Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kelven Leite da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/784
Resumo: In this work we highlight the importance of using Digital Technologies (DT) and new methodologies at school, as pedagogical possibilities that can help in the teaching of various subject contents, including mathematics. Thus, our study sought to develop a proposal for Didactic Sequence (SD) using the Augmented Reality (AR) resource, through the Cube Merge (holographic object), as an instrument to teach Spatial Geometry to 2nd year high school classes. This research was characterized as being of the bibliographic type, with a qualitative nature and exploratory-descriptive classification. After analyzing the results obtained from the bibliographical discussion and the pedagogical potential of the software used, we concluded the research by presenting a SD proposal using the AR resource, where the concepts and definitions of Spatial Geometry are presented in a different way, enabling a process of more meaningful learning for students.
id UEA_d08b27e77aa36fcaf8c8488b498213fa
oai_identifier_str oai:ri.uea.edu.br:riuea/784
network_acronym_str UEA
network_name_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository_id_str
spelling Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médioCube merge - a proposal for a didactic sequence using augmented reality as an instrument to teach spatial geometry in high schoolGeometria EspacialRealidade AumentadaSeuqencia DidáticaIn this work we highlight the importance of using Digital Technologies (DT) and new methodologies at school, as pedagogical possibilities that can help in the teaching of various subject contents, including mathematics. Thus, our study sought to develop a proposal for Didactic Sequence (SD) using the Augmented Reality (AR) resource, through the Cube Merge (holographic object), as an instrument to teach Spatial Geometry to 2nd year high school classes. This research was characterized as being of the bibliographic type, with a qualitative nature and exploratory-descriptive classification. After analyzing the results obtained from the bibliographical discussion and the pedagogical potential of the software used, we concluded the research by presenting a SD proposal using the AR resource, where the concepts and definitions of Spatial Geometry are presented in a different way, enabling a process of more meaningful learning for students.Neste trabalho destacamos a importância de utilizar as Tecnologias Digitais (TD) e novas metodologias na escola, como possibilidades pedagógicas que podem auxiliar no ensino de diversos conteúdos disciplinares, inclusive os da matemática. Sendo assim, nosso estudo buscou desenvolver uma proposta de Sequência Didática (SD) utilizando o recurso da Realidade Aumentada (RA), através do Cube Merge (objeto holográfico), como instrumento para ensinar Geometria Espacial para turmas de 2º ano do Ensino Médio. Esta pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo bibliográfica, com natureza qualitativa e com a classificação exploratória-descritiva. Após a análise dos resultados obtidos com a discussão bibliográfica e do potencial pedagógico do software utilizado, concluímos a pesquisa apresentando uma proposta de SD utilizando o recurso da RA, onde os conceitos e definições da Geometria Espacial são apresentados de forma diferenciada, possibilitando um processo de aprendizagem mais significativo para os estudantes.Universidade do Estado do AmazonasBrasilUEARendeiro, Manoel Fernandes BrazCosta, Lucélida de Fátima Maia daCastro, Hudson da SilvaSilva, Kelven Leite da2021-08-31T20:35:19Z2024-08-30T16:03:48Z2021-08-042021-08-31T20:35:19Z2021-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)instacron:UEA2024-08-30T16:23:32Zoai:ri.uea.edu.br:riuea/784Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.uea.edu.br/server/oai/requestbibliotecacentral@uea.edu.bropendoar:2024-08-30T16:23:32Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
Cube merge - a proposal for a didactic sequence using augmented reality as an instrument to teach spatial geometry in high school
title Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
spellingShingle Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
Silva, Kelven Leite da
Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Seuqencia Didática
title_short Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
title_full Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
title_fullStr Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
title_full_unstemmed Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
title_sort Cube merge - uma proposta de sequência didática utilizando realidade aumentada como instrumento para ensinar geometria espacial no ensino médio
author Silva, Kelven Leite da
author_facet Silva, Kelven Leite da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rendeiro, Manoel Fernandes Braz
Costa, Lucélida de Fátima Maia da
Castro, Hudson da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kelven Leite da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Seuqencia Didática
topic Geometria Espacial
Realidade Aumentada
Seuqencia Didática
description In this work we highlight the importance of using Digital Technologies (DT) and new methodologies at school, as pedagogical possibilities that can help in the teaching of various subject contents, including mathematics. Thus, our study sought to develop a proposal for Didactic Sequence (SD) using the Augmented Reality (AR) resource, through the Cube Merge (holographic object), as an instrument to teach Spatial Geometry to 2nd year high school classes. This research was characterized as being of the bibliographic type, with a qualitative nature and exploratory-descriptive classification. After analyzing the results obtained from the bibliographical discussion and the pedagogical potential of the software used, we concluded the research by presenting a SD proposal using the AR resource, where the concepts and definitions of Spatial Geometry are presented in a different way, enabling a process of more meaningful learning for students.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31T20:35:19Z
2021-08-04
2021-08-31T20:35:19Z
2021-07-26
2024-08-30T16:03:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/784
url https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Amazonas
Brasil
UEA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instname:Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron:UEA
instname_str Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
instacron_str UEA
institution UEA
reponame_str Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
collection Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@uea.edu.br
_version_ 1816701107553959936