“EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fátima Carla Furtado Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aragão, Cleudene de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1188
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo principal formular propostas didáticas que auxiliem no processo do letramento literário e que promovam melhoria no desenvolvimento da compreensão leitora de jovens da periferia de Fortaleza. Realizamos uma pesquisa-ação com uma turma de uma escola pública da prefeitura de Fortaleza, totalizando 30h/a de intervenção com uma sequência didática de leitura literária (COSSON, 2011). Durante a nossa pesquisa analisamos possíveis mudanças no sistema de crenças (BARCELOS, 2011) de alunos do 6º ano quanto à sua inclusão na comunidade de leitores após um trabalho sistemático de práticas de leitura literária e avaliamos uma melhora no desempenho leitor desses alunos. Após os estudos teóricos, iniciamos a fase prática da pesquisa: aplicação de um questionário sociocultural e perfil leitor e de um préteste de compreensão leitora, elaboração de sequências didáticas com textos literários, realização de sequências didáticas de práticas de leitura literária, reaplicação dos questionários e do teste de compreensão leitora, análise e comparação dos dados encontrados. Os resultados dessa pesquisa mostraram uma significativa melhora nos níveis de compreensão leitora da turma. Porém, percebemos que, mesmo que essa melhora não possa ser vista com grande destaque se formos analisar individualmente cada participante, de um modo geral, a turma apresentou bons avanços, levando em consideração o curto período de tempo e de horas/aula dedicadas à inovação didática introduzida em nossa pesquisa.
id UECE-3_3d05956b42e8d9764c8db5fa6c2b6e14
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1188
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORALeitura literáriaCrenças autoexcludentesCompreensão leitoraEssa pesquisa tem como objetivo principal formular propostas didáticas que auxiliem no processo do letramento literário e que promovam melhoria no desenvolvimento da compreensão leitora de jovens da periferia de Fortaleza. Realizamos uma pesquisa-ação com uma turma de uma escola pública da prefeitura de Fortaleza, totalizando 30h/a de intervenção com uma sequência didática de leitura literária (COSSON, 2011). Durante a nossa pesquisa analisamos possíveis mudanças no sistema de crenças (BARCELOS, 2011) de alunos do 6º ano quanto à sua inclusão na comunidade de leitores após um trabalho sistemático de práticas de leitura literária e avaliamos uma melhora no desempenho leitor desses alunos. Após os estudos teóricos, iniciamos a fase prática da pesquisa: aplicação de um questionário sociocultural e perfil leitor e de um préteste de compreensão leitora, elaboração de sequências didáticas com textos literários, realização de sequências didáticas de práticas de leitura literária, reaplicação dos questionários e do teste de compreensão leitora, análise e comparação dos dados encontrados. Os resultados dessa pesquisa mostraram uma significativa melhora nos níveis de compreensão leitora da turma. Porém, percebemos que, mesmo que essa melhora não possa ser vista com grande destaque se formos analisar individualmente cada participante, de um modo geral, a turma apresentou bons avanços, levando em consideração o curto período de tempo e de horas/aula dedicadas à inovação didática introduzida em nossa pesquisa.EdUECE2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1188Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 1 (2018): Linguagem em Foco; 51Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 1 (2018): Linguagem em Foco; 512674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1188/1004Copyright (c) 2019 Fátima Carla Furtado Silva Marques, Cleudene de Oliveira Aragãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Fátima Carla Furtado SilvaAragão, Cleudene de Oliveira2021-03-23T17:44:40Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1188Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:40Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
title “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
spellingShingle “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
Marques, Fátima Carla Furtado Silva
Leitura literária
Crenças autoexcludentes
Compreensão leitora
title_short “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
title_full “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
title_fullStr “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
title_full_unstemmed “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
title_sort “EU NÃO SEI LER”: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS AUTOEXCLUDENTES, PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E COMPREENSÃO LEITORA
author Marques, Fátima Carla Furtado Silva
author_facet Marques, Fátima Carla Furtado Silva
Aragão, Cleudene de Oliveira
author_role author
author2 Aragão, Cleudene de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Fátima Carla Furtado Silva
Aragão, Cleudene de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Crenças autoexcludentes
Compreensão leitora
topic Leitura literária
Crenças autoexcludentes
Compreensão leitora
description Essa pesquisa tem como objetivo principal formular propostas didáticas que auxiliem no processo do letramento literário e que promovam melhoria no desenvolvimento da compreensão leitora de jovens da periferia de Fortaleza. Realizamos uma pesquisa-ação com uma turma de uma escola pública da prefeitura de Fortaleza, totalizando 30h/a de intervenção com uma sequência didática de leitura literária (COSSON, 2011). Durante a nossa pesquisa analisamos possíveis mudanças no sistema de crenças (BARCELOS, 2011) de alunos do 6º ano quanto à sua inclusão na comunidade de leitores após um trabalho sistemático de práticas de leitura literária e avaliamos uma melhora no desempenho leitor desses alunos. Após os estudos teóricos, iniciamos a fase prática da pesquisa: aplicação de um questionário sociocultural e perfil leitor e de um préteste de compreensão leitora, elaboração de sequências didáticas com textos literários, realização de sequências didáticas de práticas de leitura literária, reaplicação dos questionários e do teste de compreensão leitora, análise e comparação dos dados encontrados. Os resultados dessa pesquisa mostraram uma significativa melhora nos níveis de compreensão leitora da turma. Porém, percebemos que, mesmo que essa melhora não possa ser vista com grande destaque se formos analisar individualmente cada participante, de um modo geral, a turma apresentou bons avanços, levando em consideração o curto período de tempo e de horas/aula dedicadas à inovação didática introduzida em nossa pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1188
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1188/1004
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fátima Carla Furtado Silva Marques, Cleudene de Oliveira Aragão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fátima Carla Furtado Silva Marques, Cleudene de Oliveira Aragão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 10 No. 1 (2018): Linguagem em Foco; 51
Revista Linguagem em Foco; v. 10 n. 1 (2018): Linguagem em Foco; 51
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887106256896