A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589 |
Resumo: | Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet. Sua motivação partiu do desejo de compreender a fala corrente entre os professores, trazidos nesta pesquisa, quando afirmam que o aluno, ao utilizar o texto da internet (o hipertexto) em atividades escolares, usando o procedimento do copia e cola não está sendo autor. Esse novo ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. De forma particular, interessa vincular três termos – autoria (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), reprodutibilidade técnica (WALTER BENJAMIN, 1994) e produção textual. A pesquisa parte de um trabalho proposto a um grupo de cinco alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, a partir da escolha de temas livres para serem sign |
id |
USIN_57581f4099968afb69966c1e0c06a3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2589 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:12:39Z2015-03-05T18:12:39Z2010-03-05Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 5Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet. Sua motivação partiu do desejo de compreender a fala corrente entre os professores, trazidos nesta pesquisa, quando afirmam que o aluno, ao utilizar o texto da internet (o hipertexto) em atividades escolares, usando o procedimento do copia e cola não está sendo autor. Esse novo ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. De forma particular, interessa vincular três termos – autoria (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), reprodutibilidade técnica (WALTER BENJAMIN, 1994) e produção textual. A pesquisa parte de um trabalho proposto a um grupo de cinco alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, a partir da escolha de temas livres para serem signThis study aims to determine how is the process of authorship on school textual in digital environments, using the Internet. Its motivation came from the desire to understand the everyday speech of the teachers brought on this research to assert that the student, when using the Internet text (hypertext) in school activities, taking the copy and paste procedure is not being an author. This new environment of textual production in the digital environment raises implications for the concept of authorship in digital texts and on school practices in digital environments, in which the characteristcs of an individual author disappear in favor of a collective author constituent of an hypertext. In a particular way, it is interesting to link three terms - author (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), technical reproduction (WALTER BENJAMIN, 1994) and textual production. The research starts from a proposed work to a group of five students on the final series of the Elementary and High School, based on the choice of free topicsNenhumaZart, Lidia Helena Mullerhttp://lattes.cnpq.br/3587110722148616http://lattes.cnpq.br/2667993955051940Fraga, Dinorá MoraesUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaA escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internetLetras e ArtesLingüísticaprodução textualreprodutibilidade técnicaautoriatechnical reproductiontextual productionauthorshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLidiaZartLinguisitca.pdfLidiaZartLinguisitca.pdfapplication/pdf1972528http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2589/1/LidiaZartLinguisitca.pdff20fdb08c5340ace9002a3a039bfd304MD51UNISINOS/25892015-03-17 16:18:47.935oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2589Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:18:47Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
title |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
spellingShingle |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet Zart, Lidia Helena Muller Letras e Artes Lingüística produção textual reprodutibilidade técnica autoria technical reproduction textual production authorship |
title_short |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
title_full |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
title_fullStr |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
title_full_unstemmed |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
title_sort |
A escrita emergente: autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet |
author |
Zart, Lidia Helena Muller |
author_facet |
Zart, Lidia Helena Muller |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3587110722148616 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2667993955051940 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zart, Lidia Helena Muller |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fraga, Dinorá Moraes |
contributor_str_mv |
Fraga, Dinorá Moraes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística produção textual reprodutibilidade técnica autoria technical reproduction textual production authorship |
dc.subject.por.fl_str_mv |
produção textual reprodutibilidade técnica autoria |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
technical reproduction textual production authorship |
description |
Este estudo busca verificar como se dá o processo da autoria nas produções textuais escolares em ambientes digitais, com o uso da internet. Sua motivação partiu do desejo de compreender a fala corrente entre os professores, trazidos nesta pesquisa, quando afirmam que o aluno, ao utilizar o texto da internet (o hipertexto) em atividades escolares, usando o procedimento do copia e cola não está sendo autor. Esse novo ambiente de produção textual no meio digital suscita implicações sobre a concepção de autoria nos textos digitais e sobre práticas escolares em contextos digitais, em que as marcas de um autor individual desaparecem em favor de um autor coletivo constituído pelo hipertexto. De forma particular, interessa vincular três termos – autoria (FOUCAULT, 1996, 1999, 2006), reprodutibilidade técnica (WALTER BENJAMIN, 1994) e produção textual. A pesquisa parte de um trabalho proposto a um grupo de cinco alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Médio, a partir da escolha de temas livres para serem sign |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:12:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:12:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2589/1/LidiaZartLinguisitca.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f20fdb08c5340ace9002a3a039bfd304 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946154553344 |