Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756 |
Resumo: | O presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena. |
id |
UDESC-1_a1240bf8fc451267bbd7f879a3612d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8756 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas DoresO presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2016-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/875610.5965/1414573102272016021Urdimento; Vol. 2 Núm. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-0352358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756/6492Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Alexandre Silva2020-09-27T02:30:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8756Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:30:09Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
title |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
spellingShingle |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores Nunes, Alexandre Silva |
title_short |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
title_full |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
title_fullStr |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
title_full_unstemmed |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
title_sort |
Dioniso como Método: Teatro, Mito e Ritual no Espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores |
author |
Nunes, Alexandre Silva |
author_facet |
Nunes, Alexandre Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Alexandre Silva |
description |
O presente artigo discute aproximações entre teatro e ritual, bem como a possibilidade de utilização da poética mítica de Dioniso como referencial metodológico, nos estudos teatrais. Utiliza reflexões sobre o processo criativo do espetáculo NJILAS - Dance e Esqueça suas Dores e a própria metodologia de trabalho artístico do LABORSATORI TEATRO - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena como referência experimental das ideias que se propõe a discutir. Neste âmbito, conclui pela necessidade de rediscutir as distinções entre teatro e ritual e propõe a abertura das pesquisas práticas em teatro a elementos imponderáveis e não passíveis de controle, como forma de revitalizar o poder transformador da cena. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756 10.5965/1414573102272016021 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573102272016021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8756/6492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 2 Núm. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 021-035 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042503895580672 |