Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samias, Jandernei Cordeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1009
Resumo: The reorganization of schools caused by the COVID-19 Corona Virus pandemic generated an exchange of in-person teaching for remote teaching and this new way of teaching triggered many changes in teaching practice. Using this new scenario, a survey was carried out with Biology teachers, a questionnaire was applied with the aim of analyzing and understanding the main difficulties faced by them in this new scenario. The results indicate that one of the main difficulties is related to the lack of ability to use technologies as educational potential and also the lack of effective participation of students in remote teaching. Quality ongoing training for teachers and resources that promote student involvement and motivation in non-face-to-face classes are essential.
id UEA_74426d4bd4ebcc44ec7cc9888d0b7734
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/1009
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AMDifficulties encountered in teaching biology during the pandemic in a public school in the city of Tabatinga-AMPandemiaCorona vírusBiologiaDificuldadesProfessoresThe reorganization of schools caused by the COVID-19 Corona Virus pandemic generated an exchange of in-person teaching for remote teaching and this new way of teaching triggered many changes in teaching practice. Using this new scenario, a survey was carried out with Biology teachers, a questionnaire was applied with the aim of analyzing and understanding the main difficulties faced by them in this new scenario. The results indicate that one of the main difficulties is related to the lack of ability to use technologies as educational potential and also the lack of effective participation of students in remote teaching. Quality ongoing training for teachers and resources that promote student involvement and motivation in non-face-to-face classes are essential.A reorganização das escolas causada pela pandemia do Corona Vírus da COVID-19 gerou uma permuta do ensino presencial pelo remoto e essa nova maneira de ensinar desencadeou muitas mudanças na prática docente. Mediante esse novo cenário foi realizada uma pesquisa com professores da área de Biologia, aplicou-se um questionário com o objetivo de analisar e compreender as principais dificuldades enfrentadas por eles nesse novo cenário. Os resultados apontam que uma das principais dificuldades está relacionada à falta de habilidade na utilização das tecnologias como potencial educativo e também, a ausência da participação efetiva dos estudantes no ensino remoto. Tornando-se imprescindível a formação continuada de qualidade para professores e recursos que promovam o envolvimento e motivação dos estudantes nas aulas não presenciais.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEACampos, Marcella Pereira da CunhaSamias, Jandernei Cordeiro2023-10-04T18:10:11Z2024-08-30T19:52:11Z2023-10-022023-10-04T18:10:11Z2023-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1009porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T20:03:14Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/1009Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T20:03:14Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
Difficulties encountered in teaching biology during the pandemic in a public school in the city of Tabatinga-AM
title Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
spellingShingle Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
Samias, Jandernei Cordeiro
Pandemia
Corona vírus
Biologia
Dificuldades
Professores
title_short Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
title_full Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
title_fullStr Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
title_full_unstemmed Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
title_sort Dificuldades encontradas no ensino de biologia durante a pandemia em uma escola pública do munícipio de Tabatinga-AM
author Samias, Jandernei Cordeiro
author_facet Samias, Jandernei Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Marcella Pereira da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Samias, Jandernei Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Corona vírus
Biologia
Dificuldades
Professores
topic Pandemia
Corona vírus
Biologia
Dificuldades
Professores
description The reorganization of schools caused by the COVID-19 Corona Virus pandemic generated an exchange of in-person teaching for remote teaching and this new way of teaching triggered many changes in teaching practice. Using this new scenario, a survey was carried out with Biology teachers, a questionnaire was applied with the aim of analyzing and understanding the main difficulties faced by them in this new scenario. The results indicate that one of the main difficulties is related to the lack of ability to use technologies as educational potential and also the lack of effective participation of students in remote teaching. Quality ongoing training for teachers and resources that promote student involvement and motivation in non-face-to-face classes are essential.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T18:10:11Z
2023-10-02
2023-10-04T18:10:11Z
2023-10-02
2024-08-30T19:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1009
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/1009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701109047132160