A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
Texto Completo: | http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdf |
Resumo: | Orientador: Lourival José Martins Filho |
id |
UDESC-2_1e219d9f162aed06e66e58e3168e1663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.pergamumweb.udesc.br:perga-oai/141480 |
network_acronym_str |
UDESC-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
spelling |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva.028.55 20Livros e leituraEducação Estudo e ensinoArte de contar históriasOrientador: Lourival José Martins FilhoDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianopolis, 2018.Bibliografia: p.249-260Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida em parceria com crianças pesquisadoras que participam da Roda de Histórias do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Roda de Histórias, um momento de fruição estético-literária para ouvir e contar histórias, surgiu em 2012 no âmbito da sala de aula de três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em 2017, como um projeto piloto para a criação da disciplina de Literatura Oral, passou a fazer parte do currículo formal, compondo o quadro de disciplinas de todas as 15 turmas desse segmento. Por meio de uma investigação de natureza participativa, o estudo apresenta como objetivo compreender os sentidos que as crianças estão produzindo a partir da participação nessa atividade. A pesquisa explora os desafios de uma investigação participativa com crianças e sustenta-se em pressupostos que consideram as crianças como sujeitos de direitos que produzem cultura e história, capazes de pensar e de se expressar sobre os seus modos de vida. Nessa perspectiva, mais que encontrar respostas, busca-se, no encontro e na interação com as crianças, descobrir, aprender, construir e compartilhar conhecimentos, o que configura esse processo como uma experiência de produção de novos sentidos. Pesquisar com as crianças significa abrir mão do controle e partilhar com elas as decisões e os encaminhamentos da investigação. As escolhas teórico-metodológicas contribuem para potencializar as competências das crianças, de modo que, o protagonismo delas na pesquisa evidencia seus entendimentos e sentidos, isto é, seus modos de ser, agir, sentir e pensar sobre os processos de participação, interação e investigação na Roda de Histórias/Literatura Oral. Os instrumentos metodológicos utilizados pautam-se pela Observação Participante, pelo Diário de Campo e pela Técnica de Entrevistas Mistas, cujos registros foram feitos por meio de gravador digital e máquina fotográfica/filmadora. Para compreender e refletir acerca da participação das crianças na Roda de Histórias/Literatura Oral, foi imprescindível considerar o contexto em que essa atividade ocorre: a escola. A experiência da pesquisa narrada nesta dissertação possibilita um exercício de autoria em que as relações entre as crianças, os adultos e a narração de histórias na escola puderam ser problematizadas. Os dados gerados em campo, as vozes e os posicionamentos das crianças sobre a participação na Roda de Histórias/Literatura Oral indicam que garantir, no contexto escolar, espaço e tempo para a narração de histórias, como um momento de fruição estético-literária, como um lugar onde as crianças têm a oportunidade de tecer e partilhar suas narrativas, contribui para a construção de uma escola mais poética, estética e humana.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetMartins Filho, Lourival José orientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Centro de Ciências Humanas e da EducaçãoSilva, Liliane Alves da2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis(Broch)http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:39:17Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
title |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
spellingShingle |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. Silva, Liliane Alves da 028.55 20 Livros e leitura Educação Estudo e ensino Arte de contar histórias |
title_short |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
title_full |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
title_fullStr |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
title_full_unstemmed |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
title_sort |
A Roda de histórias:pelo direito de viver a infância no colégio de aplicação-UFSC/Liliane Alves da Silva. |
author |
Silva, Liliane Alves da |
author_facet |
Silva, Liliane Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins Filho, Lourival José orientador Universidade do Estado de Santa Catarina.Centro de Ciências Humanas e da Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Liliane Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
028.55 20 Livros e leitura Educação Estudo e ensino Arte de contar histórias |
topic |
028.55 20 Livros e leitura Educação Estudo e ensino Arte de contar histórias |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Orientador: Lourival José Martins Filho Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianopolis, 2018. Bibliografia: p.249-260 Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida em parceria com crianças pesquisadoras que participam da Roda de Histórias do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Roda de Histórias, um momento de fruição estético-literária para ouvir e contar histórias, surgiu em 2012 no âmbito da sala de aula de três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em 2017, como um projeto piloto para a criação da disciplina de Literatura Oral, passou a fazer parte do currículo formal, compondo o quadro de disciplinas de todas as 15 turmas desse segmento. Por meio de uma investigação de natureza participativa, o estudo apresenta como objetivo compreender os sentidos que as crianças estão produzindo a partir da participação nessa atividade. A pesquisa explora os desafios de uma investigação participativa com crianças e sustenta-se em pressupostos que consideram as crianças como sujeitos de direitos que produzem cultura e história, capazes de pensar e de se expressar sobre os seus modos de vida. Nessa perspectiva, mais que encontrar respostas, busca-se, no encontro e na interação com as crianças, descobrir, aprender, construir e compartilhar conhecimentos, o que configura esse processo como uma experiência de produção de novos sentidos. Pesquisar com as crianças significa abrir mão do controle e partilhar com elas as decisões e os encaminhamentos da investigação. As escolhas teórico-metodológicas contribuem para potencializar as competências das crianças, de modo que, o protagonismo delas na pesquisa evidencia seus entendimentos e sentidos, isto é, seus modos de ser, agir, sentir e pensar sobre os processos de participação, interação e investigação na Roda de Histórias/Literatura Oral. Os instrumentos metodológicos utilizados pautam-se pela Observação Participante, pelo Diário de Campo e pela Técnica de Entrevistas Mistas, cujos registros foram feitos por meio de gravador digital e máquina fotográfica/filmadora. Para compreender e refletir acerca da participação das crianças na Roda de Histórias/Literatura Oral, foi imprescindível considerar o contexto em que essa atividade ocorre: a escola. A experiência da pesquisa narrada nesta dissertação possibilita um exercício de autoria em que as relações entre as crianças, os adultos e a narração de histórias na escola puderam ser problematizadas. Os dados gerados em campo, as vozes e os posicionamentos das crianças sobre a participação na Roda de Histórias/Literatura Oral indicam que garantir, no contexto escolar, espaço e tempo para a narração de histórias, como um momento de fruição estético-literária, como um lugar onde as crianças têm a oportunidade de tecer e partilhar suas narrativas, contribui para a construção de uma escola mais poética, estética e humana. Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internet |
description |
Orientador: Lourival José Martins Filho |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch) http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdf |
identifier_str_mv |
(Broch) |
url |
http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000057/000057e3.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por por eng Texto em português com resumo em inglês |
language |
por |
language_invalid_str_mv |
por eng Texto em português com resumo em inglês |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Disponível em arquivo em PDF, versão on-line |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC instname:Universidade do Estado de Santa Catarina instacron:UDESC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639991532418236416 |