LABORATÓRIO VITUAL OU FÍSICO: QUAL O MAIS EFICIÊNTE PARA O ENSINO DE FÍSICA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=80724 |
Resumo: | RESUMO<br/>Com o desenvolvimento em expansão da tecnologia, e os alunos cada vez mais integrados a<br/>essa, a busca de novos métodos para o ensino de física encontra nas Tecnologias da<br/>Informação e Comunicação (TICs) uma possibilidade de interação entre a tecnologia e a<br/>pedagogia educacional no ensino de física. Contudo, junto com as TICs temos um grande<br/>problema a ser enfrentado: o vício da simulação perfeita. O objetivo desse trabalho é fazer<br/>comparações entre laboratórios físicos e virtuais para o ensino aplicado da disciplina de física,<br/>e junto a essa experiência determinar a ordem mais eficiente: laboratório-teoria ou teorialaboratório.<br/>Viso auxiliar os futuros professores de física do ensino médio ou fundamental,<br/>ajudando-os na decisão e no desenvolvimento de práticas pedagógicas que possam motivar o<br/>aprendizado do conteúdo programático ministrado em aula.<br/>Palavras-chave: Ensino de Física. Laboratórios físicos e virtuais. Aprendizagem. |
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LABORATÓRIO VITUAL OU FÍSICO: QUAL O MAIS EFICIÊNTE PARA O ENSINO DE FÍSICA? professor - formaçãoRESUMO<br/>Com o desenvolvimento em expansão da tecnologia, e os alunos cada vez mais integrados a<br/>essa, a busca de novos métodos para o ensino de física encontra nas Tecnologias da<br/>Informação e Comunicação (TICs) uma possibilidade de interação entre a tecnologia e a<br/>pedagogia educacional no ensino de física. Contudo, junto com as TICs temos um grande<br/>problema a ser enfrentado: o vício da simulação perfeita. O objetivo desse trabalho é fazer<br/>comparações entre laboratórios físicos e virtuais para o ensino aplicado da disciplina de física,<br/>e junto a essa experiência determinar a ordem mais eficiente: laboratório-teoria ou teorialaboratório.<br/>Viso auxiliar os futuros professores de física do ensino médio ou fundamental,<br/>ajudando-os na decisão e no desenvolvimento de práticas pedagógicas que possam motivar o<br/>aprendizado do conteúdo programático ministrado em aula.<br/>Palavras-chave: Ensino de Física. Laboratórios físicos e virtuais. Aprendizagem.ABSTRACT<br/>With the booming development of technology, and students increasingly integrated to this, the<br/>search for new methods for physical education is in Information and Communication<br/>Technologies (ICTs) a possibility of interaction between technology and pedagogy in<br/>education physics teaching. However, along with ICTs we have a major problem to be faced:<br/>the vice of perfect simulation. The objective of this work is to make comparisons between<br/>physical and virtual laboratories for teaching applied physics discipline, and next to that<br/>experience determine the most efficient order: Laboratory - theory or theory - laboratory. Viso<br/>help future teachers of physical middle or elementary school, helping them in deciding and<br/>developing pedagogical practices that can motivate learning the curriculum taught in class.<br/>Key-words: Physics Teaching. Physical and virtual laboratories. Learning.Universidade Estadual do CearáFrancisco de Assis Leandro FilhoColares, João Vitor Vieira2018-10-11T16:08:30Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=80724info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2018-10-11T16:08:30Zoai:uece.br:80724Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2018-10-11T16:08:30Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
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