AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Leosmar Aparecido
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Guitemberg Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104
Resumo: Os estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria.
id UECE-3_117b05ca9f2961f90273de5e1cf27cfd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1104
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAISAutoriaMetáforaProdução TextualEnsinoOs estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria.EdUECE2019-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-50Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-502674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104/893Copyright (c) 2019 Leosmar Aparecido da Silva, Guitemberg Marques Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Leosmar AparecidoSantos, Guitemberg Marques2021-03-23T17:44:39Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1104Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:39Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
title AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
da Silva, Leosmar Aparecido
Autoria
Metáfora
Produção Textual
Ensino
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
author da Silva, Leosmar Aparecido
author_facet da Silva, Leosmar Aparecido
Santos, Guitemberg Marques
author_role author
author2 Santos, Guitemberg Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Leosmar Aparecido
Santos, Guitemberg Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria
Metáfora
Produção Textual
Ensino
topic Autoria
Metáfora
Produção Textual
Ensino
description Os estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Leosmar Aparecido da Silva, Guitemberg Marques Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Leosmar Aparecido da Silva, Guitemberg Marques Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-50
Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-50
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887077945344