Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916 |
Resumo: | This work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany. |
id |
UEA_38a38053dd60cdbcb764445614f145c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ri.uea.edu.br:riuea/4916 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânicaTransversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teachingExtensão UniversitáriaEstágio SupervisionadoSistema TransversalBiologiaBotânicaCiênciasThis work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany.Este trabalho é resultado da ação de extensão da disciplina de Estágio em Educação IV, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Proposta baseada no sistema transversal de ensino-aprendizagem de Piconez (2004), onde a sistemática de planejamento é geradora de reflexões. A escolha do tema “Reino vegetal”, considerou o fato do ensino de botânica ser visto pelos alunos como pouco atrativo, e por alguns professores, como um conteúdo difícil de ser trabalhado, assim como a dificuldade de manter o interesse do aluno nas aulas. Estruturas, sequência sistemática de organismos e grupos, classificação taxonômica bastante complexa, acabam sendo um desafio. Foram realizados minicursos (20 horas) em duas escolas da rede pública, para 31 alunos do 20 ano do ensino médio. O principal objetivo do trabalho foi despertar nos alunos o interesse pelo estudo da Botânica e estimula-los a aplicar este conhecimento na preservação do meio ambiente e no seu dia-a-dia, os resultados foram bastante positivos. Palavras-Chave: Extensão universitária, Estágio supervisionado, Sistema transversal, Biologia, BotânicaUniversidade do Estado do AmazonasBrasilUEA2020-07-19T21:16:13Z2024-09-10T17:38:09Z2020-07-142020-07-19T21:16:13Z2016-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916porRevista Amazônica de Ensino de CiênciasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Ismitiely SilvaSouza, Jessica Martins deSilva, Nataly Cantão daNeves, Maria Aparecidareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T20:25:56Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/4916Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T20:25:56Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica Transversal system of teaching-learning process, a challenge in the reflexive planning for Botany teaching |
title |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica |
spellingShingle |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica Sousa, Ismitiely Silva Extensão Universitária Estágio Supervisionado Sistema Transversal Biologia Botânica Ciências |
title_short |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica |
title_full |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica |
title_fullStr |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica |
title_full_unstemmed |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica |
title_sort |
Sistema transversal de ensino-aprendizagem, um desafio no planejamento reflexivo do ensino de botânica |
author |
Sousa, Ismitiely Silva |
author_facet |
Sousa, Ismitiely Silva Souza, Jessica Martins de Silva, Nataly Cantão da Neves, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jessica Martins de Silva, Nataly Cantão da Neves, Maria Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ismitiely Silva Souza, Jessica Martins de Silva, Nataly Cantão da Neves, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão Universitária Estágio Supervisionado Sistema Transversal Biologia Botânica Ciências |
topic |
Extensão Universitária Estágio Supervisionado Sistema Transversal Biologia Botânica Ciências |
description |
This work is the result of an action of extension program at Internship in Education IV, from the undergraduate course in Biological Sciences/UFRR. This work is based in the transversal system of teaching-learning process of Piconez (2004), where reflections are brought forth from planning. We choose the “Plantae Kingdom” theme, considering the fact that students do not see botany as an interesting subject; in addition, some teachers find it as a difficult content to work with, as well as, being hard to keep the interests of students on it. Structures, systematic sequence of organisms and groups, very difficult taxonomic classification turned out to be a challenge. Short courses were carried out (20 hours) in two public schools for 31 sophomore high school students. The main objective of this work was to encourage the interest of students towards Botany and motivate them to apply this knowledge in their daily life, and environment awareness. The results were very satisfactory. Keywords: Academic extension, Supervised Internship, Transversal System, Biology, Botany. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-11 2020-07-19T21:16:13Z 2020-07-14 2020-07-19T21:16:13Z 2024-09-10T17:38:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016. 1984-7505 https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916 |
identifier_str_mv |
BIANCHI, A. C. M.; ALVARENGA, M.; BIANCHI, R. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005; KRASILCHIC, M. Prática de ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v.3, ns. 3,4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: <http://www.cead.ufla.br/portal/wp-ontent/uploads/2013/10/Arquivo_referente_ao_Anexo_V_do_Edital_CEAD_06_2013.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2016. 1984-7505 |
url |
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Amazônica de Ensino de Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas Brasil UEA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecacentral@uea.edu.br |
_version_ |
1816701090996944896 |