Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv9n2-040 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141 |
Resumo: | A Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino da saúde na escola. Deste modo, o estudo objetiva-se em realizar um diagnóstico acerca da compreensão dos professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipo de estudo de caso que é conceituado como um estudo que se aprofunda diante dos objetos estudados. Os participantes da pesquisa foram 10 professores de Educação Física e a coleta de dados através da aplicação de um questionário. Sendo assim, os resultados da pesquisa mostram que o ensino da saúde é uma temática pouco estudada e conhecida na formação continuada dos professores sujeitos da pesquisa, mesmo a Educação Física possuindo diferentes possibilidades metodológicas de ensino, o conteúdo que mais se destaca é o esportivismo atrelado a um viés tecnicista, e assim as outras perspectivas de ensino como a saúde é um tanto fragilizada. Desta forma, conclui-se que as metodologias pedagógicas que favorecem o ensino da saúde precisam ser vistos como elemento primordial para ser trabalhado na comunidade educacional, se baseando nas ações multidisciplinares para a promoção da saúde, assim sendo, faz se necessário a busca por formação continuada para o aprimoramento da competência de ensino para além do esportivismos, objetivando ressaltar de forma mais abrangente a temática do ensino da saúde na escola por meio da interdisciplinaridade. |
id |
VERACRUZ-0_594cb7e1d29238b8f0ab466962a82c9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57141 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar formação continuadaeducação físicaensino da saúde na escolaA Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino da saúde na escola. Deste modo, o estudo objetiva-se em realizar um diagnóstico acerca da compreensão dos professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipo de estudo de caso que é conceituado como um estudo que se aprofunda diante dos objetos estudados. Os participantes da pesquisa foram 10 professores de Educação Física e a coleta de dados através da aplicação de um questionário. Sendo assim, os resultados da pesquisa mostram que o ensino da saúde é uma temática pouco estudada e conhecida na formação continuada dos professores sujeitos da pesquisa, mesmo a Educação Física possuindo diferentes possibilidades metodológicas de ensino, o conteúdo que mais se destaca é o esportivismo atrelado a um viés tecnicista, e assim as outras perspectivas de ensino como a saúde é um tanto fragilizada. Desta forma, conclui-se que as metodologias pedagógicas que favorecem o ensino da saúde precisam ser vistos como elemento primordial para ser trabalhado na comunidade educacional, se baseando nas ações multidisciplinares para a promoção da saúde, assim sendo, faz se necessário a busca por formação continuada para o aprimoramento da competência de ensino para além do esportivismos, objetivando ressaltar de forma mais abrangente a temática do ensino da saúde na escola por meio da interdisciplinaridade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5714110.34117/bjdv9n2-040Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6743-6755Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6743-6755Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6743-67552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141/41844do Monte, Thaidys da Conceição LimaFerreira, Heraldo SimõesBarroso, Mateus LemosRodrigues, Amanda MarinhoSampaio, João Márcio FialhoGuedes, Ana Clícia Freitasde Medeiros, Maria Luciane Silvade Sousa, Janiele Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-01T10:58:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/57141Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:16.399685Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
title |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
spellingShingle |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar do Monte, Thaidys da Conceição Lima formação continuada educação física ensino da saúde na escola do Monte, Thaidys da Conceição Lima formação continuada educação física ensino da saúde na escola |
title_short |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
title_full |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
title_fullStr |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
title_full_unstemmed |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
title_sort |
Formação e conhecimento de professores sobre a temática da saúde na educação física escolar |
author |
do Monte, Thaidys da Conceição Lima |
author_facet |
do Monte, Thaidys da Conceição Lima do Monte, Thaidys da Conceição Lima Ferreira, Heraldo Simões Barroso, Mateus Lemos Rodrigues, Amanda Marinho Sampaio, João Márcio Fialho Guedes, Ana Clícia Freitas de Medeiros, Maria Luciane Silva de Sousa, Janiele Santos Ferreira, Heraldo Simões Barroso, Mateus Lemos Rodrigues, Amanda Marinho Sampaio, João Márcio Fialho Guedes, Ana Clícia Freitas de Medeiros, Maria Luciane Silva de Sousa, Janiele Santos |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Heraldo Simões Barroso, Mateus Lemos Rodrigues, Amanda Marinho Sampaio, João Márcio Fialho Guedes, Ana Clícia Freitas de Medeiros, Maria Luciane Silva de Sousa, Janiele Santos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Monte, Thaidys da Conceição Lima Ferreira, Heraldo Simões Barroso, Mateus Lemos Rodrigues, Amanda Marinho Sampaio, João Márcio Fialho Guedes, Ana Clícia Freitas de Medeiros, Maria Luciane Silva de Sousa, Janiele Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada educação física ensino da saúde na escola |
topic |
formação continuada educação física ensino da saúde na escola |
description |
A Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino da saúde na escola. Deste modo, o estudo objetiva-se em realizar um diagnóstico acerca da compreensão dos professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com tipo de estudo de caso que é conceituado como um estudo que se aprofunda diante dos objetos estudados. Os participantes da pesquisa foram 10 professores de Educação Física e a coleta de dados através da aplicação de um questionário. Sendo assim, os resultados da pesquisa mostram que o ensino da saúde é uma temática pouco estudada e conhecida na formação continuada dos professores sujeitos da pesquisa, mesmo a Educação Física possuindo diferentes possibilidades metodológicas de ensino, o conteúdo que mais se destaca é o esportivismo atrelado a um viés tecnicista, e assim as outras perspectivas de ensino como a saúde é um tanto fragilizada. Desta forma, conclui-se que as metodologias pedagógicas que favorecem o ensino da saúde precisam ser vistos como elemento primordial para ser trabalhado na comunidade educacional, se baseando nas ações multidisciplinares para a promoção da saúde, assim sendo, faz se necessário a busca por formação continuada para o aprimoramento da competência de ensino para além do esportivismos, objetivando ressaltar de forma mais abrangente a temática do ensino da saúde na escola por meio da interdisciplinaridade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141 10.34117/bjdv9n2-040 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/57141/41844 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 2 (2023); 6743-6755 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 2 (2023); 6743-6755 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 2 (2023); 6743-6755 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183711311921152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv9n2-040 |