INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Ida Maria Morales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Linguagem em Foco (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920
Resumo: Este trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas.
id UECE-3_f1593639e68ec326e3df8a16849e08c1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1920
network_acronym_str UECE-3
network_name_str Revista Linguagem em Foco (Online)
repository_id_str
spelling INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIALIdentidade de professorCurso de LetrasPráticas de estágioEste trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas.EdUECE2019-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 80Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 802674-82662176-7955reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920/1712Copyright (c) 2019 Ida Maria Morales Marinshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarins, Ida Maria Morales2021-03-23T17:44:53Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1920Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfocoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/oailinguagememfoco@uece.br||2674-82662176-7955opendoar:2021-03-23T17:44:53Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
title INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
spellingShingle INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
Marins, Ida Maria Morales
Identidade de professor
Curso de Letras
Práticas de estágio
title_short INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
title_full INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
title_fullStr INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
title_full_unstemmed INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
title_sort INTERFACES: IDENTIDADE DE PROFESSOR E CONTEXTO VIVENCIAL
author Marins, Ida Maria Morales
author_facet Marins, Ida Maria Morales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Ida Maria Morales
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade de professor
Curso de Letras
Práticas de estágio
topic Identidade de professor
Curso de Letras
Práticas de estágio
description Este trabalho busca problematizar a inter-relação do processo de constituição da identidade de professor com o contexto de práticas de docência vividas por alunas de um Curso de licenciatura em Letras, em situação de estágio. Compreendendo que as identidades são forjadas em espaços de tensão entre continuidades e descontinuidades, estas se manifestando pelo desejo de romper com o tradicionalmente instituído; percebemos, através dos discursos trazidos, o quanto a escola determina e perpetua comportamentos, os quais desestabilizam propostas inovadoras e provocam sentimentos inquietantes em relação à profissão, levando as alunas a questionarem suas escolhas por se sentirem impotentes para modificar o status quo, mas, por outro lado, podem servir de referência para que as alunas ressignifiquem a escola e suas posições frente às práticas vivenciadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920
url https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1920/1712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ida Maria Morales Marins
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ida Maria Morales Marins
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco; Vol. 6 No. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 80
Revista Linguagem em Foco; v. 6 n. 2 (2014): Linguagem em Foco; 73 - 80
2674-8266
2176-7955
reponame:Revista Linguagem em Foco (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Linguagem em Foco (Online)
collection Revista Linguagem em Foco (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Linguagem em Foco (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv linguagememfoco@uece.br||
_version_ 1797068888133861376