Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Melo dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625
Resumo: Apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspectiva de aprofundamento de leituras sobre tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, visando contribuir com as discussões sobre a inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. A pesquisa encontra-se na fase inicial, mais especificamente, foi inaugurada com a vivência deles no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os dados dos relatórios demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre a temática em debate. Por fim, o texto propõe um movimento reflexivo de aproximação entre educação, tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, capaz de desencadear uma melhor compreensão sobre as bases teórico-legais da inclusão escolar. O desejo é que as inquietações resultantes desse trabalho colaborativo se traduzam em pontos de interrogação para as discussões, estudos e trabalhos futuros sobre os desafios da profissão docente.
id UEA_46e6d8c4a4a2393cbb77f331d5e3038a
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/625
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?Reflecting on technologies for assistive technology and education: did inclusion reach the public school?Inclusão escolarTecnologias para a educaçãoEnsinoPesquisaApresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspectiva de aprofundamento de leituras sobre tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, visando contribuir com as discussões sobre a inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. A pesquisa encontra-se na fase inicial, mais especificamente, foi inaugurada com a vivência deles no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os dados dos relatórios demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre a temática em debate. Por fim, o texto propõe um movimento reflexivo de aproximação entre educação, tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, capaz de desencadear uma melhor compreensão sobre as bases teórico-legais da inclusão escolar. O desejo é que as inquietações resultantes desse trabalho colaborativo se traduzam em pontos de interrogação para as discussões, estudos e trabalhos futuros sobre os desafios da profissão docente.It presents partial data of a research that aims to analyze the impact of teaching, research and extension experiences in the initial training of the undergraduate students in Mathematics and Pedagogy of the University of the State of Amazonas. The text seeks to bring the reports of experience closer to the perspective of deepening readings on technology for assistive technology and education, in order to contribute to the discussions on school inclusion. The bibliographical and documentary research subsidizes the research work, having as subjects of the study 07 academics of the Normal Higher School / UEA and 03 higher education teachers. The research is in the initial phase, more specifically, was inaugurated with their experience in planning and supporting the coordination of the First Workshop on Educational Technologies: Breaking Paradigms, held by the State University of Amazonas on December 1 and 2, 2016 The data presented had as sources of consultation scientific papers from national researchers, books on education and technologies for education, as well as reports produced by the academics about the Event. The data of the reports show the students' perception of the contribution of this activity to the academic and professional formation, but also evidence their motivation and need to deepen the subject under debate. Finally, the text proposes a reflexive movement of approximation between education, technology for education and assistive technology, capable of triggering a better understanding of the theoretical-legal bases of school inclusion. It is hoped that the concerns resulting from this collaborative work will translate into question marks for discussions, studies and future work on the challenges of the teaching profession.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-13T18:30:54Z2017-08-292017-09-13T18:30:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Thaís Melo dosreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T18:11:08Zoai:repositorioinstitucional:riuea/625Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:41.791338Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
Reflecting on technologies for assistive technology and education: did inclusion reach the public school?
title Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
spellingShingle Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
Santos, Thaís Melo dos
Inclusão escolar
Tecnologias para a educação
Ensino
Pesquisa
title_short Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
title_full Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
title_fullStr Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
title_full_unstemmed Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
title_sort Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?
author Santos, Thaís Melo dos
author_facet Santos, Thaís Melo dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thaís Melo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Tecnologias para a educação
Ensino
Pesquisa
topic Inclusão escolar
Tecnologias para a educação
Ensino
Pesquisa
description Apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspectiva de aprofundamento de leituras sobre tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, visando contribuir com as discussões sobre a inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. A pesquisa encontra-se na fase inicial, mais especificamente, foi inaugurada com a vivência deles no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os dados dos relatórios demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre a temática em debate. Por fim, o texto propõe um movimento reflexivo de aproximação entre educação, tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, capaz de desencadear uma melhor compreensão sobre as bases teórico-legais da inclusão escolar. O desejo é que as inquietações resultantes desse trabalho colaborativo se traduzam em pontos de interrogação para as discussões, estudos e trabalhos futuros sobre os desafios da profissão docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-13T18:30:54Z
2017-08-29
2017-09-13T18:30:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203845787451392