a utilização do instrumento de análise SPSS 16.0. Deste modo, o artigo apresenta o desenho da pesquisa quanto à sua fundamentação teórica, à metodologia utilizada e à apresentação e discussão dos dados. Conclui-se, do exposto, que, dentre outros fatores, os sujeitos pesquisados evidenciam uma concepção difusa com relação à educação inclusiva. Palavras-chave: Educação Especial. Professor universitário. Inclusão. Abstract This research shows the presentation and discussion of the results obtained from the development of a research project entitled: “University teaching from an inclusive perspective: concepts and practices in higher education.” This project has the participation of 27 university teachers of Pedagogy course of the Federal University of Uberlândia-UFU/MG, on some issues covering inclusive education in higher education. It has as main objective to draw attention to: 1) the concepts of disability; 2) teacher training and 3) the teaching and learning process of those teachers on inclusive education. Within these three categories defined for the research, a questionnaire with 15 questions statistically explored by the use of the analysis tool SPSS 16.0 was conducted. Thus this article presents the research design and its theoretical basis, the methodology used, and data presentation and discussion. In conclusion, we perceive that, among other factors, the respondents have a misconception of inclusive education. Keywords: Special. University teaching. Inclusion. Education. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1924Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 145 - 1681984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1924/1637Malusá, Silvanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1924Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
title DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
spellingShingle DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
Malusá, Silvana
title_short DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
title_full DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
title_fullStr DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
title_full_unstemmed DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
title_sort DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: concepções e práticas no ensino superiorINSTRUCTORSHIP UNIVERSITY IN A INCLUSIVE APPROACH: conceptions and practices in higher education
author Malusá, Silvana
author_facet Malusá, Silvana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malusá, Silvana
description O presente trabalho apresenta e discute os resultados obtidos do desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado: "Docência universitária numa perspectiva inclusiva: concepções e práticas no ensino superior". Fazendo um recorte desse projeto maior, trata da participação de 27docentes universitários do curso de Pedagogia, em dedicação exclusiva, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG -, quanto a algumas questões que abarcam a educação inclusiva no ensino superior. Tem como objetivo principal sinalizar: 1) as concepções de deficiência; 2) a formação de professores; e 3) o processo de ensino-aprendizagem destes professores em educação inclusiva. A partir dessas três categorias, construiu-se um questionário com 15 questões, exploradas, estatisticamente, com a utilização do instrumento de análise SPSS 16.0. Deste modo, o artigo apresenta o desenho da pesquisa quanto à sua fundamentação teórica, à metodologia utilizada e à apresentação e discussão dos dados. Conclui-se, do exposto, que, dentre outros fatores, os sujeitos pesquisados evidenciam uma concepção difusa com relação à educação inclusiva. Palavras-chave: Educação Especial. Professor universitário. Inclusão. Abstract This research shows the presentation and discussion of the results obtained from the development of a research project entitled: “University teaching from an inclusive perspective: concepts and practices in higher education.” This project has the participation of 27 university teachers of Pedagogy course of the Federal University of Uberlândia-UFU/MG, on some issues covering inclusive education in higher education. It has as main objective to draw attention to: 1) the concepts of disability; 2) teacher training and 3) the teaching and learning process of those teachers on inclusive education. Within these three categories defined for the research, a questionnaire with 15 questions statistically explored by the use of the analysis tool SPSS 16.0 was conducted. Thus this article presents the research design and its theoretical basis, the methodology used, and data presentation and discussion. In conclusion, we perceive that, among other factors, the respondents have a misconception of inclusive education. Keywords: Special. University teaching. Inclusion. Education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1924
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1924/1637
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 145 - 168
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407612186624