Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brunetta, Nádia, Sawitzki, Roberta Cristina, Antunes, Elaine di Diego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279467
Resumo: Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.
id UFRGS-2_315188c2a256275706d8ff7ea9a6e9fe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279467
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil ChavesBrunetta, NádiaSawitzki, Roberta CristinaAntunes, Elaine di Diego2024-10-01T06:55:52Z20121646-933xhttp://hdl.handle.net/10183/279467000899489Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.This study aimed to understand the perspectives of tutors in distance education (DE) regarding the mentoring activities developed at specialization level in a higher education institution in Brazil. This qualitative research used a case study method operationalized through archival research and written interviews with a script predominantly composed of open questions. This script was made available for completion, by electronic means, and had the participation of twenty-three subjects. The main results indicate that most participants believe that the influence of the tutor on student learning positively influence this process, confirming theoretical assumptions of the authors who address this subject. It was interesting to note that some respondents reported that they carry out activities as teachers. Although they are not institutionally recognized as teachers, some of the tutors, participants in this study, consider that they act as a 'teacher' in the courses surveyed.application/pdfporEducação, formação & tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n. 2 (dez. 2012), p. 71-84TutoriaEducação a distância (EaD)Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distânciaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000899489.pdf.txt000899489.pdf.txtExtracted Texttext/plain53929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/2/000899489.pdf.txt9dea7c5776c6ada757cc62df37c14f71MD52ORIGINAL000899489.pdfTexto completoapplication/pdf180822http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/1/000899489.pdfef67b6d9535f6c6946abcc8b3180019dMD5110183/2794672024-10-02 06:39:37.967957oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279467Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2024-10-02T09:39:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
title Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
spellingShingle Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves
Tutoria
Educação a distância (EaD)
title_short Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
title_full Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
title_fullStr Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
title_full_unstemmed Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
title_sort Perspectivas de tutores brasileiros em relação ao seu papel e influência no processo de aprendizagem de alunos em cursos a distância
author Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves
author_facet Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves
Brunetta, Nádia
Sawitzki, Roberta Cristina
Antunes, Elaine di Diego
author_role author
author2 Brunetta, Nádia
Sawitzki, Roberta Cristina
Antunes, Elaine di Diego
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli, Patrícia Augusta Pospichil Chaves
Brunetta, Nádia
Sawitzki, Roberta Cristina
Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Educação a distância (EaD)
topic Tutoria
Educação a distância (EaD)
description Este estudo objetivou compreender as perspectivas dos tutores em educação a distância (EAD) a respeito das atividades de tutoria desenvolvidas em nível de especialização em uma Instituição de Ensino Superior brasileira. Esta pesquisa qualitativa utilizou o método do estudo de caso operacionalizado por meio de pesquisa documental e entrevistas escritas, desenvolvidas a partir de roteiro composto por questões predominantemente abertas. Tal roteiro foi disponibilizado para preenchimento dos participantes, por meio eletrônico, e contou com a participação de vinte e três sujeitos. Como principais resultados identificou-se que, no que se refere à influência do tutor no aprendizado dos alunos, a maioria dos participantes respondeu acreditar que influenciam positivamente neste processo, confirmando pressupostos teóricos de autores que tratam acerca do tema. Chamou atenção, no que tange ao papel do tutor na modalidade EAD, o fato de alguns respondentes terem relatado que desenvolvem atividades como professores. Apesar de não serem reconhecidos institucionalmente como docentes, parte dos tutores participantes desta pesquisa considera que exerce papel de ‘professor’ nos cursos investigados.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-10-01T06:55:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/279467
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1646-933x
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000899489
identifier_str_mv 1646-933x
000899489
url http://hdl.handle.net/10183/279467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação, formação & tecnologias. Lisboa, Portugal. Vol. 5, n. 2 (dez. 2012), p. 71-84
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/2/000899489.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279467/1/000899489.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9dea7c5776c6ada757cc62df37c14f71
ef67b6d9535f6c6946abcc8b3180019d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725195949965312