A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UECE |
Texto Completo: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233 |
Resumo: | O presente trabalho tem como pretensão analisar o pensamento pedagógico de Comenius, no que diz respeito a sua concepção de educação da primeira infância. Para isso, analisaremos aqui, desde as suas primeiras influencias filosóficas-teológicas, a constituição de sua utopia educacional, destacando seu desejo de alcançar uma arte universal que correspondesse ao seu objetivo de ensinar tudo a todos. Evidenciaremos ao longo deste trabalho, como Comenius buscou instituir uma ciência da educação, propondo métodos e práticas que tornasse o ensino e aprendizagem mais eficiente capaz de compreender que somente através da educação seria possível a cura para a corrupção do gênero humano, destacou a educação fundamentada no ensino, na moral e na piedade. Considerou a criança não apenas como um sujeito beneficiado por suas particularidades, como também um ser que deve ser inserido em um projeto educacional que respeite principalmente seu desenvolvimento físico e mental. |
id |
UECE-0_a48aa6358703eb5ad8fb423d7e600d5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:99233 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comeniusComenius Educação da primeira infância Utopia educacionalO presente trabalho tem como pretensão analisar o pensamento pedagógico de Comenius, no que diz respeito a sua concepção de educação da primeira infância. Para isso, analisaremos aqui, desde as suas primeiras influencias filosóficas-teológicas, a constituição de sua utopia educacional, destacando seu desejo de alcançar uma arte universal que correspondesse ao seu objetivo de ensinar tudo a todos. Evidenciaremos ao longo deste trabalho, como Comenius buscou instituir uma ciência da educação, propondo métodos e práticas que tornasse o ensino e aprendizagem mais eficiente capaz de compreender que somente através da educação seria possível a cura para a corrupção do gênero humano, destacou a educação fundamentada no ensino, na moral e na piedade. Considerou a criança não apenas como um sujeito beneficiado por suas particularidades, como também um ser que deve ser inserido em um projeto educacional que respeite principalmente seu desenvolvimento físico e mental. The present work intends to analyze the Comenius pedagogical thinking, with respect to his conception of early childhood education. For this, Well analyze here, from his first philosophical-theological influences, to constitution his educational utopia, highlighting his desire to achieve a universal art that corresponds to his goal of teaching everything to everyone. Well show throughout this work how Comenius sought to institute a science of education, proposing methods and practices that would make teaching and learning more efficient, capable of understanding that only through education would it be possible to cure the corruption of human race, highlighting education based on teaching, morals and piety. He considered the child not only as a subject benefited by its particularities, but also a being that must be inserted in an educational project that respects mainly its physical and mental development.Universidade Estadual do CearáMARIA JOSE CAMELO MACIELAraújo, Francisca Rosilene Cavalcante de2021-03-02T16:26:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECE2021-03-02T16:26:16Zoai:uece.br:99233Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2021-03-02T16:26:16Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
title |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
spellingShingle |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de Comenius Educação da primeira infância Utopia educacional |
title_short |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
title_full |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
title_fullStr |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
title_full_unstemmed |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
title_sort |
A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius |
author |
Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de |
author_facet |
Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARIA JOSE CAMELO MACIEL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comenius Educação da primeira infância Utopia educacional |
topic |
Comenius Educação da primeira infância Utopia educacional |
description |
O presente trabalho tem como pretensão analisar o pensamento pedagógico de Comenius, no que diz respeito a sua concepção de educação da primeira infância. Para isso, analisaremos aqui, desde as suas primeiras influencias filosóficas-teológicas, a constituição de sua utopia educacional, destacando seu desejo de alcançar uma arte universal que correspondesse ao seu objetivo de ensinar tudo a todos. Evidenciaremos ao longo deste trabalho, como Comenius buscou instituir uma ciência da educação, propondo métodos e práticas que tornasse o ensino e aprendizagem mais eficiente capaz de compreender que somente através da educação seria possível a cura para a corrupção do gênero humano, destacou a educação fundamentada no ensino, na moral e na piedade. Considerou a criança não apenas como um sujeito beneficiado por suas particularidades, como também um ser que deve ser inserido em um projeto educacional que respeite principalmente seu desenvolvimento físico e mental. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-03-02T16:26:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822986436519919616 |