Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Monte, Thaidys da Conceição Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Heraldo Simões, Barroso, Mateus Lemos, Rodrigues, Amanda Marinho, Sampaio, João Márcio Fialho, Guedes, Ana Clícia Freitas, de Medeiros, Maria Luciane Silva, de Sousa, Janiele Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv9n2-040
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141
Resumo: A Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino da saúde na escola. Deste modo, o estudo objetiva-se em realizar um diagnóstico acerca da compreensão dos professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipo de estudo de caso que é conceituado como um estudo que se aprofunda diante dos objetos estudados. Os participantes da pesquisa foram 10 professores de Educação Física e a coleta de dados através da aplicação de um questionário. Sendo assim, os resultados da pesquisa mostram que o ensino da saúde é uma temática pouco estudada e conhecida na formação continuada dos professores sujeitos da pesquisa, mesmo a Educação Física possuindo diferentes possibilidades metodológicas de ensino, o conteúdo que mais se destaca é o esportivismo atrelado a um viés tecnicista, e assim as outras perspectivas de ensino como a saúde é um tanto fragilizada. Desta forma, conclui-se que as metodologias pedagógicas que favorecem o ensino da saúde precisam ser vistos como elemento primordial para ser trabalhado na comunidade educacional, se baseando nas ações multidisciplinares para a promoção da saúde, assim sendo, faz se necessário  a busca por formação continuada para o aprimoramento da competência de ensino para além do esportivismos, objetivando ressaltar de forma mais abrangente a temática do ensino da saúde na escola por meio da interdisciplinaridade.
id VERACRUZ-0_594cb7e1d29238b8f0ab466962a82c9c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57141
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar formação continuadaeducação físicaensino da saúde na escolaA Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino da saúde na escola. Deste modo, o estudo objetiva-se em realizar um diagnóstico acerca da compreensão dos professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipo de estudo de caso que é conceituado como um estudo que se aprofunda diante dos objetos estudados. Os participantes da pesquisa foram 10 professores de Educação Física e a coleta de dados através da aplicação de um questionário. Sendo assim, os resultados da pesquisa mostram que o ensino da saúde é uma temática pouco estudada e conhecida na formação continuada dos professores sujeitos da pesquisa, mesmo a Educação Física possuindo diferentes possibilidades metodológicas de ensino, o conteúdo que mais se destaca é o esportivismo atrelado a um viés tecnicista, e assim as outras perspectivas de ensino como a saúde é um tanto fragilizada. Desta forma, conclui-se que as metodologias pedagógicas que favorecem o ensino da saúde precisam ser vistos como elemento primordial para ser trabalhado na comunidade educacional, se baseando nas ações multidisciplinares para a promoção da saúde, assim sendo, faz se necessário  a busca por formação continuada para o aprimoramento da competência de ensino para além do esportivismos, objetivando ressaltar de forma mais abrangente a temática do ensino da saúde na escola por meio da interdisciplinaridade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5714110.34117/bjdv9n2-040Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6743-6755Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6743-6755Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6743-67552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141/41844do Monte, Thaidys da Conceição LimaFerreira, Heraldo SimõesBarroso, Mateus LemosRodrigues, Amanda MarinhoSampaio, João Márcio FialhoGuedes, Ana Clícia Freitasde Medeiros, Maria Luciane Silvade Sousa, Janiele Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57141Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:16.399685Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
title Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
spellingShingle Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
do Monte, Thaidys da Conceição Lima
formação continuada
educação física
ensino da saúde na escola
do Monte, Thaidys da Conceição Lima
formação continuada
educação física
ensino da saúde na escola
title_short Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
title_full Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
title_fullStr Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
title_full_unstemmed Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
title_sort Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
author do Monte, Thaidys da Conceição Lima
author_facet do Monte, Thaidys da Conceição Lima
do Monte, Thaidys da Conceição Lima
Ferreira, Heraldo Simões
Barroso, Mateus Lemos
Rodrigues, Amanda Marinho
Sampaio, João Márcio Fialho
Guedes, Ana Clícia Freitas
de Medeiros, Maria Luciane Silva
de Sousa, Janiele Santos
Ferreira, Heraldo Simões
Barroso, Mateus Lemos
Rodrigues, Amanda Marinho
Sampaio, João Márcio Fialho
Guedes, Ana Clícia Freitas
de Medeiros, Maria Luciane Silva
de Sousa, Janiele Santos
author_role author
author2 Ferreira, Heraldo Simões
Barroso, Mateus Lemos
Rodrigues, Amanda Marinho
Sampaio, João Márcio Fialho
Guedes, Ana Clícia Freitas
de Medeiros, Maria Luciane Silva
de Sousa, Janiele Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Monte, Thaidys da Conceição Lima
Ferreira, Heraldo Simões
Barroso, Mateus Lemos
Rodrigues, Amanda Marinho
Sampaio, João Márcio Fialho
Guedes, Ana Clícia Freitas
de Medeiros, Maria Luciane Silva
de Sousa, Janiele Santos
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada
educação física
ensino da saúde na escola
topic formação continuada
educação física
ensino da saúde na escola
description A Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino da saúde na escola. Deste modo, o estudo objetiva-se em realizar um diagnóstico acerca da compreensão dos professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipo de estudo de caso que é conceituado como um estudo que se aprofunda diante dos objetos estudados. Os participantes da pesquisa foram 10 professores de Educação Física e a coleta de dados através da aplicação de um questionário. Sendo assim, os resultados da pesquisa mostram que o ensino da saúde é uma temática pouco estudada e conhecida na formação continuada dos professores sujeitos da pesquisa, mesmo a Educação Física possuindo diferentes possibilidades metodológicas de ensino, o conteúdo que mais se destaca é o esportivismo atrelado a um viés tecnicista, e assim as outras perspectivas de ensino como a saúde é um tanto fragilizada. Desta forma, conclui-se que as metodologias pedagógicas que favorecem o ensino da saúde precisam ser vistos como elemento primordial para ser trabalhado na comunidade educacional, se baseando nas ações multidisciplinares para a promoção da saúde, assim sendo, faz se necessário  a busca por formação continuada para o aprimoramento da competência de ensino para além do esportivismos, objetivando ressaltar de forma mais abrangente a temática do ensino da saúde na escola por meio da interdisciplinaridade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141
10.34117/bjdv9n2-040
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n2-040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141/41844
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6743-6755
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6743-6755
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6743-6755
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183711311921152
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv9n2-040