A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amanda Caroline Mota de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/999
Resumo: Esta monografia propõe-se, através da análise de dados, a refletir sobre o que pensa um pequeno grupo formado por um professor, uma gestora, alunos e pais sobre a importância do ensino de Teatro. Para isso foi oferecido um questionário aos participantes, em que os mesmos responderam se acham o ensino de Teatro importante e por quê? A partir das respostas obtidas, criaram-se duas categorias de dados, uma com as respostas dos participantes que negaram a importância e outra com os que reconheceram a importância do ensino de Teatro. Para analisar essas respostas trabalhou-se com autores que pensam sobre a importância do ensino de Arte e do ensino de Teatro no contexto escolar, autores estes que abordam os desafios que o ensino da Arte e do Teatro possuem para se firmarem como disciplinas no âmbito de escola pública da educação formal. A maioria dos participantes reconheceu a importância do ensino de Teatro, porém suas defesas possuem argumentos variados. Esses argumentos se relacionam ao reconhecimento do Teatro como conteúdo específico, ao Teatro como entretenimento, ao Teatro como apoio de socialização e terapia, como apoio de desenvolvimento cognitivo, como mecanismo de caça-talentos e ao Teatro como forma de conhecer a si mesmo e ao mundo. Pesquisas como essa se fazem importantes, principalmente no cenário amazonense, onde este tipo de debate e relatos ainda é escasso.
id UEA_7d11bfd02d2c194ff43f3d2ff8092ddd
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/999
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e paisEnsino de arteTeatroTeatro - relevânciaEsta monografia propõe-se, através da análise de dados, a refletir sobre o que pensa um pequeno grupo formado por um professor, uma gestora, alunos e pais sobre a importância do ensino de Teatro. Para isso foi oferecido um questionário aos participantes, em que os mesmos responderam se acham o ensino de Teatro importante e por quê? A partir das respostas obtidas, criaram-se duas categorias de dados, uma com as respostas dos participantes que negaram a importância e outra com os que reconheceram a importância do ensino de Teatro. Para analisar essas respostas trabalhou-se com autores que pensam sobre a importância do ensino de Arte e do ensino de Teatro no contexto escolar, autores estes que abordam os desafios que o ensino da Arte e do Teatro possuem para se firmarem como disciplinas no âmbito de escola pública da educação formal. A maioria dos participantes reconheceu a importância do ensino de Teatro, porém suas defesas possuem argumentos variados. Esses argumentos se relacionam ao reconhecimento do Teatro como conteúdo específico, ao Teatro como entretenimento, ao Teatro como apoio de socialização e terapia, como apoio de desenvolvimento cognitivo, como mecanismo de caça-talentos e ao Teatro como forma de conhecer a si mesmo e ao mundo. Pesquisas como essa se fazem importantes, principalmente no cenário amazonense, onde este tipo de debate e relatos ainda é escasso.This monograph proposes, through data analysis, to reflect on what thinks a small group formed by a teacher, a manager, students and parents on the importance of Theater teaching. For this purpose was a questionnaire given to the participants, in which they answered if they think the teaching of Theater important and why? From the answers obtained, two categories were created, one with the answers of participants who denied the importance and another with those who recognized the importance of Theater teaching. To analyze these answers, we worked with authors who think about the importance of teaching Art and Theater teaching in the school context, authors that address the challenges that the teaching of Art and Theater have to establish themselves as subjects within the scope of public school of formal education. Most participants recognized the importance of theater teaching, but these defenses have varied arguments. These arguments relate to the recognition of the Theater as specific content, to the Theater as entertainment, to the Theater as support of socialization and therapy, as support of cognitive development, as a mechanism of talent scouting and to the Theater as a way of knowing oneself and the world. Research such as this becomes important, especially in the Amazonian scenario, where this type of debate and reporting is still scarce.Universidade do Estado do Amazonas2018-08-17T13:36:22Z2017-08-172018-08-17T13:36:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/999porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amanda Caroline Mota dereponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T19:38:45Zoai:repositorioinstitucional:riuea/999Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/oai/resquestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2023-12-11T16:50:17.296579Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)true
dc.title.none.fl_str_mv A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
title A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
spellingShingle A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
Souza, Amanda Caroline Mota de
Ensino de arte
Teatro
Teatro - relevância
title_short A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
title_full A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
title_fullStr A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
title_full_unstemmed A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
title_sort A importância do ensino de teatro segundo um professor, um gestor, alunos e pais
author Souza, Amanda Caroline Mota de
author_facet Souza, Amanda Caroline Mota de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amanda Caroline Mota de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de arte
Teatro
Teatro - relevância
topic Ensino de arte
Teatro
Teatro - relevância
description Esta monografia propõe-se, através da análise de dados, a refletir sobre o que pensa um pequeno grupo formado por um professor, uma gestora, alunos e pais sobre a importância do ensino de Teatro. Para isso foi oferecido um questionário aos participantes, em que os mesmos responderam se acham o ensino de Teatro importante e por quê? A partir das respostas obtidas, criaram-se duas categorias de dados, uma com as respostas dos participantes que negaram a importância e outra com os que reconheceram a importância do ensino de Teatro. Para analisar essas respostas trabalhou-se com autores que pensam sobre a importância do ensino de Arte e do ensino de Teatro no contexto escolar, autores estes que abordam os desafios que o ensino da Arte e do Teatro possuem para se firmarem como disciplinas no âmbito de escola pública da educação formal. A maioria dos participantes reconheceu a importância do ensino de Teatro, porém suas defesas possuem argumentos variados. Esses argumentos se relacionam ao reconhecimento do Teatro como conteúdo específico, ao Teatro como entretenimento, ao Teatro como apoio de socialização e terapia, como apoio de desenvolvimento cognitivo, como mecanismo de caça-talentos e ao Teatro como forma de conhecer a si mesmo e ao mundo. Pesquisas como essa se fazem importantes, principalmente no cenário amazonense, onde este tipo de debate e relatos ainda é escasso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
2018-08-17T13:36:22Z
2018-08-17T13:36:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/999
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1792203842525331456