A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liliane Alves da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdf
Resumo: Orientador: Lourival José Martins Filho
id UDESC-2_1e219d9f162aed06e66e58e3168e1663
oai_identifier_str oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/141480
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
spelling A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.028.55 20Livros e leituraEducação Estudo e ensinoArte de contar históriasOrientador: Lourival José Martins FilhoDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianopolis, 2018.Bibliografia: p.249-260Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida em parceria com crianças pesquisadoras que participam da Roda de Histórias do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Roda de Histórias, um momento de fruição estético-literária para ouvir e contar histórias, surgiu em 2012 no âmbito da sala de aula de três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em 2017, como um projeto piloto para a criação da disciplina de Literatura Oral, passou a fazer parte do currículo formal, compondo o quadro de disciplinas de todas as 15 turmas desse segmento. Por meio de uma investigação de natureza participativa, o estudo apresenta como objetivo compreender os sentidos que as crianças estão produzindo a partir da participação nessa atividade. A pesquisa explora os desafios de uma investigação participativa com crianças e sustenta-se em pressupostos que consideram as crianças como sujeitos de direitos que produzem cultura e história, capazes de pensar e de se expressar sobre os seus modos de vida. Nessa perspectiva, mais que encontrar respostas, busca-se, no encontro e na interação com as crianças, descobrir, aprender, construir e compartilhar conhecimentos, o que configura esse processo como uma experiência de produção de novos sentidos. Pesquisar com as crianças significa abrir mão do controle e partilhar com elas as decisões e os encaminhamentos da investigação. As escolhas teórico-metodológicas contribuem para potencializar as competências das crianças, de modo que, o protagonismo delas na pesquisa evidencia seus entendimentos e sentidos, isto é, seus modos de ser, agir, sentir e pensar sobre os processos de participação, interação e investigação na Roda de Histórias/Literatura Oral. Os instrumentos metodológicos utilizados pautam-se pela Observação Participante, pelo Diário de Campo e pela Técnica de Entrevistas Mistas, cujos registros foram feitos por meio de gravador digital e máquina fotográfica/filmadora. Para compreender e refletir acerca da participação das crianças na Roda de Histórias/Literatura Oral, foi imprescindível considerar o contexto em que essa atividade ocorre: a escola. A experiência da pesquisa narrada nesta dissertação possibilita um exercício de autoria em que as relações entre as crianças, os adultos e a narração de histórias na escola puderam ser problematizadas. Os dados gerados em campo, as vozes e os posicionamentos das crianças sobre a participação na Roda de Histórias/Literatura Oral indicam que garantir, no contexto escolar, espaço e tempo para a narração de histórias, como um momento de fruição estético-literária, como um lugar onde as crianças têm a oportunidade de tecer e partilhar suas narrativas, contribui para a construção de uma escola mais poética, estética e humana.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetMartins Filho, Lourival José orientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Centro de Ciências Humanas e da EducaçãoSilva, Liliane Alves da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis(Broch)http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:39:17Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
title A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
spellingShingle A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
Silva, Liliane Alves da
028.55 20
Livros e leitura
Educação Estudo e ensino
Arte de contar histórias
title_short A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
title_full A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
title_fullStr A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
title_full_unstemmed A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
title_sort A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
author Silva, Liliane Alves da
author_facet Silva, Liliane Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins Filho, Lourival José orientador
Universidade do Estado de Santa Catarina.Centro de Ciências Humanas e da Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liliane Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv 028.55 20
Livros e leitura
Educação Estudo e ensino
Arte de contar histórias
topic 028.55 20
Livros e leitura
Educação Estudo e ensino
Arte de contar histórias
dc.description.none.fl_txt_mv Orientador: Lourival José Martins Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianopolis, 2018.
Bibliografia: p.249-260
Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida em parceria com crianças pesquisadoras que participam da Roda de Histórias do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Roda de Histórias, um momento de fruição estético-literária para ouvir e contar histórias, surgiu em 2012 no âmbito da sala de aula de três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em 2017, como um projeto piloto para a criação da disciplina de Literatura Oral, passou a fazer parte do currículo formal, compondo o quadro de disciplinas de todas as 15 turmas desse segmento. Por meio de uma investigação de natureza participativa, o estudo apresenta como objetivo compreender os sentidos que as crianças estão produzindo a partir da participação nessa atividade. A pesquisa explora os desafios de uma investigação participativa com crianças e sustenta-se em pressupostos que consideram as crianças como sujeitos de direitos que produzem cultura e história, capazes de pensar e de se expressar sobre os seus modos de vida. Nessa perspectiva, mais que encontrar respostas, busca-se, no encontro e na interação com as crianças, descobrir, aprender, construir e compartilhar conhecimentos, o que configura esse processo como uma experiência de produção de novos sentidos. Pesquisar com as crianças significa abrir mão do controle e partilhar com elas as decisões e os encaminhamentos da investigação. As escolhas teórico-metodológicas contribuem para potencializar as competências das crianças, de modo que, o protagonismo delas na pesquisa evidencia seus entendimentos e sentidos, isto é, seus modos de ser, agir, sentir e pensar sobre os processos de participação, interação e investigação na Roda de Histórias/Literatura Oral. Os instrumentos metodológicos utilizados pautam-se pela Observação Participante, pelo Diário de Campo e pela Técnica de Entrevistas Mistas, cujos registros foram feitos por meio de gravador digital e máquina fotográfica/filmadora. Para compreender e refletir acerca da participação das crianças na Roda de Histórias/Literatura Oral, foi imprescindível considerar o contexto em que essa atividade ocorre: a escola. A experiência da pesquisa narrada nesta dissertação possibilita um exercício de autoria em que as relações entre as crianças, os adultos e a narração de histórias na escola puderam ser problematizadas. Os dados gerados em campo, as vozes e os posicionamentos das crianças sobre a participação na Roda de Histórias/Literatura Oral indicam que garantir, no contexto escolar, espaço e tempo para a narração de histórias, como um momento de fruição estético-literária, como um lugar onde as crianças têm a oportunidade de tecer e partilhar suas narrativas, contribui para a construção de uma escola mais poética, estética e humana.
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internet
description Orientador: Lourival José Martins Filho
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch)
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdf
identifier_str_mv (Broch)
url http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
por eng
Texto em português com resumo em inglês
language por
language_invalid_str_mv por eng
Texto em português com resumo em inglês
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em arquivo em PDF, versão on-line
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron:UDESC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina
instacron_str UDESC
institution UDESC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639991532418236416