Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ismitiely Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Jessica Martins de, Silva, Nataly Cantão da, Neves, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916
Resumo: This work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany.
id UEA_38a38053dd60cdbcb764445614f145c4
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/4916
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânicaTransversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teachingExtensão UniversitáriaEstágio SupervisionadoSistema TransversalBiologiaBotânicaCiênciasThis work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany.Este trabalho é resultado da ação de extensão da disciplina de Estágio em Educação IV, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Proposta baseada no sistema transversal de ensino-aprendizagem de Piconez (2004), onde a sistemática de planejamento é geradora de reflexões. A escolha do tema “Reino vegetal”, considerou o fato do ensino de botânica ser visto pelos alunos como pouco atrativo, e por alguns professores, como um conteúdo difícil de ser trabalhado, assim como a dificuldade de manter o interesse do aluno nas aulas. Estruturas, sequência sistemática de organismos e grupos, classificação taxonômica bastante complexa, acabam sendo um desafio. Foram realizados minicursos (20 horas) em duas escolas da rede pública, para 31 alunos do 20 ano do ensino médio. O principal objetivo do trabalho foi despertar nos alunos o interesse pelo estudo da Botânica e estimula-los a aplicar este conhecimento na preservação do meio ambiente e no seu dia-a-dia, os resultados foram bastante positivos. Palavras-Chave: Extensão universitária, Estágio supervisionado, Sistema transversal, Biologia, BotânicaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:16:13Z2024-09-10T17:38:09Z2020-07-142020-07-19T21:16:13Z2016-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ismitiely SilvaSouza, Jessica Martins deSilva, Nataly Cantão daNeves, Maria Aparecidareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:25:56Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4916Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:25:56Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
Transversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teaching
title Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
spellingShingle Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
Sousa, Ismitiely Silva
Extensão Universitária
Estágio Supervisionado
Sistema Transversal
Biologia
Botânica
Ciências
title_short Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
title_full Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
title_fullStr Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
title_full_unstemmed Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
title_sort Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
author Sousa, Ismitiely Silva
author_facet Sousa, Ismitiely Silva
Souza, Jessica Martins de
Silva, Nataly Cantão da
Neves, Maria Aparecida
author_role author
author2 Souza, Jessica Martins de
Silva, Nataly Cantão da
Neves, Maria Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ismitiely Silva
Souza, Jessica Martins de
Silva, Nataly Cantão da
Neves, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão Universitária
Estágio Supervisionado
Sistema Transversal
Biologia
Botânica
Ciências
topic Extensão Universitária
Estágio Supervisionado
Sistema Transversal
Biologia
Botânica
Ciências
description This work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
2020-07-19T21:16:13Z
2020-07-14
2020-07-19T21:16:13Z
2024-09-10T17:38:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016.
1984-7505
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916
identifier_str_mv BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016.
1984-7505
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Amazônica de Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701090996944896