ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246 |
Resumo: | O artigo apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. Os objetivos foram analisar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba; identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município, nos 3º e 4º anos de escolas Municipais de Iranduba; enumerar as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao acesso ao conteúdo específico sobre a Geografia local; apresentar sugestões metodológicas e material de apoio às aulas de Geografia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como principais resultados, verificou-se que os professores, na maioria das vezes não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba dificulta a compreensão do aluno em relação ao local em que vive, á sua cidade, ao seu lugar de vivencia. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados á realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno. |
id |
UFPI-5_08c40702bdc18d76a72b163f5d78fe84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1246 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AMEnsino de GeografiaEstudo do LugarInterdisciplinaridadeO artigo apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. Os objetivos foram analisar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba; identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município, nos 3º e 4º anos de escolas Municipais de Iranduba; enumerar as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao acesso ao conteúdo específico sobre a Geografia local; apresentar sugestões metodológicas e material de apoio às aulas de Geografia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como principais resultados, verificou-se que os professores, na maioria das vezes não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba dificulta a compreensão do aluno em relação ao local em que vive, á sua cidade, ao seu lugar de vivencia. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados á realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno.Universidade Federal do Piauí2016-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 284-300Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 284-300Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 284-3002526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246/1093Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessARAÚJO DOS SANTOS, DANIELLE MARIAM 2021-12-16T11:17:31Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1246Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:17:31Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
title |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
spellingShingle |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM ARAÚJO DOS SANTOS, DANIELLE MARIAM Ensino de Geografia Estudo do Lugar Interdisciplinaridade |
title_short |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
title_full |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
title_fullStr |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
title_full_unstemmed |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
title_sort |
ONDE ESTÁ MINHA CIDADE? UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DA GEOGRAFIA NO 3º E 4º ANOS, NO MUNICÍPIO EM IRANDUBA- AM |
author |
ARAÚJO DOS SANTOS, DANIELLE MARIAM |
author_facet |
ARAÚJO DOS SANTOS, DANIELLE MARIAM |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO DOS SANTOS, DANIELLE MARIAM |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Estudo do Lugar Interdisciplinaridade |
topic |
Ensino de Geografia Estudo do Lugar Interdisciplinaridade |
description |
O artigo apresenta uma pesquisa realizada no município de Iranduba, Estado do Amazonas, com professores e gestores de escolas de Ensino Fundamental, compreendendo como acontece o ensino de Geografia na perspectiva do estudo do lugar. Os objetivos foram analisar o processo de ensino e aprendizagem da Geografia no 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Iranduba; identificar as práticas pedagógicas dos professores, nas aulas de Geografia em relação ao conteúdo específico sobre a cidade e o município, nos 3º e 4º anos de escolas Municipais de Iranduba; enumerar as dificuldades encontradas pelos professores em relação ao acesso ao conteúdo específico sobre a Geografia local; apresentar sugestões metodológicas e material de apoio às aulas de Geografia. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, se constitui em uma pesquisa ação, teve como técnicas de pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Como principais resultados, verificou-se que os professores, na maioria das vezes não trabalham os conteúdos sobre o município em sua totalidade por não terem acesso a dados atualizados sobre o tema. A falta de acesso aos conteúdos específicos sobre Iranduba dificulta a compreensão do aluno em relação ao local em que vive, á sua cidade, ao seu lugar de vivencia. Portanto, é necessário que sejam elaborados livros didáticos adequados á realidade de cada município, de modo a fazer com que o aluno possa ler o mundo em que vive de modo pleno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1246/1093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 35 (2016); 284-300 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 35 (2016); 284-300 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 35 (2016); 284-300 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797442931294208 |