Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cidade, Lúcia de Souza
Data de Publicação: 2019
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437
Resumo: O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.
id UEA_8bedc3ea2f0c0cc765c9b59709aa888e
oai_identifier_str oai:repositorioinstitucional:riuea/1437
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
spelling Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediadorLiterature in Youth and Adult Education: a relationship between the text, the reader and the mediatorLiteraturaLeituraEJATextoMediadorO presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.The present work addresses the need for accompaniment by the teacher who mediates the reading, the literary text and the reader, student of the Youth and Adult Education, in order to show the difficulties encountered by these students regarding the comprehension and analysis of these texts, as presented in the formulation of the problem, aiming to show how literature can contribute to the formation of the competent reader in the Youth and Adult Education. The work was developed, using qualitative research as its methodology, having as a proceeding method a case study and the dialectical method as the approaching method. The research conducted was the field one, since it is necessary to verify the content of the proposal being carried out in a State School in the city of Parintins-Am. It was taken as theoretical basis for the research Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, among others. For the data collection, a questionnaire was answered, followed by reading workshops. In this context, it is concluded that the teacher has a very great challenge regarding the readings of both literary and not literary texts exposed in the classroom since students do not have the habit of reading, because, they were not encouraged by their families.Universidade do Estado do Amazonas2019-02-15T14:30:13Z2019-02-142019-02-15T14:30:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCidade, Lúcia de Souzareponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2019-05-08T20:13:10ZRepositório de Publicaçõeshttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
Literature in Youth and Adult Education: a relationship between the text, the reader and the mediator
title Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
spellingShingle Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
Cidade, Lúcia de Souza
Literatura
Leitura
EJA
Texto
Mediador
title_short Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
title_full Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
title_fullStr Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
title_full_unstemmed Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
title_sort Literatura na Educação de Jovens e Adultos: uma relação entre o texto, o leitor e o mediador
author Cidade, Lúcia de Souza
author_facet Cidade, Lúcia de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cidade, Lúcia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Leitura
EJA
Texto
Mediador
topic Literatura
Leitura
EJA
Texto
Mediador
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.
The present work addresses the need for accompaniment by the teacher who mediates the reading, the literary text and the reader, student of the Youth and Adult Education, in order to show the difficulties encountered by these students regarding the comprehension and analysis of these texts, as presented in the formulation of the problem, aiming to show how literature can contribute to the formation of the competent reader in the Youth and Adult Education. The work was developed, using qualitative research as its methodology, having as a proceeding method a case study and the dialectical method as the approaching method. The research conducted was the field one, since it is necessary to verify the content of the proposal being carried out in a State School in the city of Parintins-Am. It was taken as theoretical basis for the research Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, among others. For the data collection, a questionnaire was answered, followed by reading workshops. In this context, it is concluded that the teacher has a very great challenge regarding the readings of both literary and not literary texts exposed in the classroom since students do not have the habit of reading, because, they were not encouraged by their families.
description O presente trabalho aborda a necessidade de acompanhamento pelo professor-mediador na leitura, no texto literário e o aluno leitor da EJA, com o propósito de mostrar as dificuldades encontradas por esses alunos no que diz respeito a compreensão e a análise desses textos, objetivando mostrar como a literatura pode contribuir na formação do leitor competente da Educação de Jovens e Adultos. O trabalho foi desenvolvido, utilizando em sua metodologia a pesquisa de natureza qualitativa, tendo como método de procedimento o estudo de caso e o método dialético como método de abordagem. As pesquisas utilizadas foram: a bibliográfica por contar com apoio de teóricos que colaboraram em vários contextos pertinentes às sugestões inseridas neste trabalho e de campo, haja vista ser necessária para verificar o teor da proposta, sendo realizada em uma Escola Estadual no município de Parintins-Am. Tomou-se como base teórica para a pesquisa Soares (2006); Chizzotti (2006); Eagleton (2001); Cosson (2014); PNE; PCN, entre outros. Para a coleta de dados optou-se por questionários, acompanhados de oficinas de leitura. Nesse contexto, conclui-se que o professor tem um desafio muito grande em relação às leituras de textos tanto literário como não literários expostos na sala de aula uma vez que os alunos não têm o costume de ler, pois não foram incentivados pelas famílias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-15T14:30:13Z
2019-02-14
2019-02-15T14:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437
url http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829750542729216