DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malusá, Silvana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tonus, Mirna, Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua, Alves, Carla Barbosa, Carvalho, Ricardo Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2966
Resumo: A oferta de disciplinas on-line cresce vertiginosamente nas Instituições de Ensino Superior (IES) e osprofessores cada vez mais, se veem desafiado a modificar sua prática pedagógica para acompanharem a tendênciavigente à modalidade de ensino não presencial. Diante desse problema, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicadae exploratória e de abordagem qualitativa – é registrar as concepções de docentes universitários, atuantes emcursos de Pedagogia à Distância. Toma como foco compreender, sob a ótica desses docentes, o que é docência online,visando registrar e discutir as características necessárias para essa prática. Quanto aos resultados da pesquisa,verificou-se que as principais características podem ser agrupadas como sendo aquelas que: são capazes de entendero momento em que o aluno se encontra na relação ensino-aprendizagem fazendo as adaptações necessárias à comunicaçãocom ele; que sabem distinguir os limites entre o ensino presencial e os do ambiente on-line; são conhecedoresdas ferramentas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como sabem planejar e mediá-las de acordocom a variação de estudantes e conteúdos; apresentam sempre um feedback sobre as atividades e solicitações dosaprendizes e, por fim, pensam os processos avaliativos específicos e têm abertura para o trabalho em equipe, ouseja, com outros profissionais envolvidos com o processo, que vão desde os produtores dos conteúdos até os tutores.Palavras-chave: Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA). ONLINE TEACHING AT HIGHER EDUCATION: conceptions for a new style of pedagogyAbstract: The offer of online courses soars on Higher Education Institutions (HEI) and teachers find themselveschallenged, increasingly, to modify their pedagogical practice to follow up the trend towards online teaching modality.Faced with of this problem, the aim of this study - from applied and exploratory nature and qualitative approach - isto register the conceptions of university teachers in Pedagogy courses at Distance Learning. It takes as its focus theunderstanding, in the vision of these teachers, what is online teaching, aiming at record and discuss the necessaryfeatures for this practice. Regarding the results of the survey, it has been found that the main features can be groupedas being those that: are able to understand the moment of the student in the teaching-learning process making therequired adjustments to the communication with him; Student knows how to distinguish the limits between classroomlearning and the online environment; are knowledgeable in tools on Virtual Learning Environment (VLE) as well as toplan and mediate them, according to the variance of students and content; always submit feedback about activitiesand requests of apprentices and ultimately think particular evaluative processes and have opening for teamwork, ie, toother professionals involved with the process ranging from content producers to tutors.Keywords: University teaching online. Information and Communication Technologies (ICT). Virtual Learning Environments(VLE).  ENSEÑANZA UNIVERSITARIA EN LÍNEA: conceptos para un nuevo estilo de lapedagogía Resumen: La oferta de cursos en línea crece dramáticamente en las Instituciones de Educación Superior (IES) y losmaestros se ven desafiados, cada vez más, a modificar su práctica pedagógica para dar seguimiento a la tendenciaa la modalidad de enseñanza en línea. Frente a este problema, el objetivo de este estudio - de naturaleza aplicaday exploratoria y abordaje cualitativo - es registrar las concepciones de los profesores universitarios en los cursos dePedagogía en Educación a Distancia. Toma como foco entender, bajo la óptica de estos maestros, lo que es la enseñanzaen línea, con el objetivo de registrar y analizar las características necesarias para esta práctica. Con respectoa los resultados de la encuesta, se ha encontrado que las principales características se pueden agrupar como aquellasque: son capaces de entender el momento del estudiante en el proceso de enseñanza-aprendizaje haciendo losajustes necesarios en la comunicación con él; saber distinguir los límites entre el aprendizaje en el aula y el ambienteen línea; son conocedores de las herramientas en Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA), así como para planificar ymediar en ellos de acuerdo a la variación de estudiantes y contenidos; siempre envían comentarios sobre las actividadesy solicitudes de aprendices y en última instancia piensan particulares procesos evaluativos y tienen aperturapara el trabajo en equipo, es decir, a otros profesionales que intervienen en el proceso que van desde productores decontenido a los tutores.Palabras clave: La enseñanza universitaria en línea. Tecnologías de la información y comunicación (TIC). Entornosde aprendizaje virtual (EAV).
