COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Déborah Luiza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Frizon, Jucelia Appio, Bosa, Lucas Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/18349
Resumo: Animais de estimação estão presentes na vida das pessoas e o mercado de produtos pet possui fatores que influenciam no valor de compra. O objetivo foi analisar a influência de variáveis demográficas e atitudinais no valor de compra mensal. O delineamento foi descritivo, com pesquisa quantitativa, de levantamento, utilizando instrumento de coleta de dados na forma de um questionário estruturado, validado e adaptado na pesquisa de Sakai (2018). A amostra foi por acessibilidade, reunindo consumidores de uma rede de supermercados da região Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, na modalidade on-line. Como respostas válidas para a pesquisa foram consideradas as de 466 respondentes, de acordo com a identificação dos consumidores da região estabelecida na base de dados. A pesquisa foi aplicada em agosto de 2019. As influências no valor mensal gasto no segmento pet foram quantidade de animais (β = 0,560), atendimento (β = 0,207) e renda (β = 0,090). As variáveis atitudinais não foram significativas.
id UDESC-3_84c5f5f84e4fb9559e2230ac538a8eaa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/18349
network_acronym_str UDESC-3
network_name_str Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
repository_id_str
spelling COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃOAdministraçãoMarketingComportamento do ConsumidorMarketingManagementConsumer BehaviorMarketingAdministraciónComportamiento del ConsumidorAnimais de estimação estão presentes na vida das pessoas e o mercado de produtos pet possui fatores que influenciam no valor de compra. O objetivo foi analisar a influência de variáveis demográficas e atitudinais no valor de compra mensal. O delineamento foi descritivo, com pesquisa quantitativa, de levantamento, utilizando instrumento de coleta de dados na forma de um questionário estruturado, validado e adaptado na pesquisa de Sakai (2018). A amostra foi por acessibilidade, reunindo consumidores de uma rede de supermercados da região Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, na modalidade on-line. Como respostas válidas para a pesquisa foram consideradas as de 466 respondentes, de acordo com a identificação dos consumidores da região estabelecida na base de dados. A pesquisa foi aplicada em agosto de 2019. As influências no valor mensal gasto no segmento pet foram quantidade de animais (β = 0,560), atendimento (β = 0,207) e renda (β = 0,090). As variáveis atitudinais não foram significativas.Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/1834910.5965/2316419009152020032Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; v. 9 n. 17 (2020)Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 9 No. 17 (2020)Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 9 Núm. 17 (2020)2764-7471reponame:Revista Brasileira de Contabilidade e Gestãoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/18349/12457Copyright (c) 2020 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaíhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarcon, Déborah LuizaFrizon, Jucelia AppioBosa, Lucas Alfredo2022-12-02T16:02:40Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/18349Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/indexPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/oairbceg.ceavi@udesc.br || paulo.barth@udesc.br2764-74712764-7471opendoar:2022-12-02T16:02:40Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
title COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
spellingShingle COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Marcon, Déborah Luiza
Administração
Marketing
Comportamento do Consumidor
Marketing
Management
Consumer Behavior
Marketing
Administración
Comportamiento del Consumidor
title_short COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
title_full COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
title_fullStr COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
title_full_unstemmed COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
title_sort COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA NO SEGMENTO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
author Marcon, Déborah Luiza
author_facet Marcon, Déborah Luiza
Frizon, Jucelia Appio
Bosa, Lucas Alfredo
author_role author
author2 Frizon, Jucelia Appio
Bosa, Lucas Alfredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Déborah Luiza
Frizon, Jucelia Appio
Bosa, Lucas Alfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Comportamento do Consumidor
Marketing
Management
Consumer Behavior
Marketing
Administración
Comportamiento del Consumidor
topic Administração
Marketing
Comportamento do Consumidor
Marketing
Management
Consumer Behavior
Marketing
Administración
Comportamiento del Consumidor
description Animais de estimação estão presentes na vida das pessoas e o mercado de produtos pet possui fatores que influenciam no valor de compra. O objetivo foi analisar a influência de variáveis demográficas e atitudinais no valor de compra mensal. O delineamento foi descritivo, com pesquisa quantitativa, de levantamento, utilizando instrumento de coleta de dados na forma de um questionário estruturado, validado e adaptado na pesquisa de Sakai (2018). A amostra foi por acessibilidade, reunindo consumidores de uma rede de supermercados da região Sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, na modalidade on-line. Como respostas válidas para a pesquisa foram consideradas as de 466 respondentes, de acordo com a identificação dos consumidores da região estabelecida na base de dados. A pesquisa foi aplicada em agosto de 2019. As influências no valor mensal gasto no segmento pet foram quantidade de animais (β = 0,560), atendimento (β = 0,207) e renda (β = 0,090). As variáveis atitudinais não foram significativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/18349
10.5965/2316419009152020032
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/18349
identifier_str_mv 10.5965/2316419009152020032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/18349/12457
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; v. 9 n. 17 (2020)
Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 9 No. 17 (2020)
Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão; Vol. 9 Núm. 17 (2020)
2764-7471
reponame:Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
collection Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv rbceg.ceavi@udesc.br || paulo.barth@udesc.br
_version_ 1797048022452928512