Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danielle Mariam Araújo dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cursino, Alcirene da Silva, SIlva, Charles Moreira da, Evangelista, Henrique Aguiar de, Santos, Laila Fernanda dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5900
Resumo: O relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.
id UEA_bea42534703fab58f50dc3a49a2e9e6e
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/5900
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – AmWhere is my city? A study on the teaching of geography in elementary education in the municipality of Iranduba - AmEnsino de GeografiaLugarInterdisciplinaridadeO relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.This article presents a survey carried out in the municipality of Iranduba, Amazonas State, with teachers and managers of elementary schools, understanding how the teaching of Geography happens in the perspective of the study of the place. The objective were to analyze the teaching methodologies used by teachers, the process of teaching and learning Geography in the 3rd and 4th year of elementary school, in the municipal schools of Iranduba and identify the pedagogical practices of the teachers in the Geography classes in relation to the specific content about the city and the municipality. This research has a qualitative character, constitutes an action research, had as research techniques: bibliographic research; Documentary research; Application of questionnaires, interviews and participant observation. As main results, it was verified that the teachers, most of the times do not work the contents on the municipality in its totality for not having access to updated data on the subject. The lack of access to the specific contents on Iranduba makes it difficult for the student to understand the place in which he lives, his city, his place of living. Therefore, it is necessary to prepare textbooks adapted to the reality of each municipality, so that the student can read the world in which he lives in full. Key-words: Geography Teaching; Place; Interdisciplinarity.Universidade do Estado do Amazonas2019-01-18T14:59:25Z2024-09-26T21:39:07Z2019-01-18T14:59:25Z2019-01-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf19810326https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5900porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Danielle Mariam Araújo dosCursino, Alcirene da SilvaSIlva, Charles Moreira daEvangelista, Henrique Aguiar deSantos, Laila Fernanda dosreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-09-26T21:39:07Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/5900Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-09-26T21:39:07Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
Where is my city? A study on the teaching of geography in elementary education in the municipality of Iranduba - Am
title Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
spellingShingle Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
Santos, Danielle Mariam Araújo dos
Ensino de Geografia
Lugar
Interdisciplinaridade
title_short Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
title_full Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
title_fullStr Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
title_full_unstemmed Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
title_sort Onde está minha cidade? Um estudo sobre o ensino da geografia no ensino fundamental no município de Iranduba – Am
author Santos, Danielle Mariam Araújo dos
author_facet Santos, Danielle Mariam Araújo dos
Cursino, Alcirene da Silva
SIlva, Charles Moreira da
Evangelista, Henrique Aguiar de
Santos, Laila Fernanda dos
author_role author
author2 Cursino, Alcirene da Silva
SIlva, Charles Moreira da
Evangelista, Henrique Aguiar de
Santos, Laila Fernanda dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle Mariam Araújo dos
Cursino, Alcirene da Silva
SIlva, Charles Moreira da
Evangelista, Henrique Aguiar de
Santos, Laila Fernanda dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Lugar
Interdisciplinaridade
topic Ensino de Geografia
Lugar
Interdisciplinaridade
description O relato apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. O objetivo foi analisar as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba e identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa-ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como resultado, verificou-se que os professores, na maioria das vezes, não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba, dificulta a compreensão do aluno em relação ao lugar em que vive, à sua cidade, ao seu lugar de vivência. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados à realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-18T14:59:25Z
2019-01-18T14:59:25Z
2019-01-16
2024-09-26T21:39:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 19810326
https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5900
identifier_str_mv 19810326
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701118522064896