Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Raqueline Gomes
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula.
id UEA_15bb85d982fb50cdecf13cf9692cf12a
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/521
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígenaChallenges and perspectives of being a teacher in indigenous educationFormaçãoProfessorEducação IndígenaEste trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula.The aim of this paper is to verify the challenges and perspectives of being a teacher in indigenous education. It is justified the investigating because it is a thematic not yet so explored the understanding on the subject, and is this some fascinating that induces the investigation. The methodology used in the construction of this Final Work Course was specifically two: The first bibliographic and the second was search in camp with questionnaires, involving 05 five indigenous teachers who work in that Tefé Schools. The research was based on studies of Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). The results indicate that the challenges are diverse faced on a daily basis, but their expectations are that it's important the indigenous education imediately to be valued and continued education for all the teachers who work in indigenous schools, based on the understanding that quality education is achieved through continuous training and capacity formation for classroom teaching.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-24T15:19:36Z2017-08-222017-08-24T15:19:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raqueline Gomesreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T17:15:24ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
Challenges and perspectives of being a teacher in indigenous education
title Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
spellingShingle Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
Carvalho, Raqueline Gomes
Formação
Professor
Educação Indígena
title_short Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
title_full Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
title_fullStr Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
title_full_unstemmed Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
title_sort Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
author Carvalho, Raqueline Gomes
author_facet Carvalho, Raqueline Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Raqueline Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Professor
Educação Indígena
topic Formação
Professor
Educação Indígena
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula.
The aim of this paper is to verify the challenges and perspectives of being a teacher in indigenous education. It is justified the investigating because it is a thematic not yet so explored the understanding on the subject, and is this some fascinating that induces the investigation. The methodology used in the construction of this Final Work Course was specifically two: The first bibliographic and the second was search in camp with questionnaires, involving 05 five indigenous teachers who work in that Tefé Schools. The research was based on studies of Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). The results indicate that the challenges are diverse faced on a daily basis, but their expectations are that it's important the indigenous education imediately to be valued and continued education for all the teachers who work in indigenous schools, based on the understanding that quality education is achieved through continuous training and capacity formation for classroom teaching.
description Este trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-24T15:19:36Z
2017-08-22
2017-08-24T15:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829747318358016