Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula. |
id |
UEA_cc5be81363d8126e27d8fe3d40a17119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/521 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígenaChallenges and perspectives of being a teacher in indigenous educationFormaçãoProfessorEducação IndígenaEste trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula.The aim of this paper is to verify the challenges and perspectives of being a teacher in indigenous education. It is justified the investigating because it is a thematic not yet so explored the understanding on the subject, and is this some fascinating that induces the investigation. The methodology used in the construction of this Final Work Course was specifically two: The first bibliographic and the second was search in camp with questionnaires, involving 05 five indigenous teachers who work in that Tefé Schools. The research was based on studies of Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). The results indicate that the challenges are diverse faced on a daily basis, but their expectations are that it's important the indigenous education imediately to be valued and continued education for all the teachers who work in indigenous schools, based on the understanding that quality education is achieved through continuous training and capacity formation for classroom teaching.Universidade do Estado do Amazonas2017-08-24T15:19:36Z2017-08-222017-08-24T15:19:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Raqueline Gomesreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-13T17:15:24Zoai:repositorioinstitucional:riuea/521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:18.583378Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena Challenges and perspectives of being a teacher in indigenous education |
title |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena |
spellingShingle |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena Carvalho, Raqueline Gomes Formação Professor Educação Indígena |
title_short |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena |
title_full |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena |
title_fullStr |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena |
title_full_unstemmed |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena |
title_sort |
Os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena |
author |
Carvalho, Raqueline Gomes |
author_facet |
Carvalho, Raqueline Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Raqueline Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professor Educação Indígena |
topic |
Formação Professor Educação Indígena |
description |
Este trabalho tem como objetivo verificar os desafios e perspectivas de ser professor na educação indígena. Justifica-se ao investigar um eixo temático ainda pouco explorado a compreensão sobre o tema, pois é algo fascinante que induz a investigação. A metodologia empregada na construção deste Trabalho de Conclusão de Curso foram especificamente duas. A primeira bibliográfica e de campo com questionários, envolvendo 05 cinco professores indígenas que atuam nas Escolas Indígenas de Tefé. A pesquisa tem embasamento teórico com os seguintes autores, Luis Donizete Benzi Grupioni (2006), Terezinha Machado Maher (2006), Nilda Alves (1992). Os resultados apontam que a os desafios são diariamente enfrentados e são diversos, porém suas expectativas é que a educação indígena possa ser valorizada e a formação continuada para todos os professores que atuam nas escolas indígenas é uma necessidade imediata, a partir da compreensão de que a educação de qualidade se conquista com formação e/ou capacitação contínua para o exercício docente em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-24T15:19:36Z 2017-08-22 2017-08-24T15:19:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1792203842602926080 |