Caminhos da educação matemática no CESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciane Alcântara da
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1420
Resumo: Este artigo apresenta resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido sob uma análise qualitativa e procedimento bibliográfico que faz um estudo a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da licenciatura em matemática, na qual se encontram diversidades de pesquisas amparadas tecnicamente e sustentadas em variadas tendências de investigação voltadas para diferentes realidades educacionais, por isso, este estudo tem como objetivo delinear as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as pesquisas realizadas no âmbito dos TCC no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, no período de 2007 a 2017. Para início de investigação foi realizada uma leitura seletiva e reflexiva do material bibliográfico, onde a análise dos dados se desenvolveu por meio da leitura interpretativa, a partir dos princípios da meta-análise. Os resultados nos permitem dizer que a maior parte dos TCC se caracterizam como pesquisa Empírica ou de campo, de natureza qualitativa com uma abordagem a partir de estudos de caso; a maioria dessas pesquisas foram desenvolvidas sob a chancela das linhas/tendências investigativas da Cognição, aprendizagem e interação social no ensino-aprendizagem de matemática e Etnomatematica; ademais, a base teórica predominante nos TCC deriva das ideias de Ubiratan D’Ambrosio. O objeto matemático e o foco das pesquisas se apresentam em maior quantidade com o conteúdo de Geometria voltados tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os resultados nos permitem concluir que a Educação Matemática no CESP se direciona com maior atenção ao processo de ensino-aprendizagem, buscando possibilidades nos saberes matemáticos oriunda da cultura Parintinense.
id UEA_4f5f227e9ed8a091423ec7f4c04ba8a0
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1420
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Caminhos da educação matemática no CESPPaths of Mathematics Education at CESPPesquisaEducação MatemáticaLicenciatura em MatemáticaTCCEste artigo apresenta resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido sob uma análise qualitativa e procedimento bibliográfico que faz um estudo a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da licenciatura em matemática, na qual se encontram diversidades de pesquisas amparadas tecnicamente e sustentadas em variadas tendências de investigação voltadas para diferentes realidades educacionais, por isso, este estudo tem como objetivo delinear as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as pesquisas realizadas no âmbito dos TCC no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, no período de 2007 a 2017. Para início de investigação foi realizada uma leitura seletiva e reflexiva do material bibliográfico, onde a análise dos dados se desenvolveu por meio da leitura interpretativa, a partir dos princípios da meta-análise. Os resultados nos permitem dizer que a maior parte dos TCC se caracterizam como pesquisa Empírica ou de campo, de natureza qualitativa com uma abordagem a partir de estudos de caso; a maioria dessas pesquisas foram desenvolvidas sob a chancela das linhas/tendências investigativas da Cognição, aprendizagem e interação social no ensino-aprendizagem de matemática e Etnomatematica; ademais, a base teórica predominante nos TCC deriva das ideias de Ubiratan D’Ambrosio. O objeto matemático e o foco das pesquisas se apresentam em maior quantidade com o conteúdo de Geometria voltados tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os resultados nos permitem concluir que a Educação Matemática no CESP se direciona com maior atenção ao processo de ensino-aprendizagem, buscando possibilidades nos saberes matemáticos oriunda da cultura Parintinense.This article presents results of a research project developed under a qualitative analysis and a bibliographic procedure that makes a study based on the Works of Conclusion of Course - TCC of the degree in mathematics, in which are found diversities of research supported technically and sustained in varied tendencies the aim of this study is to outline the theoretical and methodological foundations that underpin the research carried out in the scope of TCC in the Center for Higher Studies of Parintins - CESP, from 2007 to 2017. For the beginning a selective and reflexive reading of the bibliographic material was carried out, where the analysis of the data was developed through interpretive reading, based on the principles of meta-analysis. The results allow us to say that most CBTs are characterized as empirical or field research, of a qualitative nature with an approach based on case studies; the majority of these researches were developed under the seal of the lines / investigative tendencies of Cognition, learning and social interaction in the teaching-learning of Mathematics and Ethnomathematics; In addition, the theoretical basis prevailing in CBT derives from the ideas of Ubiratan D'Ambrosio. The mathematical object and the focus of the researches are presented in greater quantity with the content of Geometry geared for both Elementary School and High School. The results allow us to conclude that the Mathematics Education at CESP is directed with greater attention to the teaching-learning process, seeking possibilities in mathematical knowledge from the Parintinian culture.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-12T13:09:40Z2019-02-112019-02-12T13:09:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1420porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciane Alcântara dareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:22:24ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos da educação matemática no CESP
Paths of Mathematics Education at CESP
title Caminhos da educação matemática no CESP
