Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/279467 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados. |
id |
UFRGS-2_315188c2a256275706d8ff7ea9a6e9fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279467 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil ChavesBrunetta, NádiaSawitzki, Roberta CristinaAntunes, Elaine di Diego2024-10-01T06:55:52Z20121646-933xhttp://hdl.handle.net/10183/279467000899489Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.This study aimed to understand the perspectives of tutors in distance education (DE) regarding the mentoring activities developed at specialization level in a higher education institution in Brazil. This qualitative research used a case study method operationalized through archival research and written interviews with a script predominantly composed of open questions. This script was made available for completion, by electronic means, and had the participation of twenty-three subjects. The main results indicate that most participants believe that the influence of the tutor on student learning positively influence this process, confirming theoretical assumptions of the authors who address this subject. It was interesting to note that some respondents reported that they carry out activities as teachers. Although they are not institutionally recognized as teachers, some of the tutors, participants in this study, consider that they act as a 'teacher' in the courses surveyed.application/pdfporEducação, formação & tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n. 2 (dez. 2012), p. 71-84TutoriaEducação a distância (EaD)Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distânciaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000899489.pdf.txt000899489.pdf.txtExtracted Texttext/plain53929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/2/000899489.pdf.txt9dea7c5776c6ada757cc62df37c14f71MD52ORIGINAL000899489.pdfTexto completoapplication/pdf180822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/1/000899489.pdfef67b6d9535f6c6946abcc8b3180019dMD5110183/2794672024-10-02 06:39:37.967957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279467Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-10-02T09:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
title |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
spellingShingle |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves Tutoria Educação a distância (EaD) |
title_short |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
title_full |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
title_fullStr |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
title_sort |
Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância |
author |
Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves |
author_facet |
Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves Brunetta, Nádia Sawitzki, Roberta Cristina Antunes, Elaine di Diego |
author_role |
author |
author2 |
Brunetta, Nádia Sawitzki, Roberta Cristina Antunes, Elaine di Diego |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves Brunetta, Nádia Sawitzki, Roberta Cristina Antunes, Elaine di Diego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Educação a distância (EaD) |
topic |
Tutoria Educação a distância (EaD) |
description |
Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-10-01T06:55:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/279467 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1646-933x |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000899489 |
identifier_str_mv |
1646-933x 000899489 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/279467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação, formação & tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n. 2 (dez. 2012), p. 71-84 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/2/000899489.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/1/000899489.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9dea7c5776c6ada757cc62df37c14f71 ef67b6d9535f6c6946abcc8b3180019d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725195949965312 |