Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756
Resumo: O presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena.
id UDESC-1_a1240bf8fc451267bbd7f879a3612d76
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8756
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas DoresO presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2016-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/875610.5965/1414573102272016021Urdimento; Vol. 2 Núm. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-0352358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756/6492Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Alexandre Silva2020-09-27T02:30:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8756Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:30:09Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
title Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
spellingShingle Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
Nunes, Alexandre Silva
title_short Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
title_full Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
title_fullStr Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
title_full_unstemmed Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
title_sort Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
author Nunes, Alexandre Silva
author_facet Nunes, Alexandre Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Alexandre Silva
description O presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756
10.5965/1414573102272016021
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756
identifier_str_mv 10.5965/1414573102272016021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756/6492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503895580672