Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria Antonia Romão
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sanches, Maria Celeste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ModaPalavra e-periódico
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437
Resumo: O artigo enfatiza a formação da habilidade para articular a sintaxe visual/formal como via fundamental para a consolidação do pensamento projetual entre estudantes de design de moda. A partir de uma abordagem exploratória, integra dois enfoques de pesquisa: o primeiro estuda a autorregulação da aprendizagem no ensino de projeto e o segundo aborda estratégias metodológicas para o desenvolvimento da habilidade de síntese compositiva. Nesse sentido, o recorte proposto examina as práticas dirigidas à aprendizagem de Metodologia Visual no Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina, indagando sobre as contribuições efetivas da manipulação criativa experimental e da decomposição de enunciados visuais. Para tanto, analisa uma ação pedagógica combinada, visando à comprovação de sua eficácia didática. As inferências resultantes confirmam o potencial da referida ação e das estratégias de aprendizagem autorregulada como facilitadoras da capacidade de gerar conceitos expressivos e configurar artefatos no campo da moda.
id UDSC-2_967579831a75c28c392d71ddaa3cee9f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15437
network_acronym_str UDSC-2
network_name_str ModaPalavra e-periódico
repository_id_str
spelling Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visualdesign de modasintaxe visualprojetoO artigo enfatiza a formação da habilidade para articular a sintaxe visual/formal como via fundamental para a consolidação do pensamento projetual entre estudantes de design de moda. A partir de uma abordagem exploratória, integra dois enfoques de pesquisa: o primeiro estuda a autorregulação da aprendizagem no ensino de projeto e o segundo aborda estratégias metodológicas para o desenvolvimento da habilidade de síntese compositiva. Nesse sentido, o recorte proposto examina as práticas dirigidas à aprendizagem de Metodologia Visual no Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina, indagando sobre as contribuições efetivas da manipulação criativa experimental e da decomposição de enunciados visuais. Para tanto, analisa uma ação pedagógica combinada, visando à comprovação de sua eficácia didática. As inferências resultantes confirmam o potencial da referida ação e das estratégias de aprendizagem autorregulada como facilitadoras da capacidade de gerar conceitos expressivos e configurar artefatos no campo da moda.Universidade do Estado de Santa Catarina2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/1543710.5965/1982615x13272020200ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 No. 27 (2020): O Design de Moda em Processo; 200-234ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 Núm. 27 (2020): O Design de Moda em Processo; 200-234 Modapalavra e-periódico; v. 13 n. 27 (2020): O Design de Moda em Processo; 200-2341982-615X10.5965/1982615x13272020reponame:ModaPalavra e-periódicoinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437/10965Copyright (c) 2019 Maria Celeste de Fatima Sanches, Maria Antonia Romão da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria Antonia RomãoSanches, Maria Celeste2020-01-06T20:11:41Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15437Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavraPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/oai||modapalavra@gmail.com1982-615X1982-615Xopendoar:2020-01-06T20:11:41ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
title Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
spellingShingle Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
da Silva, Maria Antonia Romão
design de moda
sintaxe visual
projeto
title_short Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
title_full Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
title_fullStr Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
title_full_unstemmed Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
title_sort Articulando a Forma: ações pedagógicas transversais para a construção do conhecimento de sintaxe visual
author da Silva, Maria Antonia Romão
author_facet da Silva, Maria Antonia Romão
Sanches, Maria Celeste
author_role author
author2 Sanches, Maria Celeste
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria Antonia Romão
Sanches, Maria Celeste
dc.subject.por.fl_str_mv design de moda
sintaxe visual
projeto
topic design de moda
sintaxe visual
projeto
description O artigo enfatiza a formação da habilidade para articular a sintaxe visual/formal como via fundamental para a consolidação do pensamento projetual entre estudantes de design de moda. A partir de uma abordagem exploratória, integra dois enfoques de pesquisa: o primeiro estuda a autorregulação da aprendizagem no ensino de projeto e o segundo aborda estratégias metodológicas para o desenvolvimento da habilidade de síntese compositiva. Nesse sentido, o recorte proposto examina as práticas dirigidas à aprendizagem de Metodologia Visual no Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina, indagando sobre as contribuições efetivas da manipulação criativa experimental e da decomposição de enunciados visuais. Para tanto, analisa uma ação pedagógica combinada, visando à comprovação de sua eficácia didática. As inferências resultantes confirmam o potencial da referida ação e das estratégias de aprendizagem autorregulada como facilitadoras da capacidade de gerar conceitos expressivos e configurar artefatos no campo da moda.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437
10.5965/1982615x13272020200
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437
identifier_str_mv 10.5965/1982615x13272020200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/15437/10965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Celeste de Fatima Sanches, Maria Antonia Romão da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Celeste de Fatima Sanches, Maria Antonia Romão da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 No. 27 (2020): O Design de Moda em Processo; 200-234
ModaPalavra e-periódico; Vol. 13 Núm. 27 (2020): O Design de Moda em Processo; 200-234
Modapalavra e-periódico; v. 13 n. 27 (2020): O Design de Moda em Processo; 200-234
1982-615X
10.5965/1982615x13272020
reponame:ModaPalavra e-periódico
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str ModaPalavra e-periódico
collection ModaPalavra e-periódico
repository.name.fl_str_mv ModaPalavra e-periódico - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ||modapalavra@gmail.com
_version_ 1798321058524168192