Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15514 |
Resumo: | A escrita desse artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões em torno da formação e da atuação do intérprete de dança, considerando a multiplicidade de contextos artísticos e pedagógicos nos quais a dança se estrutura. Além disso, defende-se o uso do termo intérprete de dança, na tentativa de descrever e refletir sobre suas especificidades de criação e atuação nessa linguagem artística. O artigo ainda apresenta trechos de entrevistas realizadas com duas artistas-pedagogas que atuam na cidade de São Paulo, a fim de contribuir com a discussão sobre o intérprete na atualidade. |
id |
UDESC-1_8d40d8a42cf3a803f7dbb391b84b041a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15514 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dançaIntérprete de dançaDança contemporâneaPedagogia da dançcaArtista-pedagogoA escrita desse artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões em torno da formação e da atuação do intérprete de dança, considerando a multiplicidade de contextos artísticos e pedagógicos nos quais a dança se estrutura. Além disso, defende-se o uso do termo intérprete de dança, na tentativa de descrever e refletir sobre suas especificidades de criação e atuação nessa linguagem artística. O artigo ainda apresenta trechos de entrevistas realizadas com duas artistas-pedagogas que atuam na cidade de São Paulo, a fim de contribuir com a discussão sobre o intérprete na atualidade.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1551410.5965/1414573103362019465Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 465-483Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 465-483Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 465-4832358-695810.5965/1414573103362019reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15514/10936Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSertori, Rafael Henrique Viana2020-09-27T02:19:44Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15514Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:19:44Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
title |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
spellingShingle |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança Sertori, Rafael Henrique Viana Intérprete de dança Dança contemporânea Pedagogia da dançca Artista-pedagogo |
title_short |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
title_full |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
title_fullStr |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
title_full_unstemmed |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
title_sort |
Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança |
author |
Sertori, Rafael Henrique Viana |
author_facet |
Sertori, Rafael Henrique Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sertori, Rafael Henrique Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intérprete de dança Dança contemporânea Pedagogia da dançca Artista-pedagogo |
topic |
Intérprete de dança Dança contemporânea Pedagogia da dançca Artista-pedagogo |
description |
A escrita desse artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões em torno da formação e da atuação do intérprete de dança, considerando a multiplicidade de contextos artísticos e pedagógicos nos quais a dança se estrutura. Além disso, defende-se o uso do termo intérprete de dança, na tentativa de descrever e refletir sobre suas especificidades de criação e atuação nessa linguagem artística. O artigo ainda apresenta trechos de entrevistas realizadas com duas artistas-pedagogas que atuam na cidade de São Paulo, a fim de contribuir com a discussão sobre o intérprete na atualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15514 10.5965/1414573103362019465 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15514 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103362019465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15514/10936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 465-483 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 465-483 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 36 (2019): Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina em processos de resistência; 465-483 2358-6958 10.5965/1414573103362019 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042505898360832 |