id UFMA-5_c6a899b98364fbd8e6a7054903b7b97b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2966
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogiaDocência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA).A oferta de disciplinas on-line cresce vertiginosamente nas Instituições de Ensino Superior (IES) e osprofessores cada vez mais, se veem desafiado a modificar sua prática pedagógica para acompanharem a tendênciavigente à modalidade de ensino não presencial. Diante desse problema, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicadae exploratória e de abordagem qualitativa – é registrar as concepções de docentes universitários, atuantes emcursos de Pedagogia à Distância. Toma como foco compreender, sob a ótica desses docentes, o que é docência online,visando registrar e discutir as características necessárias para essa prática. Quanto aos resultados da pesquisa,verificou-se que as principais características podem ser agrupadas como sendo aquelas que: são capazes de entendero momento em que o aluno se encontra na relação ensino-aprendizagem fazendo as adaptações necessárias à comunicaçãocom ele; que sabem distinguir os limites entre o ensino presencial e os do ambiente on-line; são conhecedoresdas ferramentas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como sabem planejar e mediá-las de acordocom a variação de estudantes e conteúdos; apresentam sempre um feedback sobre as atividades e solicitações dosaprendizes e, por fim, pensam os processos avaliativos específicos e têm abertura para o trabalho em equipe, ouseja, com outros profissionais envolvidos com o processo, que vão desde os produtores dos conteúdos até os tutores.Palavras-chave: Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA). ONLINE TEACHING AT HIGHER EDUCATION: conceptions for a new style of pedagogyAbstract: The offer of online courses soars on Higher Education Institutions (HEI) and teachers find themselveschallenged, increasingly, to modify their pedagogical practice to follow up the trend towards online teaching modality.Faced with of this problem, the aim of this study - from applied and exploratory nature and qualitative approach - isto register the conceptions of university teachers in Pedagogy courses at Distance Learning. It takes as its focus theunderstanding, in the vision of these teachers, what is online teaching, aiming at record and discuss the necessaryfeatures for this practice. Regarding the results of the survey, it has been found that the main features can be groupedas being those that: are able to understand the moment of the student in the teaching-learning process making therequired adjustments to the communication with him; Student knows how to distinguish the limits between classroomlearning and the online environment; are knowledgeable in tools on Virtual Learning Environment (VLE) as well as toplan and mediate them, according to the variance of students and content; always submit feedback about activitiesand requests of apprentices and ultimately think particular evaluative processes and have opening for teamwork, ie, toother professionals involved with the process ranging from content producers to tutors.Keywords: University teaching online. Information and Communication Technologies (ICT). Virtual Learning Environments(VLE).  ENSEÑANZA UNIVERSITARIA EN LÍNEA: conceptos para un nuevo estilo de lapedagogía Resumen: La oferta de cursos en línea crece dramáticamente en las Instituciones de Educación Superior (IES) y losmaestros se ven desafiados, cada vez más, a modificar su práctica pedagógica para dar seguimiento a la tendenciaa la modalidad de enseñanza en línea. Frente a este problema, el objetivo de este estudio - de naturaleza aplicaday exploratoria y abordaje cualitativo - es registrar las concepciones de los profesores universitarios en los cursos dePedagogía en Educación a Distancia. Toma como foco entender, bajo la óptica de estos maestros, lo que es la enseñanzaen línea, con el objetivo de registrar y analizar las características necesarias para esta práctica. Con respectoa los resultados de la encuesta, se ha encontrado que las principales características se pueden agrupar como aquellasque: son capaces de entender el momento del estudiante en el proceso de enseñanza-aprendizaje haciendo losajustes necesarios en la comunicación con él; saber distinguir los límites entre el aprendizaje en el aula y el ambienteen línea; son conocedores de las herramientas en Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA), así como para planificar ymediar en ellos de acuerdo a la variación de estudiantes y contenidos; siempre envían comentarios sobre las actividadesy solicitudes de aprendices y en última instancia piensan particulares procesos evaluativos y tienen aperturapara el trabajo en equipo, es decir, a otros profesionales que intervienen en el proceso que van desde productores decontenido a los tutores.Palabras clave: La enseñanza universitaria en línea. Tecnologías de la información y comunicación (TIC). Entornosde aprendizaje virtual (EAV).Universidade Federal do Maranhão2014-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/296610.18764/2178-2229.v21.n2.p.14-25Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 14-252178-22290102-417510.18764/2178-2229.v21.n2reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2966/1564Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessMalusá, SilvanaTonus, MirnaPedrini, Igor Aparecido DallaquaAlves, Carla BarbosaCarvalho, Ricardo Ferreira de2017-01-23T13:57:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2966Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:42.428912Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
title DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
spellingShingle DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
Malusá, Silvana
Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA).
title_short DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
title_full DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
title_fullStr DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
title_full_unstemmed DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
title_sort DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA ON-LINE: concepções para um novo estilo de pedagogia
author Malusá, Silvana
author_facet Malusá, Silvana
Tonus, Mirna
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Alves, Carla Barbosa
Carvalho, Ricardo Ferreira de
author_role author
author2 Tonus, Mirna
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Alves, Carla Barbosa
Carvalho, Ricardo Ferreira de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malusá, Silvana
Tonus, Mirna
Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Alves, Carla Barbosa
Carvalho, Ricardo Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA).
