O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Linguagem em Foco (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875 |
Resumo: | Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar. |
id |
UECE-3_d3f6ae2dbb24cdd31d6a922cd057c226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/1875 |
network_acronym_str |
UECE-3 |
network_name_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOSMultimodalidadeGramática do Design VisualConstrução dos SentidosEm nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar. EdUECE2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 20Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 202674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875/1624Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcantehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Suelene Silva OliveiraCavalcante, Mônica Magalhães2021-03-23T17:44:50Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1875Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:50Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
title |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
spellingShingle |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS Nascimento, Suelene Silva Oliveira Multimodalidade Gramática do Design Visual Construção dos Sentidos |
title_short |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
title_full |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
title_fullStr |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
title_sort |
O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS |
author |
Nascimento, Suelene Silva Oliveira |
author_facet |
Nascimento, Suelene Silva Oliveira Cavalcante, Mônica Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcante, Mônica Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Suelene Silva Oliveira Cavalcante, Mônica Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade Gramática do Design Visual Construção dos Sentidos |
topic |
Multimodalidade Gramática do Design Visual Construção dos Sentidos |
description |
Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875/1624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Suelene Silva Oliveira Nascimento, Mônica Magalhães Cavalcante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco; Vol. 8 No. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 20 Revista Linguagem em Foco; v. 8 n. 1 (2016): Linguagem em Foco; 11 - 20 2674-8266 2176-7955 reponame:Revista Linguagem em Foco (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
collection |
Revista Linguagem em Foco (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagememfoco@uece.br|| |
_version_ |
1797068888085626881 |