ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weissheimer, Janaina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leandro, Diêgo Cesar, Sousa, Lorena Azevedo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537
Resumo: Este artigo reporta um estudo qualitativo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual 55 professores de inglês como Segunda Língua (L2), matriculados em cursos de formação inicial (graduação em Letras/Inglês) e continuada (PARFORA e especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira) responderam a um questionário aberto que tinha como objetivo analisar as suas concepções no que concerne o uso detecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). As respostas ao questionário foram analisadas de forma interpretativa, com auxílio do aplicativo WordleB. Os resultados revelam que os participantes, em geral, têm familiaridade com tecnologias digitais e que visualizam vantagens no uso pedagógico dessas tecnologias, mostrando-se receptivos à proposta de cursos híbridos que combinam instrução presencial e instrução online. Os resultados nos levam a advogar em favor da inclusão de disciplinas e ações que abordem o uso pedagógico de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês como L2, tanto nos cursos de formação inicial como nos cursos de formação continuada.45
id UECE-3_b32d8b736ade274d71ff5831ef596447
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1537
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADAEnsino-aprendizagemTecnologias digitaisInglês como L2Este artigo reporta um estudo qualitativo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual 55 professores de inglês como Segunda Língua (L2), matriculados em cursos de formação inicial (graduação em Letras/Inglês) e continuada (PARFORA e especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira) responderam a um questionário aberto que tinha como objetivo analisar as suas concepções no que concerne o uso detecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). As respostas ao questionário foram analisadas de forma interpretativa, com auxílio do aplicativo WordleB. Os resultados revelam que os participantes, em geral, têm familiaridade com tecnologias digitais e que visualizam vantagens no uso pedagógico dessas tecnologias, mostrando-se receptivos à proposta de cursos híbridos que combinam instrução presencial e instrução online. Os resultados nos levam a advogar em favor da inclusão de disciplinas e ações que abordem o uso pedagógico de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês como L2, tanto nos cursos de formação inicial como nos cursos de formação continuada.45EdUECE2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 77-90Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 77-902674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537/1296Copyright (c) 2019 Janaina Weissheimer, UFRN, Diêgo Cesar Leandro, UFERSA, Lorena Azevedo de Sousa, UFRNhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeissheimer, JanainaLeandro, Diêgo CesarSousa, Lorena Azevedo de2021-03-23T17:44:41Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1537Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:41Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
spellingShingle ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
Weissheimer, Janaina
Ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Inglês como L2
title_short ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_full ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_fullStr ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_full_unstemmed ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
title_sort ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA
author Weissheimer, Janaina
author_facet Weissheimer, Janaina
Leandro, Diêgo Cesar
Sousa, Lorena Azevedo de
author_role author
author2 Leandro, Diêgo Cesar
Sousa, Lorena Azevedo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
Leandro, Diêgo Cesar
Sousa, Lorena Azevedo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Inglês como L2
topic Ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Inglês como L2
description Este artigo reporta um estudo qualitativo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual 55 professores de inglês como Segunda Língua (L2), matriculados em cursos de formação inicial (graduação em Letras/Inglês) e continuada (PARFORA e especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira) responderam a um questionário aberto que tinha como objetivo analisar as suas concepções no que concerne o uso detecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). As respostas ao questionário foram analisadas de forma interpretativa, com auxílio do aplicativo WordleB. Os resultados revelam que os participantes, em geral, têm familiaridade com tecnologias digitais e que visualizam vantagens no uso pedagógico dessas tecnologias, mostrando-se receptivos à proposta de cursos híbridos que combinam instrução presencial e instrução online. Os resultados nos levam a advogar em favor da inclusão de disciplinas e ações que abordem o uso pedagógico de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês como L2, tanto nos cursos de formação inicial como nos cursos de formação continuada.45
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537/1296
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 9 No. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 77-90
Revista Linguagem em Foco; v. 9 n. 1 (2017): Linguagem em Foco - Volume Temático: Novas Tecnologias e Ensino de Línguas; 77-90
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068887435509760