topic Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA).
description A oferta de disciplinas on-line cresce vertiginosamente nas Instituições de Ensino Superior (IES) e osprofessores cada vez mais, se veem desafiado a modificar sua prática pedagógica para acompanharem a tendênciavigente à modalidade de ensino não presencial. Diante desse problema, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicadae exploratória e de abordagem qualitativa – é registrar as concepções de docentes universitários, atuantes emcursos de Pedagogia à Distância. Toma como foco compreender, sob a ótica desses docentes, o que é docência online,visando registrar e discutir as características necessárias para essa prática. Quanto aos resultados da pesquisa,verificou-se que as principais características podem ser agrupadas como sendo aquelas que: são capazes de entendero momento em que o aluno se encontra na relação ensino-aprendizagem fazendo as adaptações necessárias à comunicaçãocom ele; que sabem distinguir os limites entre o ensino presencial e os do ambiente on-line; são conhecedoresdas ferramentas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como sabem planejar e mediá-las de acordocom a variação de estudantes e conteúdos; apresentam sempre um feedback sobre as atividades e solicitações dosaprendizes e, por fim, pensam os processos avaliativos específicos e têm abertura para o trabalho em equipe, ouseja, com outros profissionais envolvidos com o processo, que vão desde os produtores dos conteúdos até os tutores.Palavras-chave: Docência Universitária On-Line. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). AmbientesVirtuais de Aprendizagem (AVA). ONLINE TEACHING AT HIGHER EDUCATION: conceptions for a new style of pedagogyAbstract: The offer of online courses soars on Higher Education Institutions (HEI) and teachers find themselveschallenged, increasingly, to modify their pedagogical practice to follow up the trend towards online teaching modality.Faced with of this problem, the aim of this study - from applied and exploratory nature and qualitative approach - isto register the conceptions of university teachers in Pedagogy courses at Distance Learning. It takes as its focus theunderstanding, in the vision of these teachers, what is online teaching, aiming at record and discuss the necessaryfeatures for this practice. Regarding the results of the survey, it has been found that the main features can be groupedas being those that: are able to understand the moment of the student in the teaching-learning process making therequired adjustments to the communication with him; Student knows how to distinguish the limits between classroomlearning and the online environment; are knowledgeable in tools on Virtual Learning Environment (VLE) as well as toplan and mediate them, according to the variance of students and content; always submit feedback about activitiesand requests of apprentices and ultimately think particular evaluative processes and have opening for teamwork, ie, toother professionals involved with the process ranging from content producers to tutors.Keywords: University teaching online. Information and Communication Technologies (ICT). Virtual Learning Environments(VLE).  ENSEÑANZA UNIVERSITARIA EN LÍNEA: conceptos para un nuevo estilo de lapedagogía Resumen: La oferta de cursos en línea crece dramáticamente en las Instituciones de Educación Superior (IES) y losmaestros se ven desafiados, cada vez más, a modificar su práctica pedagógica para dar seguimiento a la tendenciaa la modalidad de enseñanza en línea. Frente a este problema, el objetivo de este estudio - de naturaleza aplicaday exploratoria y abordaje cualitativo - es registrar las concepciones de los profesores universitarios en los cursos dePedagogía en Educación a Distancia. Toma como foco entender, bajo la óptica de estos maestros, lo que es la enseñanzaen línea, con el objetivo de registrar y analizar las características necesarias para esta práctica. Con respectoa los resultados de la encuesta, se ha encontrado que las principales características se pueden agrupar como aquellasque: son capaces de entender el momento del estudiante en el proceso de enseñanza-aprendizaje haciendo losajustes necesarios en la comunicación con él; saber distinguir los límites entre el aprendizaje en el aula y el ambienteen línea; son conocedores de las herramientas en Entorno Virtual de Aprendizaje (EVA), así como para planificar ymediar en ellos de acuerdo a la variación de estudiantes y contenidos; siempre envían comentarios sobre las actividadesy solicitudes de aprendices y en última instancia piensan particulares procesos evaluativos y tienen aperturapara el trabajo en equipo, es decir, a otros profesionales que intervienen en el proceso que van desde productores decontenido a los tutores.Palabras clave: La enseñanza universitaria en línea. Tecnologías de la información y comunicación (TIC). Entornosde aprendizaje virtual (EAV).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2966
10.18764/2178-2229.v21.n2.p.14-25
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2966
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v21.n2.p.14-25
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2966/1564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 21, n. 2, 2014; 14-25
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v21.n2
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874877801365504