Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thaís Melo dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625
Resumo: Apresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspectiva de aprofundamento de leituras sobre tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, visando contribuir com as discussões sobre a inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. A pesquisa encontra-se na fase inicial, mais especificamente, foi inaugurada com a vivência deles no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os dados dos relatórios demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre a temática em debate. Por fim, o texto propõe um movimento reflexivo de aproximação entre educação, tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, capaz de desencadear uma melhor compreensão sobre as bases teórico-legais da inclusão escolar. O desejo é que as inquietações resultantes desse trabalho colaborativo se traduzam em pontos de interrogação para as discussões, estudos e trabalhos futuros sobre os desafios da profissão docente.
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spelling Refletindo sobre tecnologias para a educação e tecnologia assistiva: a inclusão chegou à escola pública?Reflecting on technologies for assistive technology and education: did inclusion reach the public school?Inclusão escolarTecnologias para a educaçãoEnsinoPesquisaApresenta dados parciais de uma pesquisa que objetiva analisar o impacto das experiências de ensino, pesquisa e extensão na formação inicial dos acadêmicos das Licenciaturas em Matemática e Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas. O texto busca aproximar os relatos de experiência à perspectiva de aprofundamento de leituras sobre tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, visando contribuir com as discussões sobre a inclusão escolar. A pesquisa bibliográfica e documental subsidia o trabalho investigativo, tendo como sujeitos do estudo 07 acadêmicos da Escola Normal Superior/UEA e 03 professores do ensino superior. A pesquisa encontra-se na fase inicial, mais especificamente, foi inaugurada com a vivência deles no planejamento e apoio à coordenação do I Workshop de Tecnologias Educacionais: Quebrando Paradigmas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas nos dias 1 e 2 de dezembro de 2016. Os dados apresentados tiveram como fontes de consulta artigos científicos de pesquisadores nacionais, livros da área da educação e tecnologias para a educação, bem como relatórios produzidos pelos acadêmicos sobre do Evento. Os dados dos relatórios demonstram a percepção dos alunos quanto à contribuição dessa atividade à formação acadêmica e profissional, mas também evidenciam sua motivação e necessidade de aprofundamento sobre a temática em debate. Por fim, o texto propõe um movimento reflexivo de aproximação entre educação, tecnologia para a educação e tecnologia assistiva, capaz de desencadear uma melhor compreensão sobre as bases teórico-legais da inclusão escolar. O desejo é que as inquietações resultantes desse trabalho colaborativo se traduzam em pontos de interrogação para as discussões, estudos e trabalhos futuros sobre os desafios da profissão docente.It presents partial data of a research that aims to analyze the impact of teaching, research and extension experiences in the initial training of the undergraduate students in Mathematics and Pedagogy of the University of the State of Amazonas. The text seeks to bring the reports of experience closer to the perspective of deepening readings on technology for assistive technology and education, in order to contribute to the discussions on school inclusion. The bibliographical and documentary research subsidizes the research work, having as subjects of the study 07 academics of the Normal Higher School / UEA and 03 higher education teachers. The research is in the initial phase, more specifically, was inaugurated with their experience in planning and supporting the coordination of the First Workshop on Educational Technologies: Breaking Paradigms, held by the State University of Amazonas on December 1 and 2, 2016 The data presented had as sources of consultation scientific papers from national researchers, books on education and technologies for education, as well as reports produced by the academics about the Event. The data of the reports show the students' perception of the contribution of this activity to the academic and professional formation, but also evidence their motivation and need to deepen the subject under debate. Finally, the text proposes a reflexive movement of approximation between education, technology for education and assistive technology, capable of triggering a better understanding of the theoretical-legal bases of school inclusion. It is hoped that the concerns resulting from this collaborative work will translate into question marks for discussions, studies and future work on the challenges of the teaching profession.Universidade do Estado do Amazonas2017-09-13T18:30:54Z2017-08-292017-09-13T18:30:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/625porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Thaís Melo dosreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-10T18:11:08ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
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It presents partial data of a research that aims to analyze the impact of teaching, research and extension experiences in the initial training of the undergraduate students in Mathematics and Pedagogy of the University of the State of Amazonas. The text seeks to bring the reports of experience closer to the perspective of deepening readings on technology for assistive technology and education, in order to contribute to the discussions on school inclusion. The bibliographical and documentary research subsidizes the research work, having as subjects of the study 07 academics of the Normal Higher School / UEA and 03 higher education teachers. The research is in the initial phase, more specifically, was inaugurated with their experience in planning and supporting the coordination of the First Workshop on Educational Technologies: Breaking Paradigms, held by the State University of Amazonas on December 1 and 2, 2016 The data presented had as sources of consultation scientific papers from national researchers, books on education and technologies for education, as well as reports produced by the academics about the Event. The data of the reports show the students' perception of the contribution of this activity to the academic and professional formation, but also evidence their motivation and need to deepen the subject under debate. Finally, the text proposes a reflexive movement of approximation between education, technology for education and assistive technology, capable of triggering a better understanding of the theoretical-legal bases of school inclusion. It is hoped that the concerns resulting from this collaborative work will translate into question marks for discussions, studies and future work on the challenges of the teaching profession.
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