AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104 |
Resumo: | Os estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria. |
id |
UECE-3_117b05ca9f2961f90273de5e1cf27cfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1104 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAISAutoriaMetáforaProdução TextualEnsinoOs estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria.EdUECE2019-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-50Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-502674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104/893Copyright (c) 2019 Leosmar Aparecido da Silva, Guitemberg Marques Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Leosmar AparecidoSantos, Guitemberg Marques2021-03-23T17:44:39Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1104Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:39Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS da Silva, Leosmar Aparecido Autoria Metáfora Produção Textual Ensino |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS |
author |
da Silva, Leosmar Aparecido |
author_facet |
da Silva, Leosmar Aparecido Santos, Guitemberg Marques |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Guitemberg Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Leosmar Aparecido Santos, Guitemberg Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria Metáfora Produção Textual Ensino |
topic |
Autoria Metáfora Produção Textual Ensino |
description |
Os estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104/893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Leosmar Aparecido da Silva, Guitemberg Marques Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Leosmar Aparecido da Silva, Guitemberg Marques Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-50 Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 2 (2018): Linguagem em Foco - Volume Temático: Metáfora e Multimodalidade; 37-50 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068887077945344 |