Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
Texto Completo: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias. |
id |
UEA_8bedc3ea2f0c0cc765c9b59709aa888e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioinstitucional:riuea/1437 |
network_acronym_str |
UEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
spelling |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediadorLiterature in Youth and Adult Education: a relationship between the text, the reader and the mediatorLiteraturaLeituraEJATextoMediadorO presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.The present work addresses the need for accompaniment by the teacher who mediates the reading, the literary text and the reader, student of the Youth and Adult Education, in order to show the difficulties encountered by these students regarding the comprehension and analysis of these texts, as presented in the formulation of the problem, aiming to show how literature can contribute to the formation of the competent reader in the Youth and Adult Education. The work was developed, using qualitative research as its methodology, having as a proceeding method a case study and the dialectical method as the approaching method. The research conducted was the field one, since it is necessary to verify the content of the proposal being carried out in a State School in the city of Parintins-Am. It was taken as theoretical basis for the research Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, among others. For the data collection, a questionnaire was answered, followed by reading workshops. In this context, it is concluded that the teacher has a very great challenge regarding the readings of both literary and not literary texts exposed in the classroom since students do not have the habit of reading, because, they were not encouraged by their families.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-15T14:30:13Z2019-02-142019-02-15T14:30:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCidade, Lúcia de Souzareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:13:10ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/ |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador Literature in Youth and Adult Education: a relationship between the text, the reader and the mediator |
title |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador |
spellingShingle |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador Cidade, Lúcia de Souza Literatura Leitura EJA Texto Mediador |
title_short |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador |
title_full |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador |
title_fullStr |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador |
title_full_unstemmed |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador |
title_sort |
Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador |
author |
Cidade, Lúcia de Souza |
author_facet |
Cidade, Lúcia de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cidade, Lúcia de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Leitura EJA Texto Mediador |
topic |
Literatura Leitura EJA Texto Mediador |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias. The present work addresses the need for accompaniment by the teacher who mediates the reading, the literary text and the reader, student of the Youth and Adult Education, in order to show the difficulties encountered by these students regarding the comprehension and analysis of these texts, as presented in the formulation of the problem, aiming to show how literature can contribute to the formation of the competent reader in the Youth and Adult Education. The work was developed, using qualitative research as its methodology, having as a proceeding method a case study and the dialectical method as the approaching method. The research conducted was the field one, since it is necessary to verify the content of the proposal being carried out in a State School in the city of Parintins-Am. It was taken as theoretical basis for the research Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, among others. For the data collection, a questionnaire was answered, followed by reading workshops. In this context, it is concluded that the teacher has a very great challenge regarding the readings of both literary and not literary texts exposed in the classroom since students do not have the habit of reading, because, they were not encouraged by their families. |
description |
O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-15T14:30:13Z 2019-02-14 2019-02-15T14:30:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437 |
url |
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Amazonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instacron:UEA |
instname_str |
Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
instacron_str |
UEA |
institution |
UEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829750542729216 |