Metodologias de ensino em Educação Física: diagnóstico de conhecimentos para a qualidade da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Matheus Pontes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=96517
Resumo: <div>A realidade educacional é baseada no âmbito da qualidade de ensino. Atualmente, por intermédio de novos contextos históricos, os objetivos e as finalidades da disciplina de Educação Física necessitam de uma discussão e modificação. O objetivo do estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos docentes de Educação Física em relação às metodologias de ensino. O estudo se caracterizou quanto a natureza como aplicada. Além disso, no que se refere ao objetivo pode ser classificado como descritivo. No âmbito do procedimento técnico, é do tipo levantamento. Quanto a sua abordagem, o projeto se classificou como qualitativo. O cenário da pesquisa ocorreu em Fortaleza com profissionais de Educação Física inseridos na escola. Nesse sentido, a pesquisa fora desenvolvida para professores de Educação Física da escola pública entre todas as suas modalidades (Regular, Profissional e EJA). Nesse sentido, os critérios de inclusão foram: ser profissionais de Educação Física lotados em escolas públicas, ter respondido a todas as perguntas do questionário. Os critérios de exclusão foram: indivíduos que não marcaram os questionamentos no prazo estipulado e que deixaram alguma questão sem resposta. O instrumento para a coleta dos dados foi um questionário semiestruturado construído mediante questionamentos condizentes com as justificativas e referenciais elencados na revisão de literatura da temática estudada. A ferramenta possui 7 questões relacionadas com a temática metodologias de ensino e formação continuada. A coleta fora realizada por intermédio da utilização de plataforma online para aplicação dos questionários. O estudo está de acordo com homologação da resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece diretrizes e normas regulamentadores de pesquisas envolvendo seres humanos. 80% dos entrevistados são do sexo masculino e 20% do sexo feminino. Dessa amostra, cada modalidade de ensino citada anteriormente possui pelo menos 1 profissional entrevistado. Na esfera de formação continuada, 80% afirmaram que buscaram formação após sua graduação. A maioria dos professores elencaram a metodologia de ensino como mais importante para o desenvolvimento da aprendizagem. Diante disso, entende-se o processo de ensino-aprendizagem como algo dinâmico e mutável, dessa forma, as demandas constantemente são modificadas e os alunos precisam ser entendidos e avaliados das mais diversas formas com os mais diversos métodos.</div><div><br/></div><div>Palavras-chave: Metodologia de ensino. Educação Física escolar. Formação Continuada.<br/></div>
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Nesse sentido, a pesquisa fora desenvolvida para professores de Educação Física da escola pública entre todas as suas modalidades (Regular, Profissional e EJA). Nesse sentido, os critérios de inclusão foram: ser profissionais de Educação Física lotados em escolas públicas, ter respondido a todas as perguntas do questionário. Os critérios de exclusão foram: indivíduos que não marcaram os questionamentos no prazo estipulado e que deixaram alguma questão sem resposta. O instrumento para a coleta dos dados foi um questionário semiestruturado construído mediante questionamentos condizentes com as justificativas e referenciais elencados na revisão de literatura da temática estudada. A ferramenta possui 7 questões relacionadas com a temática metodologias de ensino e formação continuada. A coleta fora realizada por intermédio da utilização de plataforma online para aplicação dos questionários. O estudo está de acordo com homologação da resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece diretrizes e normas regulamentadores de pesquisas envolvendo seres humanos. 80% dos entrevistados são do sexo masculino e 20% do sexo feminino. Dessa amostra, cada modalidade de ensino citada anteriormente possui pelo menos 1 profissional entrevistado. Na esfera de formação continuada, 80% afirmaram que buscaram formação após sua graduação. A maioria dos professores elencaram a metodologia de ensino como mais importante para o desenvolvimento da aprendizagem. Diante disso, entende-se o processo de ensino-aprendizagem como algo dinâmico e mutável, dessa forma, as demandas constantemente são modificadas e os alunos precisam ser entendidos e avaliados das mais diversas formas com os mais diversos métodos.</div><div><br/></div><div>Palavras-chave: Metodologia de ensino. Educação Física escolar. Formação Continuada.<br/></div><div>The educational reality is based on the scope of teaching quality. Currently, through new historical contexts, the objectives and purposes of the Physical Education discipline need to be discussed and modified. The objective of the study was to evaluate the level of knowledge of Physical Education teachers in relation to thematic teaching methodologies. The study was characterized in terms of nature as applied. In addition, with regard to the objective it can be classified as descriptive. Within the scope of the technical procedure, it is a survey type. As for its approach, the project was classified as qualitative. The research scenario took place in Fortaleza with Physical Education professionals inserted in the school environment. In this sense, the research had been developed for Physical Education teachers from public schools in all its modalities (Regular, Professional and EJA). In this context, the inclusion criteria were: Physical Education professionals working in public schools, having answered all the questions in the questionnaire, signing the consent form. The exclusion criteria were: individuals who did not mark the questions within the stipulated period and who left any question unanswered. The instrument for data collection was a semi-structured questionnaire built by questioning consistent with the justifications and references listed in the literature review of the subject studied. The tool has 7 questions related to the theme of teaching and continuing training methodologies. The collection was carried out through the use of an online platform to apply the questionnaires. The study is in accordance with the approval of Resolution No. 466, of December 12, 2012, of the National Health Council, which establishes guidelines and regulatory standards for research involving human beings. 80% of respondents are male and 20% female. From this sample, each teaching modality mentioned above has at least 1 professional interviewed. In the sphere of continuing education, 80% stated that they sought training after graduation. Most teachers listed the teaching methodology as the most important for the development of learning. Therefore, the teaching-learning process is understood as something dynamic and changeable, thus, the demands are constantly modified and students need to be understood and evaluated in the most diverse ways with the most diverse methods.</div><div><br/></div><div>Keywords: Teaching methodology. School Physical Education. Continuing Education.<br/></div>Universidade Estadual do CearáANTONIO RICARDO CATUNDA DE OLIVEIRALopes, Matheus Pontes2020-08-25T12:43:56Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=96517info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECE2020-08-25T12:43:56Zoai:uece.br:96517Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2020-08-25T12:43:56Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
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