spellingShingle Caminhos da educação matemática no CESP
Silva, Luciane Alcântara da
Pesquisa
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
TCC
title_short Caminhos da educação matemática no CESP
title_full Caminhos da educação matemática no CESP
title_fullStr Caminhos da educação matemática no CESP
title_full_unstemmed Caminhos da educação matemática no CESP
title_sort Caminhos da educação matemática no CESP
author Silva, Luciane Alcântara da
author_facet Silva, Luciane Alcântara da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciane Alcântara da
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
TCC
topic Pesquisa
Educação Matemática
Licenciatura em Matemática
TCC
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido sob uma análise qualitativa e procedimento bibliográfico que faz um estudo a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da licenciatura em matemática, na qual se encontram diversidades de pesquisas amparadas tecnicamente e sustentadas em variadas tendências de investigação voltadas para diferentes realidades educacionais, por isso, este estudo tem como objetivo delinear as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as pesquisas realizadas no âmbito dos TCC no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, no período de 2007 a 2017. Para início de investigação foi realizada uma leitura seletiva e reflexiva do material bibliográfico, onde a análise dos dados se desenvolveu por meio da leitura interpretativa, a partir dos princípios da meta-análise. Os resultados nos permitem dizer que a maior parte dos TCC se caracterizam como pesquisa Empírica ou de campo, de natureza qualitativa com uma abordagem a partir de estudos de caso; a maioria dessas pesquisas foram desenvolvidas sob a chancela das linhas/tendências investigativas da Cognição, aprendizagem e interação social no ensino-aprendizagem de matemática e Etnomatematica; ademais, a base teórica predominante nos TCC deriva das ideias de Ubiratan D’Ambrosio. O objeto matemático e o foco das pesquisas se apresentam em maior quantidade com o conteúdo de Geometria voltados tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os resultados nos permitem concluir que a Educação Matemática no CESP se direciona com maior atenção ao processo de ensino-aprendizagem, buscando possibilidades nos saberes matemáticos oriunda da cultura Parintinense.
This article presents results of a research project developed under a qualitative analysis and a bibliographic procedure that makes a study based on the Works of Conclusion of Course - TCC of the degree in mathematics, in which are found diversities of research supported technically and sustained in varied tendencies the aim of this study is to outline the theoretical and methodological foundations that underpin the research carried out in the scope of TCC in the Center for Higher Studies of Parintins - CESP, from 2007 to 2017. For the beginning a selective and reflexive reading of the bibliographic material was carried out, where the analysis of the data was developed through interpretive reading, based on the principles of meta-analysis. The results allow us to say that most CBTs are characterized as empirical or field research, of a qualitative nature with an approach based on case studies; the majority of these researches were developed under the seal of the lines / investigative tendencies of Cognition, learning and social interaction in the teaching-learning of Mathematics and Ethnomathematics; In addition, the theoretical basis prevailing in CBT derives from the ideas of Ubiratan D'Ambrosio. The mathematical object and the focus of the researches are presented in greater quantity with the content of Geometry geared for both Elementary School and High School. The results allow us to conclude that the Mathematics Education at CESP is directed with greater attention to the teaching-learning process, seeking possibilities in mathematical knowledge from the Parintinian culture.
description Este artigo apresenta resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido sob uma análise qualitativa e procedimento bibliográfico que faz um estudo a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da licenciatura em matemática, na qual se encontram diversidades de pesquisas amparadas tecnicamente e sustentadas em variadas tendências de investigação voltadas para diferentes realidades educacionais, por isso, este estudo tem como objetivo delinear as bases teóricas e metodológicas que fundamentam as pesquisas realizadas no âmbito dos TCC no Centro de Estudos Superiores de Parintins - CESP, no período de 2007 a 2017. Para início de investigação foi realizada uma leitura seletiva e reflexiva do material bibliográfico, onde a análise dos dados se desenvolveu por meio da leitura interpretativa, a partir dos princípios da meta-análise. Os resultados nos permitem dizer que a maior parte dos TCC se caracterizam como pesquisa Empírica ou de campo, de natureza qualitativa com uma abordagem a partir de estudos de caso; a maioria dessas pesquisas foram desenvolvidas sob a chancela das linhas/tendências investigativas da Cognição, aprendizagem e interação social no ensino-aprendizagem de matemática e Etnomatematica; ademais, a base teórica predominante nos TCC deriva das ideias de Ubiratan D’Ambrosio. O objeto matemático e o foco das pesquisas se apresentam em maior quantidade com o conteúdo de Geometria voltados tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio. Os resultados nos permitem concluir que a Educação Matemática no CESP se direciona com maior atenção ao processo de ensino-aprendizagem, buscando possibilidades nos saberes matemáticos oriunda da cultura Parintinense.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-12T13:09:40Z
2019-02-11
2019-02-12T13:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1420
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829748369031168