As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Isabel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168749
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_622450db6d571e1ed2687fdb06c7ff4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168749
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolarTecnologiaProfessorDificuldadeFormação de professoresTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O avanço da tecnologia mudou radicalmente a vida das pessoas e veio fazer parte de toda a sociedade e do modo de transmitir o conhecimento. Os professores precisam estar cada dia mais dedicados aos novos avanços, procurando meios de formação que tire o medo de lidar com as tecnologias, pois estes são os principais mediadores do conhecimento e tem a obrigação de ter o domínio das TDICs que vem para auxilia-los e não para amedronta-los no dia a dia escolar. O presente trabalho tem como eixo relatar as dificuldades encontradas pelos professores dentro da sala de aula no seu dia-a-dia no Centro Educacional Giácomo Zommer (C.E.G.Z.), cidade de Mirim Doce, estado de Santa Catarina. Procura-se neste trabalho apresentar o uso das tecnologias no dia-a-dia na Escola, com trabalhos relacionados a sequências didáticas, procurando relatar um pouco do que acontece nesta Instituição, identificando o uso destas tecnologias na sala de aula. Analisando as ações dos professores e profissionais que compõem o ambiente escolar, através de coletas de dados adquiridas por pesquisa de um questionário, procura-se apresentar um projeto de formação de professores como uma estratégia para estar ligada às tecnologias e, concomitantemente, atualizar-se com o uso destas. Pois, em qualquer profissão devemos estar em constante formação. É inevitável o uso das tecnologias no contexto escolar nos dias de hoje. Com a informatização surge também a necessidade de ensinar e aprender com novas perspectivas. Precisamos repensar a educação e refletir sobre os novos paradigmas que irão surgindo em termos de tecnologias. Nossos estudantes estão cada vez mais exigentes, querem um ensino mais próximo ao seu tempo. É papel da escola de oferecer recursos mais favoráveis aos processos de ensino e aprendizagem e as Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC podem contribuir para a melhoria desta qualidade de ensino.Florianópolis, SCSchons, ClaudineUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Maria Isabel2016-09-28T20:01:35Z2016-09-28T20:01:35Z2016-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis112application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168749porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-28T20:01:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168749Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-28T20:01:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
title As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
spellingShingle As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
Dias, Maria Isabel
Tecnologia
Professor
Dificuldade
Formação de professores
title_short As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
title_full As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
title_fullStr As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
title_full_unstemmed As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
title_sort As dificuldades encontradas com as tecnologias no cotidiano escolar
author Dias, Maria Isabel
author_facet Dias, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schons, Claudine
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Professor
Dificuldade
Formação de professores
topic Tecnologia
Professor
Dificuldade
Formação de professores
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T20:01:35Z
2016-09-28T20:01:35Z
2016-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168749
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652303965618176