A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UECE
Texto Completo: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233
Resumo: O presente trabalho tem como pretensão analisar o pensamento pedagógico de Comenius, no que diz respeito a sua concepção de educação da primeira infância. Para isso, analisaremos aqui, desde as suas primeiras influencias filosóficas-teológicas, a constituição de sua utopia educacional, destacando seu desejo de alcançar uma arte universal que correspondesse ao seu objetivo de ensinar tudo a todos. Evidenciaremos ao longo deste trabalho, como Comenius buscou instituir uma ciência da educação, propondo métodos e práticas que tornasse o ensino e aprendizagem mais eficiente capaz de compreender que somente através da educação seria possível a cura para a corrupção do gênero humano, destacou a educação fundamentada no ensino, na moral e na piedade. Considerou a criança não apenas como um sujeito beneficiado por suas particularidades, como também um ser que deve ser inserido em um projeto educacional que respeite principalmente seu desenvolvimento físico e mental. 
id UECE-0_a48aa6358703eb5ad8fb423d7e600d5c
oai_identifier_str oai:uece.br:99233
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comeniusComenius Educação da primeira infância Utopia educacionalO presente trabalho tem como pretensão analisar o pensamento pedagógico de Comenius, no que diz respeito a sua concepção de educação da primeira infância. Para isso, analisaremos aqui, desde as suas primeiras influencias filosóficas-teológicas, a constituição de sua utopia educacional, destacando seu desejo de alcançar uma arte universal que correspondesse ao seu objetivo de ensinar tudo a todos. Evidenciaremos ao longo deste trabalho, como Comenius buscou instituir uma ciência da educação, propondo métodos e práticas que tornasse o ensino e aprendizagem mais eficiente capaz de compreender que somente através da educação seria possível a cura para a corrupção do gênero humano, destacou a educação fundamentada no ensino, na moral e na piedade. Considerou a criança não apenas como um sujeito beneficiado por suas particularidades, como também um ser que deve ser inserido em um projeto educacional que respeite principalmente seu desenvolvimento físico e mental. The present work intends to analyze the Comenius’ pedagogical thinking, with respect to his conception of early childhood education. For this, We’ll analyze here, from his first philosophical-theological influences, to constitution his educational utopia, highlighting his desire to achieve a universal art that corresponds to his goal of teaching everything to everyone. We’ll show throughout this work how Comenius sought to institute a science of education, proposing methods and practices that would make teaching and learning more efficient, capable of understanding that only through education would it be possible to cure the corruption of human race, highlighting education based on teaching, morals and piety. He considered the child not only as a subject benefited by its particularities, but also a being that must be inserted in an educational project that respects mainly its physical and mental development.Universidade Estadual do CearáMARIA JOSE CAMELO MACIELAraújo, Francisca Rosilene Cavalcante de2021-03-02T16:26:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECE2021-03-02T16:26:16Zoai:uece.br:99233Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2021-03-02T16:26:16Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
title A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
spellingShingle A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de
Comenius
Educação da primeira infância
Utopia educacional
title_short A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
title_full A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
title_fullStr A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
title_full_unstemmed A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
title_sort A educação da primeira infância no pensamento pedagógico de comenius
author Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de
author_facet Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA JOSE CAMELO MACIEL
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Francisca Rosilene Cavalcante de
dc.subject.por.fl_str_mv Comenius
Educação da primeira infância
Utopia educacional
topic Comenius
Educação da primeira infância
Utopia educacional
description O presente trabalho tem como pretensão analisar o pensamento pedagógico de Comenius, no que diz respeito a sua concepção de educação da primeira infância. Para isso, analisaremos aqui, desde as suas primeiras influencias filosóficas-teológicas, a constituição de sua utopia educacional, destacando seu desejo de alcançar uma arte universal que correspondesse ao seu objetivo de ensinar tudo a todos. Evidenciaremos ao longo deste trabalho, como Comenius buscou instituir uma ciência da educação, propondo métodos e práticas que tornasse o ensino e aprendizagem mais eficiente capaz de compreender que somente através da educação seria possível a cura para a corrupção do gênero humano, destacou a educação fundamentada no ensino, na moral e na piedade. Considerou a criança não apenas como um sujeito beneficiado por suas particularidades, como também um ser que deve ser inserido em um projeto educacional que respeite principalmente seu desenvolvimento físico e mental. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-03-02T16:26:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=99233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822986436519919616