Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hilderlândia Penha Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/796
Resumo: O Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.
id UNEB-8_e2699601d2503396a973ea65eda2b1e9
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/796
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBIDTeaching in basic education: continuing training of the supervising teacher at PIBIDFormação ContinuadaPesquisa (auto)biográficaPIBIDEducação BásicaO Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.The study called Teaching In The Basic Education: Continued Formation of Supervisor Teacher In Pibid, developed in the educational sector, founded in a perspective of qualitative research. It is a formation-research crossed by the principles of self biographical research and the experiential approach in order to understand how the formation of supervisor teachers happens in PIBID space and how such experiences contribute to the teacher's formation on basic education, producing others proposals of continued formation. Due to the characteristics and intended objectives, we engaged in dialogue with Fabre's study (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995) and Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), and others scholars whom present intellectual commitment with the self biographical approach to individuals‘ formation; and also with Gatti (et al 2014) in the studies on continued education in PIBID and Zeichner (2010) who adresses the educational and continued formation of teachers. So, the research used as tools, the narrative interview and the reflexive workshops, inspired on the biographical workshops of projects by Delory Momberger (2008). The study has presented other possibilities of thinking the continued formation of teachers in PIBID, how it happens and what it involves, highlighting the following aspects of formation: formation trhough research of collaborative action, the relation theory – technique and the co-training. Based on the results, it was produced a proposal for a continued formation plan to teaches in basic education in the city of Irecê.Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoNogueira, Eliane Greice DavançoSouza, Elizeu ClementinoDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoSantos, Hilderlândia Penha Machado2018-04-26T14:00:35Z2018-04-26T14:00:35Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Hilderlândia Penha Machado. Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID. Orientador: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.2017. 91f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-07T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/796Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-07T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
Teaching in basic education: continuing training of the supervising teacher at PIBID
title Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
spellingShingle Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
Santos, Hilderlândia Penha Machado
Formação Continuada
Pesquisa (auto)biográfica
PIBID
Educação Básica
title_short Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
title_full Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
title_fullStr Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
title_full_unstemmed Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
title_sort Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
author Santos, Hilderlândia Penha Machado
author_facet Santos, Hilderlândia Penha Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Nogueira, Eliane Greice Davanço
Souza, Elizeu Clementino
Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hilderlândia Penha Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Pesquisa (auto)biográfica
PIBID
Educação Básica
topic Formação Continuada
Pesquisa (auto)biográfica
PIBID
Educação Básica
description O Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2018-04-26T14:00:35Z
2018-04-26T14:00:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Hilderlândia Penha Machado. Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID. Orientador: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.2017. 91f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/796
identifier_str_mv SANTOS, Hilderlândia Penha Machado. Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID. Orientador: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.2017. 91f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151894085632